TUDO SOBRE LAVABOS

Lavabos são os ambientes mais íntimos da área social, ou comercial. E, nada pior do que um lavabo desorganizado, e mal cuidado. Consegue imaginar a visita pedindo uma toalha para secar as mãos? e o que mais for necessário? Algumas situações são superimportantes em um lavabo, como e estar preparado para receber visitas ou clientes é a principal delas !

Como normalmente os lavabos são ambientes pequenos, podemos utilizar dois recursos para amplia-lo: espelhos ou cores claras, ou os dois!


O lavabo deve sempre ser bem ventilado, pois são ambientes pequenos e consequentemente concentram o odor, é muito comum lavabos com pouca ou nenhuma ventilação, tanto que hoje existem os ventiladores/exaustores para banheiro, uma solução para locais sem ventilação e pequenos.


Por ser um ambiente pequeno é comum ver aproveitamentos de espaço para o lavabo, como por exemplo, embaixo da escada! É possível colocá-los desde que mantenha-se a circulação mínima necessária. Mas não é o indicado. Além de desconfortável, não possui ventilação e nem iluminação adequados .


Para ambientes comerciais, a circulação minima aumenta, pois é necessário que um cadeirante possa utilizar o mesmo, sendo assim devemos obedecer as normas técnicas minimas para o tamanho do banheiro, e colocar todos os acessórios requisitados em lei como por exemplo a barra de apoio.

Definido o espaço a ser utilizado ou preparado para ser o lavabo, vamos aos acabamentos.

Por ter menos área molhada (não possui espaço de banho). Podemos ser mais audaciosos nos acabamentos.Existe uma enormidade de possibilidades, desde papel de parede, pintura, cerâmica, pedras, madeiras, pastilhas, vidros, espelho e o que mais sua imaginação alcançar.


Piso

O ideal é o piso frio, e com fácil lavabilidade. Atualmente utiliza-se muito o porcelanato, é um ótimo revestimento com durabilidade e resistente a água.Mas outras cerâmicas também são bem vindas, assim como as pedras (granito ou mármore). Devemos levar muito em conta a lavabilidade do mesmo.


Paredes

As paredes não precisam obedecer a mesma regra do piso quanto a lavabilidade, mas um revestimento lavável sempre facilita a limpeza. Existem inúmeros acabamentos para lavabos, desde cerâmicas, pedras, pintura, papel de parede, espelhos vidros, pastilhas, mas a funcionalidade deve ser prioridade , afinal quem quer usar um lavabo lindo e sujo? É melhor feio e limpo! E o ideal é limpíssimo, lindo e cheiroso.


Espelhos

Se o lavabo for pequeno, e normalmente é, quanto mais espelhos melhor, neste caso, acima da bancada em toda a extensão da parede até o teto, pode auxiliar muito na sensação de amplitude . MAS CUIDADO para não colocar espelho abaixo da altura da bancada, as pessoas podem ficar muito desconfortáveis com a parede toda em espelho quando usam o vaso!

Hoje temos várias possibilidade ao colocar os espelhos, é claro que novamente depende do estilo, mas espelhos inclinados dão um toque de modernidade !



Lavatórios, cubas e bancadas

Hoje a preferencia é por bancada com cuba de apoio, ou embutida, a coluna com a pia ainda se usa, mas não agrada a todos. Havendo a bancada conseguimos dispor a saboneteira e a toalha além de objetos decorativos. A cuba de apoio não é tão prática como a de embutir , mas tem um visual muito atraente e elegante.Temos também a cuba de sobrepor e a esculpida ou montada.

Cubas de embutir

Modelos mais tradicionais de cuba, são coladas na parte de baixo da bancada, ficando assim totalmente embutidas.


Cubas de apoio

Cubas de apoio são aquelas que ficam inteiras sobre a bancada, e são muito procuradas por conferirem mais leveza e estilo aos ambientes. Muitas vezes é dito que este tipo de cuba é mais funcional e mais adequado para pequenos espaços por não ocupar o espaço do armário sob a pia. Porém, quando é utilizada uma cuba de apoio, a bancada tem que ficar mais baixa, fazendo com que a área do armário diminua da mesma forma.


Cubas de sobrepor Muito confundidas com as cubas de apoio pelo seu nome, as cubas de sobrepor são na verdade aquelas que ficam encaixadas na bancada, porém com uma borda sobressaliente. São diferentes das cubas de embutir por ficarem apoiadas e não coladas na parte inferior da bancada. São portanto mais robustas e ficam com melhor acabamento, além de ocuparem menos espaço dentro do gabinete.



Cubas de semi-encaixe

As cubas de semi-encaixe ficam com a ponta da frente saltando para fora da bancada, apoiadas somente pela parte de trás. São uma boa opção no caso de bancadas de profundidade muito reduzida, onde não cabe uma cuba inteira.


Cubas de parede

Cubas de parede são, como diz o nome, presas na parede, dispensando assim a necessidade de uma bancada sob elas. A bancada pode existir, mas é opcional e não serve para apoiar ou fixar a cuba de nenhuma forma. É uma boa alternativa então quando a bancada é muito delicada, como uma bancada de vidro, ou então para substituir com mais estilo os lavatórios comuns, quando não existem armários.


