top of page

Separou-se? Está formado ? Vida nova , casa nova !

As vezes a vida nos presenteia com situações inusitadas, que não fazem parte dos nossos planos, pode ser a possibilidade de adquirir o primeiro imóvel, e encarar a vida sozinho com suas responsabilidades, um começar de novo depois de uma separação, ou apos a formatura determinar-se a lançar seu próprio caminho morando sozinho. Seja qual for o seu novo desafio, gostaria de ajuda-lo a percorrer um caminho muitas vezes incomodo para alguns homens, a montar seu lar. Independentemente do imóvel ser próprio ou alugado, ele será o seu refugio, ou como diria meu cunhado o local do descanso do guerreiro !!!! Para isso ele deve ser parecido com você , refletir seus gostos, e estilo, ser funcional e prático, e principalmente um local que você queira estar depois de um dia de trabalho atribulado.


Vamos começar determinando o seu estilo


Se você gosta de musica sertaneja, roupas como jeans e camisa xadrez, é do tipo mais rude, gosta do campo e de animais de grande porte, e gosta de camionete, o seu estilo é RUSTICO. Neste estilo procure colocar moveis amadeirados, preferencialmente madeira maciça, cores como preto, marrom, bege e verde concreto fazem uma boa combinação. Nas janelas procure colocar persianas, preferencialmente de madeira ou material que imite madeira, na mesma cor dos moveis. Se os ambientes forem pequenos sugiro um espelho bronze em alguma parede para dar amplitude. Na cozinha opte por padronagens amadeiradas com preto ou inox. Na sala de jantar mesa em vidro ou rustica madeira com acabamento envelhecido e para dar leveza cadeiras de acrílico em preto ou giratórias tipo tulipa com estofadas com linho em cor natural ou tons de bege, ou preto. Sofá em bege claro de linho , com linhas simples sem tecidos em excesso.ou de couro sintético marrom ou preto em linhas retas . Para a televisão coloque um rack de madeira no mesmo tom das demais ou em preto com painel para não aparecerem os fios, procure colocar todos os eletrônicos no mesmo móvel ( Rack com painel) telefone, interfone, carregador do celular, tv a cabo, carregador do computador. Tapete em sisal e nas paredes quadros em branco e preto de cavalos, trilhas, locomotivas, com moldura preta. No quarto cama de casal box com cabeceira de madeira . Cortinas de linho na cor natural , mesa de cabeceira em madeira como a cama ou em preto ou em vidro. O armário se for sob medida coloque em cinza , preto ou madeira SEMPRE EM UMA UNICA COR. Nos banheiros gabinete simples basculante na cor dos azulejos ou da padronagem do quarto ( cinza , preto ou madeira ) o espelho deve ir até o teto, e o box incolor. A iluminação deve obedecer a planilha de iluminação no post iluminação. Não esqueça as lampadas sempre amarelas, exceto na cozinha. Se houver churrasqueira, faça um deck de madeira no piso, vai criar um ambiente rustico , e uma mesa rustica com banco de madeira ou cadeiras de ferro tipo bar desmontáveis em cinza, prata ou preto. Diferencial bau de madeira, parede pintada em marrom ou verde escuro.



Agora se você gosta de tecnologia, musica como rock ou americanas, roupas confortáveis e despojadas, tenho apreço por carros possantes ou motos estilosas, o seu estilo é MODERNO.

Neste estilo predominam cores frias, como cinza , preto, gel, azul. Aramados, inox, ferro e vidro. Nas janelas, persianas de alumínio na cor prata ou preto. Se o ambiente for pequeno sugiro um espelho em toda a parede para criar amplitude. Na cozinha pode colocar cinza, preto ou branco e eletrodomésticos em inox ou branco. Na sala de jantar mesa com base cromada e tampo de vidro , ou base e tampo de vidro, cadeiras aramadas estilo bertoia, com base fixa com poltronas giratórias em cinza claro ou preto, ou cadeiras de acrílico transparente. Sofá em preto de couro sintético. Rack e painel de TV em cinza claro ou preto. Na parede pode-se colocar quadro de motos, carros, em branco e preto com moldura preta ou prata, ou adesivar uma parede inteira com um tema de sua preferência em preto branco. No quarto armário com portas de espelho ou preto ou cinza ( sempre de uma unica cor) , cama box sem cabeceira e mesa de apoio em vidro com cromado, pinte a parede atras da cama de cinza grafite ou coloque um quadro grande abstrato sem moldura em tons sóbrios. Nos banheiros os gabinetes em branco ou preto, espelho até o teto e box incolor. A iluminação deve obedecer a planilha de iluminação no post iluminação. Não esqueça as lampadas sempre amarelas, exceto na cozinha. Se houver churrasqueira, pode colocar mesa desmontáveis de ferro em prata ou preto, e moveis em cinza .

