top of page

Iluminação


Durante a noite dou várias voltas de carro no condomínio onde moro e vejo lindas casas mal iluminadas. Quando digo mal iluminada, não quero dizer escura , mas utilizando o recurso de iluminação de forma a não valorizar a casa, e muito menos a criar a ambientação necessária.

Há alguns anos atrás a iluminação servia apenas para não deixar escuro, para que enxergássemos conforme nossa necessidade. E quem não se lembra da lâmpada incandescente de 60 watts que iluminava toda a sala da família , a luz era amarelinha , o suficiente para ler ( para alguns com certo esforço) , posteriormente vieram os spotes com várias destas mesmas lâmpadas no mesmo ambiente. E de repente temos : lâmpadas econômicas brancas, amarelas, coloridas; lâmpadas alógenas ( dicroicas, AR70, AR111, par20, bipino etc.), lâmpadas de Led, branca, colorida, amarelada; fita de Led, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas frias; lâmpadas eletrônicas que mudam de cor ; lâmpadas industriais, lâmpadas de gás, de mercúrio etc., enfim é de deixar qualquer um louco !!!!! E quando você vai decorar, se não usar a iluminação correta , vai tudo por água abaixo ! Hoje a iluminação não serve somente para proporcionar a claridade suficiente para enxergarmos, mas para criar ambientações, valorizar objetos, proporcionar conforto , apresentar melhor rendimento no trabalho ou estudo, garantir a segurança e inúmeros outros processos importantes que vivenciamos todos os dias e não nos damos conta. Para uma iluminação com menos erro, vamos para algumas regrinhas básicas :



Cor das Lâmpadas


Para criar ambientes bonitos e aconchegantes a iluminação deve ser AMARELADA, a Iluminação branca deve ficar para o estudo, a cozinha, o ambiente de trabalho ( exemplo açougue, o mercado, a cozinha do restaurante, a sala de aula ).

O ideal é mesclar lâmpadas de Led e alógenas em função da economia de energia , e as mesmas NUNCA devem acender na mesma tecla, e todas devem ser amarelas em ambientes sociais e íntimos. É importante frisar que em um bom projeto de iluminação teremos lâmpadas amarelas em todos os ambientes, inclusive banheiros, cozinha e escritório ( embora estes ambientes também tenham que ter lâmpadas brancas ).



De sobrepor ou embutir ?


Vai depender o seu teto : será de sobrepor se for laje, será de embutir se for gesso.


Que modelo de luminária ?


Pergunta difícil... para não errar ( sempre da cor do teto, o mais discreto possível) e NUNCA com as lâmpadas aparecendo ! (A lâmpada só aparece com orientação profissional, em luminárias com lâmpadas especiais em ambientes especialmente desenvolvidos no contexto ). Com isso quero dizer que, uma vez a lâmpada acesa, você enxerga o foco e não a lâmpada !


Para tentar facilitar coloquei o tipo de luminária por ambiente e suas respectivas lâmpadas , espero que dê certo :

Cozinha: calha quadrada ou retangular na cor do teto com lâmpadas fluorescentes brancas, se possível colocar nas extremidade focos de lâmpadas dicroicas ( acendem separadamente ) se não for possível colocar iluminação nos moveis da cozinha .



Banheiro: Nos focos dos tetos colocar spot com difusor (vidro jateado) para lâmpadas econômicas (preferencialmente 2 por foco) , no ponto da parede utilizar para iluminação indireta preferencialmente amarelada em fluorescente ou Led atrás do espelho (para maquiagem).



Sala de estar : Focos de lâmpadas alógenas intercalados com focos de lâmpadas de led amareladas ( acendendo separadamente) . No perímetro do ambiente, acima da mesa centro um spot com 2 ou 4 lâmpadas de foco bem direcionado ( ar70 ou Ar 111) se o pé direito for alto).



Sala de televisão: No foco central um rebatedor ( luz indireta ) com lâmpada alógena e focos de lâmpadas de led amareladas intercaladas com lâmpadas dicroicas no perímetro.


Escritório: Calha ou lustre com lâmpada fluorescente ou econômica sobre a mesa de trabalho e focos de dicroica no perímetro.



Quarto: ponto central rebatedor ( lâmpada alógena indireta) ou spote com lampadas alógenas preferencialmente com dimer, e focos nas cabeceiras em alógenas (bipino ).



Sala de Jantar :Focos de lâmpadas alógenas intercalados com focos de lâmpadas de led amareladas ( acendendo separadamente , )no perímetro do ambiente, e sobre a mesa o Lustre que vai depender do estilo da decoração !

Na planilha abaixo voce terá este post completo para a iluminação de cada ambiente.


https://drive.google.com/open?id=0BxPeZBnJOMo5V1o5STBJeFRFU1U


Bom já dá para se aventurar, mas estou aqui para ajudar, mande suas dúvidas !





20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page