top of page

Cortinas e Persianas

Hoje surgiu um raio de sol depois de quase uma semana chovendo sem parar, e quando vi aquele raio atravessando a cortina e iluminando a casa de uma cor suave, aquecendo o ambiente dando nuances pela sala e um ar de manhã de comercial de margarina, pensei hoje vou escrever sobre cortinas e persianas !

Elas vestem a casa, dão aconchego, e cara de lar , dão sensação de lugar habitado, as cortinas tem este dom , por este motivo , ainda que possamos ver as persianas em moda e utilizadas em quase todos os ambientes , nos mais aconchegantes como quartos e salas íntimas elas estão lá, acompanhando as persianas .

As tendênciais atuais são de cortinas simples em tecidos mais naturais, com transparecencias suaves e SEMPRE sem forro, vamos inicialmente conversar sobre forro !

Pegue qualquer revista respeitável de decoração como Vogue, A&D, ou profissionais admirados, como Roberto Migotto, Ana Maria Vieira Santos ou Olga Krell, e veja se você vê cortinas com forro ! principalmente se houver transparência no tecido !

Se o seu ambiente requer se escurecido em algum momento seus recursos poderão ser : persianas com blecaute, persianas de madeira, natural ou não, blecaute de rolô fixo ao cortineiro , xales em tecidos pesados como veludo.

Em geral o tecido com um bom caimento e na quantidade certa dará a luminosidade adequada ao ambiente. Caso sua casa, escritório ou residência não possua veneziana, além dos recursos acima, ainda temos películas que podem reduzir a luminosidade .

Que tipos de janelas devemos usar cortinas e em qual devemos usar persianas. Em geral janelas altas ( em casa com pé direito alto ) o ideal são persianas , cortinas dão uma sensação de desequilíbrio porque ficam muito altas e estreitas, e difícil o manuseio.Portanto para estes casos, persianas romanas ou romanas cascade são as ideais.

Para escritórios e cozinhas o ideal são persianas de madeira sintética de 5mm ( que na realidade são PVC) fáceis de limpar e dão uma excelente ambientação ( cabem em quase todos os estilo de cozinha !) O mesmo para banheiros, onde podemos adicionar as persianas de alumínio de 5mm com cordões na cor alumínio que compõe muito bem com os acessórios, e as de madeira dão requinte ao banheiro.

Já nas salas e quartos as cortinas ainda são as mais eleitas, pois dão aconchego e um toque único na iluminação natural , dando aquela sensação de comercial de margarina que falei no começo !

Tecidos, quanto menos cores e detalhes menos erros , para ambientes mais quentes tons de bege, para locais com tons mais frios cortinas, cinza claro, ou mais fechado, para locais claros cortinas em tom cru. Cortinas brancas são difíceis de combinar prefira o tom cru ou marfim, cortinas de voil ainda estão em uso, mas sem forro ! tecidos mais leves como linho, camy, bandandagem, são os mais atuais.

Comprimento : encostando ou no máximo a meio cm do piso, do varão ao piso ou do teto ao piso. Cortinas curtas para quem é leigo no assunto é melhor desconsiderar. A princípio cortinas curtas não devem existir, elas cabem em ambientes muito peculiares como cozinhas americanas, tipo austríacas, mas somente com o auxilio de um profissional de decoração !

Em geral as cortinas devem passar de 15 a 20 cm de cada lado das janelas ou portas, e as persianas também. Persianas no vão da janela somente se houverem acessórios de acompanhamento como sanefas com tecidos laterais. As persianas também devem passar de 15 a 20 cm acima e nas laterais das janelas e portas e chegar até ao chão como as cortinas !

Infelizmente na persiana existem grandes erros em função do preço compra-se o mínimo possível ( persiana curta somente em banheiros e cozinhas , jamais em quartos e salas ), se assim o for é melhor optar por cortinas.

Varões , trilhos, cortineiro ?

Vai depender muito do estilo da decoração, em uma decoração mais clássica, varões com ponteiras e xales dão sofisticação ao ambiente. Por outro lado, cortineiros no gesso com cortina simples no trilho franzida, cabe em qualquer decoração. Uma sanefa de madeira, dando continuidade no estilo dos moveis cabe bem em qualquer situação e as sanefas revestidas de espelho são as grandes novidades do momento.Os trilhos podem se adaptar a vários estilos de cortinas, como franzidas ou colocadas alternadas formando gomos. Na dúvida vá pelo mais simples cortina de linho no trilho no cortineiro . Sem exageros e sem erros. E sem forro !


20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page