Espaço de trabalho, tem que ser agradável para ser produtivo !

Oi , hoje vamos conversar sobre espaços de trabalho, não vou chamar de espaço comercial porque restringe a comercio, e quero falar de trabalho, pode ser serviço, comercio, ou qualquer outra modalidade de trabalho.



Na verdade o local onde trabalhamos em geral é onde passamos a maior parte do nosso tempo e se ele for agradável, funcional, e tiver a nossa personalidade melhor ainda ! Tive a oportunidade de fazer ambientes de trabalhos bem diferentes, de pizzaria a esmalteria, ou de escritório de advocacia a consultório, enfim uma enormidade de espaços para as pessoas trabalharem e cada um deles tem sua peculiaridade, ao mesmo tempo em que cada um deles tem as mesmas bases.


Sabendo o local e as intenções do proprietário começamos a traçar um perfil do que será realizado para apresentarmos um orçamento dentro das necessidades do cliente .

Qual a pergunta que fazemos quando vamos criar um espaço de trabalho:

Qual a sua rotina de trabalho ?

Através da rotina de trabalho começamos a pensar no fluxo e circulação mais viáveis para a execução funcional do trabalho. Exemplo : uma loja de roupas , a primeira atitude ao chegar no local é ir ao computador verificar os pagamentos e o estoque, depois vai à copa serve-se de um café toma-o e inicia a limpeza diária da loja, guarda o material de limpeza, reorganiza as araras e verifica se mercadoria esta no lugar, acende as luzes e abre a loja .

Com a rotina o que podemos observar :

  • Precisa de um escritório ou consegue fazer a parte de pagamentos e compras no balcão da loja ?

  • A copa tem que ser também o local onde guarda o material de limpeza e precisa de pia ?

  • o banheiro é usado por clientes ?

  • a loja oferece que tipo de mercadoria?

  • precisa de araras e nichos ?

  • há estoque ou a loja é pequena e coloca-se tudo à vista ?

  • A loja requer provador ?

  • Respondidas estas perguntas começamos a traçar a planta baixa do local ( onde ficará a copa , o banheiro, o provador, o caixa, o estoque e o escritório )

  • Determinados os espaço começamos a pensar no fluxo e na circulação das pessoas, (ex. não posso colocar um balcão ou arara na frente da entrada do provador) a pessoa tem que passar livremente para ir ao provador e não desviar de outras pessoas ou obstáculos na loja

  • Com a orientação do fluxo verificamos as metragens mínimas para uma boa circulação, e começamos a pensar na distribuição do mobiliário.

Depois da distribuição do mobiliário nos voltamos para a decoração, neste passo então recorremos ao cronograma para iniciar a obra e montar o cronograma físico financeiro. Se você já se cadastrou no blog ou na página você já tem o link de acesso a planilha de cronograma de decoração e é baseado nela que se darão os primeiros passos.

  • pontos de hidráulica e elétrica

  • obras ( construir ou derrubar paredes­)

  • eletricista ( para pontos de iluminação, internet, telefone, frigobar, etc)

  • gesseiro

  • iluminação ( tipo de lâmpadas e luminárias )

  • vidraçaria ( para vidros e espelhos )

  • marceneiros ( para desenvolver o design dos moveis e sua localização e confecção )

  • eletrodomésticos e ar condicionado

  • moveis avulsos ( cadeira de escritório, poltronas ,etc.)

  • acessórios ( lustre, tapetes, carrinhos de apoio, mesa de relacionamento etc.)

Seguindo o cronograma você vai conseguir executar seu espaço de forma tranquila e organizada.


Mas o que muito preocupa o investidor é o estilo do seu negocio, nestes casos indico a pesquisa, em todos os seu âmbitos, e com relação ao design o ideal é pesquisar imagens do que você gosta para mostrar aos seus fornecedores, assim eles podem ter uma ideia do quê está planejando.

Vou detalhar como fiz meu último trabalho e assim você podem acompanhar comigo a montagem da Augusta Esmalteria .