Cubas montadas

Opção disponível em pedra, porcelanato ou em algumas bancadas de resina, as cubas montadas são feitas com o mesmo material da bancada, como uma peça única. Deixam o visual muito clean e elegante devido a essa homogeneidade e também pelo desenho da cuba, que pode inclusive ser feito no sistema de “válvula oculta”, com uma rampa no fundo da cuba para esconder o ralo.

www.dicasdearquitetura.com.br


Bancadas

Como o acabamento das paredes pode ser de inúmeros materiais como madeira, pedra, silestone, resina, cerâmica, espelhos, vidros e outros, é muito pessoal , vai do gosto e do estilo.


Torneiras, Misturadores e monocomando

Quer saber a diferença? A torneira é básica: tem um só manípulo (nome dado à alavanca de abertura) e libera água em uma única temperatura. Já o misturador aciona água quente e fria, usadas separadamente ou mescladas. Os misturadores podem ter um manípulo para cada temperatura (o chamado duplo comando) ou ser um monocomando uma só alavanca controla temperatura e vazão de água.

Também temos um numero sem fim modelos de metais, alguns exóticos com luzes coloridas, outros com jatos diferentes, enfim devemos considerar o que vai mais com o local onde localiza-se o lavabo, por exemplo em residencias clássicas ou modernas, em bares noturnos, ou em ambientes comerciais tradicionais. O estilo determinará o modelo.


As torneiras podem ser de parede ou de bancada, vai depender do projeto, e do gosto. A manutenção é mais simples para torneiras de bancada. Deve ter atenção ao escolher a torneira, se a cuba for de apoio, a torneira deve ser mais alta. É importante antes de adquirir a cuba se informar sobre o tipo de torneira que foi projetado o lavabo para parede ou para bancada.


É importante que as torneiras tenham controle de vazão de água, principalmente em locais com grande fluxo de pessoas, afinal temos que ser sustentáveis e a água é nosso bem mais precioso, sendo assim torneiras que controlam a vazão de água são sempre bem vindas!Hoje temos válvulas para descarga com controle de vazão e até chuveiro. Infelizmente no Brasil é mais caro ter esses acessórios que tanto contribuem para a sustentabilidade do planeta, e que nos ajudam a reduzir a conta de água.


Para ambientes comerciais, temos que pensar nos dispenser para sabonete liquido e toalhas descartáveis, existem vários modelos nos mercados, e alguns cromados são muito interessantes e decorativos.



Iluminação

Como o lavabo é um ambiente frequentado por visitas, visitantes ou clientes, gosto de sugerir uma luz focada e amarela ao centro do teto e duas na área de bancada , podem ser um spote de embutir para lampada AR 70 ao centro e duas lampadas par 20 para colocar sobre a bancada.



Vasos

Na realidade dificilmente consegue-se visualizar o modelo do vaso , pois nos lavabos não temos distancia suficientes para visualiza-los por inteiro, há exceções, se o lavabo for grande ou conseguir ver o vaso de fora do lavabo ( o que indica que errou na localização do mesmo). Mas sendo a visualização do mesmo superior, isto é de cima o que se vê é o acento que deve ser na cor da cerâmica do vaso e o mais discreto possível, de material lavável e resistente. Na realidade o que verá é se a forma é ovalada, arredondada ou quadrada !


Janelas

Nas janelas as persianas tipo madeira ou palhas, são muito indicadas, mas depende muito do estilo da decoração.



Acessórios decorativos

Os acessórios são sempre bem vindos nos lavabos, pois os mesmos dão sofisticação, ao ambiente, como um banco oriental abaixo da bancada , ou um baú de fibra natural.Detalhes como vasos de flores, aromatizador de ambientes uma saboneteira diferenciada, um sabonete mais sofisticado são acessórios que fazem a diferença em um lavabo. Colocar quadros nas paredes também fica bem decorativo e bonito, enfim tratar seu lavabo como uma extensão de sua sala de estar!


Dicas

Em geral não se utiliza o móvel abaixo da bancada do lavabo, mas repetindo o que disse antes, depende muito do estilo. Algo importante é não deixar o sifão aparente, mesmo que não haja um móvel, deve-se fazer uma saia ( de madeira, tecido, pedra ) enfim do que preferir, desde que o sifão não apareça.



É comum usar tapete no lavabo, mas neste caso não deve ser aquele que "abraça" a parte de baixo do vaso, mas um tapete comum, quando colocar o tapete prestar atenção para que o mesmo não fique preso a porta , mas que a porta passe com facilidade acima do mesmo.


Outra dica importante do que NÃO usar nos lavabos são: protetores de tampa de vaso decorados ou com proteção, tapetes que abraçam o vaso (que normalmente fazem um "jogo" com a proteção da tampa), rolos de papel higiênicos em porta papel higiênicos de crochet pendurados na parede acabam com qualquer decoração.


Os assentos para vasos devem ser simples e na mesma cor do vaso, sem luzes, som, desenhos, borboletas no acrílico e etc, simples , lisos e de boa qualidade, no mesmo modelo e cor do vaso .


Então vamos planejar em etapas:

  • determinar ou escolher o local ( verificar necessidade, ventilação e medidas);

  • obra hidráulica e esgoto;

  • decidir tipo de iluminação e locais adequados;

  • escolher estilo e determinar acabamentos;

  • escolher cubas e metais;

  • colocar vaso e assento;

  • acessórios decorativos;

São bastantes detalhes, mas se houverem dúvidas estou aqui para tentar dirimi-las !Comente, pergunte, critique !


Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque