top of page

Gesso

Bom dia ! Otima semana !

Então já escolheu o estilo, distribuiu o mobiliário , definiu as tomadas, e optou em fazer gesso . Ótimo, fica lindo! dá acabamento, e dá perfeição ao projeto elétrico, por outro lado, faz uma uma bagunça danada, se o piso já está colocado, deve forrá -lo com papelão e plastico bolha, vai ter que refazer toda a pintura e uma limpeza minuciosa, quando acabar. Se estiver no meio da obra, perfeito, se estiver com a obra acabada, prepare-se , pois será realmente uma escolha que irá requisitar paciência, gastos e tempo.

O gesso tem finalidade decorativa e de iluminação. Pode ser moderno ou clássico, pode apresentar-se de forma geral ( sem determinar ambientes ) ou especificar espaços e nomear locais, tornando difíceis suas alterações futuras, portanto deve ser pensado e estudado, pois tal qual revestimentos entra como obra dentro do nosso cronograma e como ta,l faz parte do estrutural do local . Sendo assim minha sugestão é que se apresente de forma geral e atemporal.

Todo o trabalho de gesso requer de uma fenda junto a parede, que em alguns locais é chamada de destaque, em outros de fenda, depende da região do país muda o nome, mas serve para dar uma soltura a placa, para que a construção possa trabalhar, isto é , movimentar-se, principalmente ser forem edifícios e o gesso não apresentar rachadura. Isto é muito comum, portanto quando o gesseiro oferecer é sempre conveniente aceitar, pois o risco é alto de haverem rachaduras quando não há destaque no forro de gesso. Isso em se tratando de forro de gesso plano, executado em placas de gesso.

Atualmente existem várias empresas que fazem o forro de gesso plano em placas de Dry wall que se trata de gesso acartonado, também uma ótima opção.o que vai fazer a diferença é a qualidade da mão de obra e não o material propriamente , pois tanto um quanto o outro resultarão em pintura, as emendas das placas é que não devem aparecer, assim como os detalhes de acabamento.

Antes da execução do gesso ou dry wall o eletricista devera realizar a passagem dos conduítes e fios com os pontos para a iluminação, e somente depois o gesseiro entra com com as placas.

E como localizar, acender e que tipo de lampada colocar nestes pontos ? você pode tirar estas duvidas no post Iluminação I e Iluminação II.

O gesso clássico envolve sancas ( aquelas molduras entre o teto e a parede ) com bastante requinte, em quartos pode até possuírem ramos florais, podem dar continuidade nas parede como nos castelos ou mansões americanas, já nos projetos modernos o forro é plano sem detalhes, e nos projetos contemporâneos podemos ter calhas e rebaixos geométricos.

O gesso através do dry wall pode invadir paredes formando divisórias ou simplesmente decorando com nichos iluminados ou não, formarem estantes, painéis, aparadores , decorar lareira ou o que mais sua imaginação permitir!

E então, está disposto?


20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page