top of page

Cozinhas

Bom Dia

Nestes primeiros Posts estou colocando dicas básicas para socorrer aquele que acabou de entrar no imóvel e não sabe por onde começar, neste primeiros 12 posts conseguirá resolver o básico sem cometer erros e depois começar a pensar com mais calma. Hoje vou escrever sobre a cozinha.

Se for um apartamento pequeno que tiver uma cozinha tipo corredor o que irá fazer a diferença serão os tipos de acabamentos pois o design irá obedecer algumas regrinhas :

1) onde se localiza a saída de gás ? aí vai ficar o fogão , e se a cozinha é pequena o fogão deve ser pequeno( 4 ou 5 bocas ) cooktop ou convencional de embutir.

2) onde localiza-se a torneira?Aí será a bancada, se o apto tiver uma bancada pequena, vale a pena trocar por uma maior , pois quanto maior a bancada mais funcional se tornará sua cozinha .Normalmente a construtora entrega a bancada em granito, a padronagem do granito pode influenciar na escolha do acabamento da cozinha.Se for trocar a bancada , é sempre interessante optar por duas cubas ao invés de uma cuba pois auxilia muito no dia a dia.

3) Tal qual no banheiro verificar se o rejunte dos acabamentos cerâmicos estão na cor da do acabamento se estiver com azulejo branco e rejunte grafite, PINTE OU REJUNTE DE BRANCO.

4) Se há tomada para geladeira e micro-ondas , onde houver tomadas , procura-se colocar ao canto a geladeira e na tomada do micro-ondas verificar a possibilidade de colocar mais tomadas na mesma caixa para uso de outros eletros domésticos.

5) Se optar por fogão cooktop pode colocar o forno elétrico abaixo do fogão ou fazer uma torre ao lado da geladeira com fogão e forno de micro-ondas , para isso deve verificar as tomadas e os espaços de ventilação para estes eletrodomésticos.

6)Se a área de serviço for separada da cozinha somente por meia divisória verifique a tomada da máquina de lavar que deverá ser lava e seca porque provavelmente não haverá espaço para varal de roupa de cama.

7 ) moveis planejados

verificados os itens acima devemos observar o que sobrou e procurar dar equilíbrio ao espaço restante. O aproveitamento se dá não em ter espaço para guardar mas em ter espaço em que se possa utilizar, com equilíbrio visual e de funcionalidade, não precisa ter armário até o teto se não se alcança até o teto !

Podemos ter equilíbrio se colocarmos portas retangulares em uma cozinha retangular, e uma vez adotada a forma , procurar manter-se nela sempre com simetria, por exemplo em tamanhos iguais, alinhadas, buscando assim o equilíbrio visual .Dar inicio e fim colocar fechamento do lado da geladeira e do lado do fogão, e não simplesmente fixá-los na parede !

Dar fundo aos espaços vagos , por exemplo a caixa onde vai o micro-ondas não deve aparecer o revestimento da cozinha ao fundo , mas sim o acabamento da cozinha.

Escolher a padronagem, cor, tipo de acabamento, realmente não é fácil, então vamos a algumas dicas :

escolha o estilo, se for o padrão planejado :

uma única cor ou padronagem não tem erro, isso vale para cor das portas igual a cor do entremeio ( a madeira que faz a sustentação ) , quanto menos veios e misturas de tonalidades melhor. Armários com vidros transparentes ou semitransparentes<strong> não</strong> são uma boa opção porque ninguém tem louças somente brancas, ou potes de tupaware somente transparentes, então sempre aparece o que tem dentro comprometendo o visual da cozinha toda .

Se quiser algo em vidro opte por vidro pintado na cor escolhida para a cozinha, por exemplo escolheu madeira marrom escura para a cozinha e vidro marrom escuro para os basculantes superiores, neste casa, escolha toda a linha do material diferenciado me não somente uma porta. Se quiser espelho, e escolheu cozinha preta opte por espelho fume um todas as portas basculantes do armário superior.

Procure não colocar duas cores contrastantes sem o auxilio de um profissional de decoração ( não do projetista )pois a probabilidade de erro é enorme !

Temos outros estilo : Americana cozinha em laca clara com molduras, ou em madeira com molduras. Cozinha tipo gourmet com tudo a mão , sem portas e com utensílios pendurados, estantes e baterias com panelas, normalmente em aço inox. Em estilo mineiro com fogão a lenha, panelas de barro, e cortinas ao invés de portas nos armários. Em estilo moderno com linhas retas e nenhum acessório aparente, na mesma cor e utensílios ultramodernos.

Em qualquer um deles não esqueça na cozinha deve ter gaveteiro para talheres, e gaveta grande para panelas, locais para pratos, copos, louças , utensílios de cozinha, potes e locais para mantimentos. Hoje podemos deixar os eletrodomésticos a mostra se assim desejarmos, ou guardarmos, pode-se fazer nichos abertos onde eles ficam à mão e aparentes ou colocá-los dentro dos armários, vai depender do estilo de cozinha que se quer compor.

Local para o lixo é importante, assim como o tempero.Com tudo em seu lugar o dia a dia fica mais fácil.

Os revestimentos da cozinha estão cada dia mais diferenciados, à frente da bancada é sempre indicado um acabamento impermeável como o cerâmicos, hoje em cozinhas pequenas tem se utilizado muito o espelho que tem a mesma facilidade de manutenção do vidro, Os vidros coloridos, as pastilhas, os porcelanatos, enfim quanto menos rejunte ou emendas houver nestes revestimentos melhor visualmente eles serão.

Agora o melhor mesmo é o que você pode fazer na cozinha, e tal qual decorar , cozinhar é uma arte !


20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page