top of page

CRONOGRAMA


Olá hoje vou conversar com vocês sobre cronograma. Como já disse anteriormente, o planejamento é fundamental, e é necessário em todas as etapas. Quando iniciamos uma decoração dificilmente a mesma não irá necessitar de algum item referente a obras ( modificações permanentes na estrutura) mesmo que seja somente o pintor.


Num cronograma completo eu colocaria como primeiro passo ir até a construtora e solicitar uma copia do projeto arquitetônico, e se possível também do projeto elétrico e hidráulico, fazer uma copia de segurança para você e copiar mais dois jogos para repassar para os fornecedores ( ainda o papel é o mais utilizado, você fica com uma copia digital e uma plotada e manda imprimir em escala as outras copias ).



Com os projetos em mão daria incio ao nosso cronograma.


Mobiliário planejado é nosso primeiro item, o ideal é que você leia antes o post sobre mobiliário planejado e estilo , e com as informações ali contidas, e fotos e revistas de mobiliários que te agradam e que são do seu estilo, procurar uma loja de moveis planejados ou marceneiro,e, observando as dicas do post de mobiliário solicitar o projeto . Neste projeto o projetista devera observar suas recomendações e com o projeto em mãos determinar a localização dos eletrodomésticos. Você pode solicitar a ele que te faça mais de uma opção sem necessariamente ter que obedecer os pontos determinados, assim você poderá ter outras alternativas, mas terá que contar com reformas de hidráulica e elétrica para a mudança de pontos. Outro passo importante é você saber o que deseja de eletrodomésticos e eletrônicos, ainda que você não os tenha adquirido o projetista solicitara a marca e modelo para deixar as medidas exatas.


Apos a definição do projeto , que deverá levar em torno de uma semana você poderá contratar os serviços de obra que se fizerem necessárias, pontos de água, e tomadas. Não se esqueça do bebedouro e triturador de pia se desejar te-los, pois em geral os projetistas esquecem destes dois . Para a contratação dos prestadores de serviços sugiro uma empresa de manutenção que dê nota fiscal e garantia, o pessoal do projeto vai te repassar uma planta baixa com as medidas para as mudanças que se fizerem necessárias, e não esqueça de mostrar para o encanador e eletricista o projeto elétrico.

No post banheiros você ira ver a importância dos rejuntes serem da cor dos azulejos do banheiro, aproveite a semana da reforma e peça para rejuntar os azulejos do banheiro e de onde mais houver rejunte de cor diferente da cerâmica.


Ainda nesta semana o cronograma orienta em chamar o eletricista, se você ler os posts de iluminação e pegar a planilha de iluminação você mesmo pode fazer o seu projeto, determine os pontos e diga ao eletricista que você quer que acendam em teclas diferentes , principalmente as lampadas brancas das amarelas. Sugiro que faça um orçamento com os fios inclusos pois assim por sua conta ficará providenciar os spotes e as luminárias e suas respectivas lampadas e reatores quando houverem .


Caso haja gesso o gesseiro deverá entrar depois do eletricista passar os fios e o mesmo retornará depois que o gesso estiver pronto para colocar as luminárias.


Concomitantemente com a contratação e inicio dos serviços de obra é a vez de encomendar o box de banheiro e os espelhos para o mesmo, sugiro ler o post referente a box de banheiro e espelhos onde as informações são mais detalhadas.


Ainda na semana de obras, deve-se verificar se há fiação para televisão telefone e TV à cabo e a instalação para ar condicionado.


Durante as próximas duas semanas serão de obras, a supervisão e fiscalização deve ser intensa, e por mais que haja programação e planejamento, sempre ocorrem imprevistos.


Seguindo o cronograma temos as aquisições, dos eletrodomésticos, eletrônicos, e móveis avulsos, caso resolva trazer moveis do seu antigo endereço, este é o momento para mandar estofar os sofás se for preciso, pintar ou lixar moveis que requeiram retoques, consertar objetos que queira utilizar.


Conforme o cronograma entre os serviço e as aquisições levará aproximadamente de 6 a 8 semanas para que se entreguem o que foi adquirido, instalem os mesmos.


Sendo assim podemos considerar com folga entre a sétima e nona semana a entrada do pintor, ele pode vir somente para dar retoques ou para repintar o espaço ou algumas paredes em especial. No blog referente a pintura teremos maiores detalhes sobre escolha de cores.


Ainda seguindo o cronograma enquanto se executam a instalação dos moveis e eletros, o pintor esta terminando, após a saída do pintor vem a colocação de revestimentos de paredes que não necessitam de obra, como palhinhas, papel de parede e tecidos.


Neste momento teremos uma boa visualização de espaço e harmonia, chegou a hora de adquirir os objetos decorativos, tapetes e fazer o paisagismo interno.


Neste período estaremos aproximadamente entre a oitava e décima semana, em geral esse é o prazo para uma decoração, sem stress com condições de solucionar qualquer imprevisto sem atingir ao cronograma , que tem uma folga de aproximadamente duas semanas.

Por ultimo temos a colocação de quadros e objetos decorativos, aquisição de aromatizadores e finalmente a mudança.


É possivel fazer em menos tempo, já cheguei a decorar um apartamento em 7 dias, mas o mesmo possuía os moveis planejados e todas as instalações prontas. Mas é claro que não sugiro esta tentativa aos meus clientes, é muito estressante e requer bastante conhecimento para ter jogo de cintura quando os imprevistos ocorrem e não temos prazo.


Abaixo algumas fotos deste apartamento, com um cronograma organizado poupamos muito tempo.

Para ter acesso ao cronograma CADASTRE-SE NO SITE, e faça o download, ele vai ser super útil para você, alem de que vc ira receber em primeira mão todos os novos posts, planilhas e dicas que te auxiliaram na conquista da decoração de seu espaço.




20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page