Como decorar quartinho de bebes para meninas passo-a-passo


Parabéns, você vai ser mamãe de uma menina! Com certeza foi uma das primeiras frases que você ouviu quando leu seu exame, se já é mamãe sabe quão maravilhoso pode ser, se ainda não é , logo logo vai descobrir. E no misto de novas emoções e sentimentos você já se vê montando o quartinho da bebê , mas calma, você tem um certo tempo e posso ajudá-la nesta empreitada.



Inicialmente devemos escolher o quarto da bebê, ou o cantinho dela, pois quem não tem um quarto exclusivo para ela pode montar um cantinho da bebê!


O lugar deve ser bem ventilado e possuir claridade natural, não precisa ser grande , mas se for melhor ainda .Escolhido o local devemos observar o estado geral do mesmo, como por exemplo, se as paredes estão emboloradas ou descascadas, em que estado esta o piso, e a iluminação, pois são indícios do lugar ser úmido ou possuir vazamentos neste caso é melhor arrumar antes de decorar !


Estando em perfeito estado podemos começar a pensar na distribuição do mobiliário, isto é onde será colocado o berço, a cômoda , o armário e a poltrona de amamentação. Em espaços maiores costuma-se colocar uma cama de apoio onde pode ficar , uma babá, ou avó nos primeiros dias do bebê no quarto. Mas como os espaços tem-se apresentado cada vez mais reduzidos, os principais moveis são o berço e cômoda, e conforme o espaço vem a cadeira e o armário.Quando da distribuição se possível manter o berço e a cômoda/trocador longe da janela , tanto pelo excesso de ventilação , iluminação e segurança !



Durante as décadas de noventa começou-se a utilizar um”tema” para o quarto, que nada mais era do que escolher o principal detalhe da decoração em que se basearão os demais acessórios. Como neste site vamos falar de quarto de meninas a tendência para estes próximos anos são quartos mais atemporais e românticos, com detalhes invocando a realeza, como coroas, cedros, cristais, e dourado. Tecidos florais, e tecidos nobre como seda, rendas e bordados.

Os moveis podem ou não acompanhar o tema, podendo apresentar entalhes ou detalhes como captonado, palhas , puxadores ou acabamentos de pintura que remetam ao tema, já os pais mais práticos preferem quartos com menos detalhes, que possam ser aproveitados no nascimento de um próximo filho , preocupando-se com o fato de não dar uma conotação mais feminina ou masculina ao mobiliário.



O mobiliário campeão na escolha da ultima década foram os móveis brancos, que continuam a ser muitíssimo bem vindos, principalmente para espaços pequenos.Neste momento o mobiliário na cor da madeira natural, ou brancos com detalhes em madeira natural, ou os de madeira com pintura em estilo provençal no branco ou dourado são as tendencias da vez.






Na outra ponta dos modismos para a próxima década tem um peso bem grande os mobiliário e quartos mais “secos”, dando enfase ao simples, o tão falado ” menos que é mais “.

Mas falando de mobiliário o item mais importante sem dúvida é a SEGURANÇA, verificar se o mobiliário tem o selo do inmetro, tem garantia , mesmo que possua os selos necessários é sempre bom rever algumas normas técnicas de segurança.


Principais cuidados que os pais devem ter ao escolher um berço

  • Observar a presença do Selo de Identificação da Conformidade do Inmetr