TUDO SOBRE LAVABOS

Lavabos são os ambientes mais íntimos da área social, ou comercial. E, nada pior do que um lavabo desorganizado, e mal cuidado. Consegue imaginar a visita pedindo uma toalha para secar as mãos? e o que mais for necessário? Algumas situações são superimportantes em um lavabo, como e estar preparado para receber visitas ou clientes é a principal delas !

Como normalmente os lavabos são ambientes pequenos, podemos utilizar dois recursos para amplia-lo: espelhos ou cores claras, ou os dois!


O lavabo deve sempre ser bem ventilado, pois são ambientes pequenos e consequentemente concentram o odor, é muito comum lavabos com pouca ou nenhuma ventilação, tanto que hoje existem os ventiladores/exaustores para banheiro, uma solução para locais sem ventilação e pequenos.


Por ser um ambiente pequeno é comum ver aproveitamentos de espaço para o lavabo, como por exemplo, embaixo da escada! É possível colocá-los desde que mantenha-se a circulação mínima necessária. Mas não é o indicado. Além de desconfortável, não possui ventilação e nem iluminação adequados .


Para ambientes comerciais, a circulação minima aumenta, pois é necessário que um cadeirante possa utilizar o mesmo, sendo assim devemos obedecer as normas técnicas minimas para o tamanho do banheiro, e colocar todos os acessórios requisitados em lei como por exemplo a barra de apoio.

Definido o espaço a ser utilizado ou preparado para ser o lavabo, vamos aos acabamentos.

Por ter menos área molhada (não possui espaço de banho). Podemos ser mais audaciosos nos acabamentos.Existe uma enormidade de possibilidades, desde papel de parede, pintura, cerâmica, pedras, madeiras, pastilhas, vidros, espelho e o que mais sua imaginação alcançar.


Piso

O ideal é o piso frio, e com fácil lavabilidade. Atualmente utiliza-se muito o porcelanato, é um ótimo revestimento com durabilidade e resistente a água.Mas outras cerâmicas também são bem vindas, assim como as pedras (granito ou mármore). Devemos levar muito em conta a lavabilidade do mesmo.


Paredes

As paredes não precisam obedecer a mesma regra do piso quanto a lavabilidade, mas um revestimento lavável sempre facilita a limpeza. Existem inúmeros acabamentos para lavabos, desde cerâmicas, pedras, pintura, papel de parede, espelhos vidros, pastilhas, mas a funcionalidade deve ser prioridade , afinal quem quer usar um lavabo lindo e sujo? É melhor feio e limpo! E o ideal é limpíssimo, lindo e cheiroso.


Espelhos

Se o lavabo for pequeno, e normalmente é, quanto mais espelhos melhor, neste caso, acima da bancada em toda a extensão da parede até o teto, pode auxiliar muito na sensação de amplitude . MAS CUIDADO para não colocar espelho abaixo da altura da bancada, as pessoas podem ficar muito desconfortáveis com a parede toda em espelho quando usam o vaso!

Hoje temos várias possibilidade ao colocar os espelhos, é claro que novamente depende do estilo, mas espelhos inclinados dão um toque de modernidade !



Lavatórios, cubas e bancadas

Hoje a preferencia é por bancada com cuba de apoio, ou embutida, a coluna com a pia ainda se usa, mas não agrada a todos. Havendo a bancada conseguimos dispor a saboneteira e a toalha além de objetos decorativos. A cuba de apoio não é tão prática como a de embutir , mas tem um visual muito atraente e elegante.Temos também a cuba de sobrepor e a esculpida ou montada.

Cubas de embutir

Modelos mais tradicionais de cuba, são coladas na parte de baixo da bancada, ficando assim totalmente embutidas.