top of page

Decorar para alugar ????Porque não ?

Em momentos de crise, quem é criativo ou anda contra a maré , tem grandes e agradáveis surpresas. Se no meio desta crise , seus imoveis não estão locando, pode ser exatamente o momento de investir neles, aproveitar as dificuldades do mercado e o tempo ocioso do imóvel , que muitas vezes tem custo ( como o condomínio, por exemplo) e dar uma cara nova ao local, buscar agregar atrativos para sair da generalidade e deixar de ser mais um imóvel para locar ) , infelizmente são nestes momentos que os recursos estão mais escassos, mas também são nestes momentos que quem ousa faz a diferença.








Assisti um filme com a atriz Annette Benning chamdo Uma Chance Para Amar, onde a profissão dela era dar vida as casas para alugar, ela ia ao local, colocava moveis, roupa de cama, utensílios, decorações inclusive flores nos vasos e antes das pessoas chegarem para ver o imóvel ela fazia um pão para dar cheiro de pão fresquinho na casa, assim o futuro locatário consegui ver-se morando naquele espaço e locava a casa . No Brasil ainda não chegamos lá, mas se esta profissão existe com certeza deve dar resultado !



De todos os recursos que conheço para dar nova vida para um ambiente ou imóvel o mais barato e e que faz maior diferença é a pintura, não digo aquela passada de tinta branca que o inquilino faz na entrega do imóvel, mas uma pintura bem feita, incluindo portas janelas, beirais, e até o piso, colocar uma cor mais moderna como o bege acinzentado , pintar as grades de preto, as portas e os batentes em branco, fazem muita diferença .


Um item importantíssimo que impressiona na locação é a parte elétrica perfeita, sem canaletas, fios emendados passando por fora da parede, lâmpadas soltas sem luminárias, espelhos de luz limpos e modernos, e um quadro de luz organizado , fazem um grande diferencial. A iluminação conta muita se o local for escuro, e se for com vitrine, nestes casos é importante uma iluminação adequada para vitrine com lâmpadas AR 70 ou 111, e internamente com lâmpadas brancas e frias, devidamente colocadas em luminárias.


Outro local de grande importância na locação são os banheiros, se estiverem com aspecto velho e encardido , ou com azulejos antigos e louças coloridas, está na hora de dar um "trato" neste banheiro urgente, a solução ideal é trocar azulejos, louças metais e box . Mas às vezes ele está com azulejos brancos ou beges em bom estado e as louças também, neste caso é mais simples , primeira atitude REJUNTAR de branco ou da cor do azulejo, NUNCA deixar o rejunte grafite ou preto com peças claras , nada dá uma impressão pior do que o rejunte escuro ( parece que a "craca" é eterna ), é importantíssimo e um segredo dos decoradores jamais rejunte da cor diferente do azulejo. Tubulação aparente ou saindo da parede e indo para outro lugar , acaba com qualquer banheiro. E o piso, este é outro item que aparece muito durante a locação porque o espaço esta vazio, se ele estiver lascado, com rejunte escuro, com tacos faltando, enfim em mal estado, é melhor trocar tudo ou colocar carpete de madeira que dá para por acima do piso existente e vai dar uma imagem completamente diferente do seu imóvel.


O local estando limpo , com os rejuntes certos, sem tubulação ou canaletas aparecendo, uma iluminação adequada, e um piso razoável, já é meio caminho andado para locar o imóvel mais antigo.


Mas e se o imóvel for novo ? Neste caso é preciso agregar valor para locar mais fácil. Inicialmente colocar as luminárias ( pode ser simples e discretas ) se conseguir mesclar luzes amarelas para os ambientes sociais e íntimos e lâmpadas brancas para cozinha , área de serviço e escritório , é o ideal ( veja o blog sobre iluminação e a planilha de iluminação ). Segundo tópico banheiro , normalmente os apartamentos novos são entregues sem acessórios ( toalheiro, papeleira , porta shampoo ) hoje temos kits de ABS bem barato, muito similar aos metais , colocar o chuveiro, o espelho e box também são bem vindos , afinal tudo isso fica no apartamento ! Agora se o local é entregue completo, só resta uma alternativa seguir o padrão americano e colocar a cozinha e os gabinetes de banheiro. o ideal é algo neutro para que caia no gosto geral ( nada de inventar, tipo mais de uma cor, amarelo, vermelho ou verde ) simples neutra e de boa qualidade. E por ultimo , e imprescindível para locais quentes, ar condicionado ,no quarto principal ao menos !


E se o local for comercial devemos dar a atenção da mesma forma a pintura, elétrica, iluminação, banheiros e copa ! Neste caso uma copa equipada ( existe aquele mobiliário 3 em 1 com frigobar, armário , fogão e pia , muito usados em quitinetes , são uma boa alternativa ). Outro item de grande valia nos imóveis comerciais é o ar condicionado, principalmente em locais quentes, torna-se quase que imprescindível !



Então vamos ao resumo:


  • Pintura de qualidade com cores adequadas ( neutra).

  • Extirpar, tubulação, caneletas e fios soltos, além de arrumar o quadro de luz.

  • Rejuntar pisos e azulejos ou se necessário colocar carpete de madeira.

  • Colocar luminárias.

  • Equipar o banheiro de tal forma que parece limpo e novo !

  • Se necessários acrescentar cozinha e gabinetes de banheiros.

  • E se estiver em locais quentes ou comerciais colocar o ar condicionado.


Se o seu imóvel estiver nestas condições dificilmente não irá locar , alem de você agregar valor aquilo que e seu ! Com certeza seu gasto ira se diluir na locação , e se você for criterioso e organizado manterá um fundo de reserva para a manutenção constante do seu imóvel , separando mensalmente uma porcentagem do aluguel !

Meu pai investia em imóveis e ele sempre falava do tal fundo de reserva, eu era pequena e não dava atenção ao que ele falava, hoje vejo tanta coerência e atemporalidade em suas palavras ! Espero ter contribuído para sua locação, se gostou assine minha página, e compartilhe você receberá de antemão todos os post e informações sobre cursos e promoções !






20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page