Ou se preferir, eliminar a churrasqueira, coloque uma poltrona estilosa e bem confortável na varanda com puff. Diferenciais: luminária de pé em cromado, bancada de vidro com poltrona de escritório em preto para escritório, poucos objetos.




Hoje temos uma predominância grande de pessoas que se identificaram com o estilo contemporâneo principalmente nas grandes cidades, como São Paulo, Brasilia, Curitiba, são pessoas que gostam de novidades, apreciam vinhos, comidas refinadas, procuram uma vida mais recheada culturalmente com arte em geral, gostam de musicas instrumentais, jazz, MPB, bossa nova. Para estas pessoas a qualidade e historia dos seus objetos são muito importantes, e como obra de arte não precisa combinar , sugiro cores sóbrias como cinza, bege acinzentado, gelo, tons de branco. Na cozinha sugiro preto, cinza ou estilo industrial com estantes aramadas e objetos aparentes, eletrodomésticos em inox ou espelhados, bancadas em vidro colorido na cor da parede, preto ou espelho. Persianas estilo romana ou em madeira escura. Moveis com estilo como mesa sareen e cadeiras tulipa, ou com base cimento e tampo em vidro, ou em laka branca ou preta, com cadeiras estofadas com base cromada e giratórias, ou estilo eimes. Poltronas do estilo Wassily ou barcelona , ou um clássico em madeira estilo Luix XV em prata ou dourado com veludo preto. Sofa claro em linho na cor off white ou cinza claro, mesas de apoio de design classico em madeira ou cubo de espelho. Acessórios clássicos como abajures ou luminárias, quadros de artistas conhecidos , estantes com livros e tapetes diferenciados.



E fechando , de forma simplista , o ciclo de estilos temos o CASUAL, estilo preferido de pessoas que são mais voltadas para família ou para reunir amigos, trafegam bem entre todos os estilos, desde na forma de vestir-se bastante eclética, assim como uma cultura vasta gostam de musica e arte, admiram culturas milenares, e conseguem ver a arte em todos os lugares. Para estas pessoas a decoração é uma questão de harmonia, gostam de fibras naturais e produtos naturais que geram conforto, como tecidos mais naturais, plantas dentro de casa, para estes a cozinha é quase um santuário e deve comunicar-se com o restante da casa, uma cozinha em amadeirado com geladeira grande e mesa de madeira, são aprazíveis, para sala de TV o mais importante é o conforto do sofá que deve ter tecidos naturais e claros, tapetes de algodão ou sisal, peças como um bau chines pode servir de rack para TV. Espelhos são bem vindos, e preferencialmente grandes, a uma mesa grande para sala de jantar preferencialmente em madeira com poltronas confortáveis, em fibra natural, com um lustre inusitado, caem superbem. No quarto camas box com cabeceiras estofadas, tipo painel, apoio lateral em espelho, vidro ou simplesmente um baú antigo sob um aparador de vidro, armário simples , reto e discreto, se possível sem puxadores.

Nas janelas cortinas de linho mescladas com persianas de madeira. Um futô em algum canto cai muito bem. Neste tipo de decoração, abajures, e tocheiros são bem vindos e a iluminação sempre amarelada para dar aconchego.




Resumindo vamos para um cronograma básico:

  • inicia-se pela cozinha ( moveis e eletrodomésticos ),

  • depois cama e sofá ( incluindo TV ),

  • espelho, box e gabinete de banheiro,

  • sala de jantar,

  • cortinas e persianas,

  • moveis de apoio ( mesas laterais, rack, estante prateleiras poltronas ),

  • diferenciais( adesivos , pintura em uma parede , revestimentos ),

  • acessórios.

O que não fazer :

  • deixar fios aparentes,

  • janelas sem cortinas ou persianas,

  • sofá de costas para nada sem um aparador atras,

  • colocar canaletas,

  • improvisar ( substituir parafusos para arame, pregos por ganchos etc),

  • objetos largados pela casa sem lugar para guardar,

  • pratos, copos e talheres diferentes,

  • aproveitar o mobiliário do tia, da avó, do irmão principalmente se estiver danificado.

Dicas:

  • jogos de louças, copos, talheres e jogo americano de meia duzia ou quatro lisos ( numa unica cor),

  • para adquirir utensílios de cozinha baseie-se em uma lista de chá de cozinha ( cedidas gratuitamente nas lojas especificas ),

  • máquina lava e seca para roupas,

  • toalhas e roupa de camas lisas ( sem desenhos , estampas etc),

  • cabides todos iguais,

  • diarista no minimo uma vez por semana,

  • Se for locar procure com moveis planejados ( em bom estado),

  • Melhor pequeno novo do que grande e velho,

  • na duvida " menos é mais",

  • cores neutras ( preto, marrom, bege, cinza, concreto, branco gelo ),

  • sua casa é a sua imagem, nunca esqueça !


CADASTRE-SE NO SITE E RECEBA GRATUITAMENTE UM E-BOOK !






20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page