Estilos, saber o seu é primordial na decoração!







Amados, este é um assunto muito extenso, vou postar sobre ele várias vezes, mas hoje vamos dar somente uma pincelada, para você poder se localizar com relação ao estilo. Estilo é um conjunto de características que reúnem pessoas, atitudes, ações, num determinado grupo. Na decoração o estilo é determinado pela união de acabamentos, tipo de mobiliária, cores que formam este grupo. Iniciando pelo básico, pois os estilos podem ter subgrupos temos, CLÁSSICO, CONTEMPORÂNEO, CASUAL E RUSTICO.


CLÁSSICO : é o estilo tradicional, aquele que é atemporal, usa-se hoje como utilizou-se a 300 anos atrás e até mais. É composto por mobiliário clássico, aqueles que se observa em palácios, com requintes de entalhes , materiais nobres, e cores marcantes, por exemplo, moveis de madeira ou folhados a ouro, tecidos como seda pura e veludo, lustres e objetos de cristais, acessórios em prata ou ouro, tapeçaria persa ou oriental, objetos de valores históricos, cores clássicas como vermelho escuro e verde musgo. O Clássico já foi reinvetado várias vezes compondo outros estilos como por exemplo, clareando seu mobiliário e as cores em geral, mas mantendo o estilo e a nobreza dos materiais temos o estilo clássico americano.Como na Casa branca! Gosto de pensar nos clássicos como castelos ! Sofisticação, classe, e requinte são base para este estilo, demonstra riqueza e grandiosidade .




CONTEMPORÂNEO : Alguns determinam como moderno, mas se formos pesquisar a origem da palavra, é o estilo que usamos, isto é que compõe a maioria dos nossos objetos que compõe a decoração. Se classificarmos como moderno podemos dizer que as linha são retas, o visual é mais limpo , as cores mais frias, utilizamos materiais como alumínio, inox e acessórios em cromado, tonando-se praticamente minimalista no que corresponde a interferências visuais. Eu particularmente considero o contemporâneo um MIX entre o moderno e o clássico, onde podemos ter um tapete persa em conjunto com uma mesa de espelho reta, ou um aparador em vidro.Este mix pode pesar mais para o lado clássico ou moderno, mas para alcançar o equilíbrio requer muito cuidado.


CASUAL: É o estilo determinado por aliar a estética ao funcionalismo, ao conforto, a um visual que te deixa à vontade no ambiente, sem perder o requinte , a beleza e o equilíbrio. Acho este estilo delicioso e muito propicio para quem tem crianças pois podemos criar atmosferas despojadas e funcionais com classe . Por exemplo uma poltrona de fibra natural com almofadas de veludo, um lustre marcante em madeira com ferro trabalhado e uma mesa de madeira com bases torneadas . Sofás de linhas retas e almofadas estampadas , com cortinas de linho ou persianas de madeira. Enfim eclético, com cores básicas.



RÚSTICOS: baseados em marcenaria e tapeçaria mais artesanal e sem luxo, como moveis tipo de fazenda, com madeira mais bruta e acabamentos sem requintes, utilização de materiais mais baratos como tecidos de algodão ou chita, lustres originais e mais grosseiros, acabamentos como tijolinho, cimento queimado, e soluções originais para detalhes como tramela invés de fechaduras, lampiões, e muito material natural como palha, louças esmaltadas.