top of page

PINTURA , ILUMINAÇÃO, GESSO , MOBILIÁRIO…AFINAL POR ONDE COMEÇAR ?

26 de junho de 2015

Esta é uma das perguntas que mais ouço, por onde começar ? Quando a pessoa entra em um novo imóvel, independente de ser residencial ou comercial e encontra-o completamente vazio tem dois tipos de reação: mulheres tentam imaginar o local pronto e homens pensam “Quanto vou gastar?” , e logo em seguida os dois pensam “Por onde vou começar ?”. Bem , então vamos lá.​

De de forma prática a primeira providencia é ILUMINAÇÃO, e para fazer algo perfeito e definitivo preciso saber onde vão os móveis , mas se complicar demais, podemos criar algo mais genérico e depois especificá-lo conforme a necessidade. A primeira questão a observar é , se o teto é de gesso ou laje, porque ? Se for gesso a iluminação ser embutida, se for laje será sobreposta.

Depois vem a PINTURA, tetos e paredes devem ,a principio ter cores diferentes, e ambas devem compor com as portas e janelas.

Os próximos itens são BOX, ESPELHOS E ACESSÓRIOS DE BANHEIRO( papeleira, toalheiro, porta shampoo, saboneteira ), o Box com o mínimo de acessórios, quanto mais simples melhor; para espelhos preferencialmente até o teto, e em toda a parede; e os acessórios, o mais próximo possível do modelo dos misturadores ( torneiras).

Definidos estes, vamos para o MOBILIÁRIO PLANEJADO ( no caso cozinha e banheiro) , este é o mais complicado, qualquer loja de moveis planejados pode fazer o projeto, mais em geral quem os realiza são projetistas que estão voltados somente para o mobiliário e não para a decoração como um todo, e neste caso é bom não ter pressa pois o custo é elevado e os erros são fatais, em geral comprometem bastante o conjunto.

Depois veem o MOBILIÁRIO AVULSO, como sofás, mesas, cadeiras, poltrona e outros.

Finalmente as CORTINAS E/OU PERSIANAS, que vão dar vida e aconchego ao espaço. E, até que enfim, a parte mais gostosa, os ACESSÓRIOS DECORATIVOS, vasos, quadros, enfeites, fotos e todas aquelas quinquilharias maravilhosas para quem gosta de decorar !

Sendo assim, montando um cronograma básico temos:

ILUMINAÇÃO

PINTURA

BOX, ESPELHOS E ACESSÓRIOS DE BANHEIRO

MOBILIÁRIO PLANEJADO

MOBILIÁRIO AVULSO

CORTINAS E PERSIANAS

ACESSÓRIOS DECORAtiIVOS.

É bastante mesmo, mas não se preocupe vou postar sobre cada um destes itens, e agora você já sabe ao menos por onde começar !


20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page