top of page

Restaurantes com estilo industrial

A decoração é expressão e resultado das mudanças culturais e me impressiona a forma como ela atua rapidamente. Durante esta semana fui contratada para decorar uma cantina de um colégio internacional , fui até o local que apresentava-se quase como um hospital da década de 70, todo branco com mobiliário austero e um buffet tradicional , a jovem que arrendou o espaço me enviou algumas fotos de como ela gostaria que ficasse a cara da cantina , e seu marido me enviou outras fotos de como ele a imaginaria.

E me vi nos post anterior ela bem antenada com as tendencias e ele mais tradicional , então pensei no post anterior e pensei vamos as misturas, nada muito folk, ou boho e nada muito clássico e tradicional, para ver se agradava a todos, ele, ela e a clientela.


A clientela serão jovens entre 13 e 17 anos de classe social alta, com a tendencia do industrial a cor preta não pode faltar , assim como o aspecto de demolição, por outro lado alguns detalhes devem ser observados para conseguirmos dar classe ao local, os moveis bem modernos de linhas retas vão cair bem. A proposta será algo que combine sustentabilidade com sofisticação.




E pelo sucesso do post referente a decoração industrial além da tendencia , que fala por si só, a mistura de elementos deve ser mantida, e a cor verde thifanny ou verde claro meio azul, é o diferencial que quebra a seriedade do preto e a descontração da demolição. Acho muito bonito os desenhos feitos à mão ou mesmo adesivado de contornos pretos, creio que caem bem.



Neste tipo de decoração os detalhes vão fazer a diferença, como por exemplo a bicicleta pendurada na parede, o menu de rolo de parede , os desenhos a giz nas paredes pretas, e peças de demolição na parede azul.



Quando pensamos em decorar uma cantina ou lanchonete, primeiro determinamos o estilo , e estudamos o fluxo, por onde as pessoas entram e por onde vão trafegar, se os produtos estão à mão e colocados de forma atraente, assim como a localização do caixa, se for restaurante tipo self-service, onde serão colocados os produtos preparados e as louças e talheres.




Uma preocupação é a iluminação, se não for adequada, acaba com tudo, pois nada passa a ser destacado, então o mix de lampadas é sempre vital, com luzes amarelas focadas e direcionadas para o que se quer vender.



Outra preocupação é se os proprietário preferem que os clientes saiam rápido ou permaneçam no local, a cor azul é relaxante o que convida a pessoa a permanecer no local, assim como cadeiras confortáveis, wifi free, iluminação aconchegante. No entanto se quer fluxo rápido, as cores devem ser fortes tipo laranja e vermelho, as cadeiras sem almofadas, o wi fi com senha, e a saída ampla. A luminosidade branca e excessiva é cansativa, se quiser fluxo rápido esta é a sua iluminação, mas se quiser o cliente na mesa por mais tempo as lampadas devem ser amareladas e a iluminação indireta.




Com relação a cozinha , não vou entrar neste post , pois é assunto para um livro, mas darei as diretrizes básicas em um post especifico. Mas o que não pode faltar são pias de apoio e higiene. Uma cozinha clara, de paredes limpas, e fáceis de limpar, rejuntes brancos caso hajam revestimentos cerâmicos, e com o fluxo correto, assim como as secções coordenada por quem entende do assunto são fundamentais. No filme Rattatouile, que é uma graça, dá uma aula de cozinha para quem quer saber um pouquinho sobre cozinha de restaurante.




O Piso é uma outra historia, tem que ser resistente, cai de tudo, engordura fácil e a manutenção tem que ser constante, então os pisos cerâmicos são os escolhidos, uma dica é; leia com atenção as instruções da vilância sanitaria.




Em alguns aspectos a decoração com perfume de industrial ou vintage, tem sua vantagens pois fica tudo à mostra e à mão, por outro lado, tem que ser limpo diariamente, pegar uma embalagem , ainda que dentro da validade, empoeirada ou pior engordurada é muito desagradável para o cliente e principalmente para o estabelecimento.


A forma de dispor os produtos também deve ser pensada, tem que se ter a impressão de um local extremamente organizado, pode escolher por cor ou por tamanhos, em geral os produtos com vencimentos mais rápidos mais a mão.



Enfim a base está aí, assim que ficar pronto vou postar o resultado para voces!

Mas se quiserem aproveitar as dicas, qualquer dúvida estou a disposição, é só comentar ou perguntar !


r



20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page