SOFÁS

Ui ! Agora começa a diversão ! e a diversificação ! São tantos estilo, tantos gostos, tantos detalhes , eles vão dar a personalidade à sua casa ou escritório.

Quando se trata de residência , depois da cozinha , em geral vem o sofá, quando está tudo vazio, normalmente compra-se um sofá grande demais, pois o local parece imenso, e quando ele chega a sala parece minúscula... Então antes de adquiri-lo vamos voltar aos posts anteriores e lembrar-nos de fazer a distribuição do mobiliário , quer uma dica , marque-os no chão com fita crepe ! Decidido onde vai o sofá ( se você vai seguir a planta da construtora ) e tem o desenho, não o largue quando for comprar o sofá pois ali tem a medida da parede onde ele vai , falando propriamente do sofá teremos : 3 lugares padrão com 2,10m ou um pouco maior com 2,40m , ou 2 lugares com 1,50m padrão ou 1,80 ou pouco maior. Não esqueça que você não coloca o sofá sozinho, ao lado dele pode haver uma cortina que tomará 20 cm da parede ou uma mesa de apoio , além de que, o sofá não pode ficar justíssimo na parede ! então preste atenção na largura e na profundidade, normalmente a profundidade é 90 cm mas hoje em dia é muito comum achar sofá de 1m, e até 1,20m , então se o local não é grande não se impressione , pois o sofá de 1,20 m pode não ser tão confortável quanto parece.

01g_edited.jpg

Os sofá retráteis são outra questão a ser considerada, se o seu espaço é pequeno eles são melhores do que os sofás com chaise, e considere no mínimo 40 cm de passagem à frente do sofá quando o sofá retrátil estiver aberto .

Os sofás com chaise somente quando houverem cantos perdidos ou grandes espaços, jamais no meio da sala atrapalhando a circulação, tem que desviar dele, esquece, ele não serve para aquele ambiente!

Modelos: Retos são ainda os mais aclamados, os capitonados e com braços arredondados somente em decorações clássicas.

Cores: Neutras, neutras, neutras.... próxima da cor da parede, principalmente se o espaço for pequeno, para quem quer manutenção fácil sugiro capas de brim coloque na máquina de lavar e pronto ! as crianças podem fazer a maior lambança e você simplesmente põe na máquina!

Sofás de cores escuras requerem ambientes amplos, já sofás claros cabem qualquer ambiente.

decoracao-de-salas-decoradas-300x208_edited.jpg

Quem acompanha os sofás? As poltronas.... que podem ser clássicas, modernas, estofadas, de acrílico, de madeira, de ferro, de design, podem ser giratórias, de balanço,de rodízios e que vão dar o estilo e o toque na sua residência ou escritório.

São tantas, que aí vai entrar VOCÊ , seu estilo, seu gosto, sua personalidade, sua historia de vida, sua alma. Pode ser a Bergere da sua avó com um tecido maravilhoso tipo veludo bambu verde Tifanny, ou uma Wassily garimpada num brecho chic, ou uma poltrona legal do Carrefour com tecido do Romero Brito, se o sofá estiver certo, a cortina, o tapete, e tudo mais, a poltrona vai dar vida e personalidade a sua casa .E se não couber a poltrona, será o puff ou as almofadas que entrarão com esta função.

escritorio01.jpg
elzie 002.jpg

Então vencemos mais esta etapa, o sofá!


Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque