Peças curingas, descubra o que são e a diferença que elas podem fazer !




Quando comecei a escrever o post fiquei na dúvida "curinga " ou "coringa ", e descobri que : privilegia-se o uso da palavra curinga para referir uma carta do baralho com características especiais, bem como uma pessoa ou objeto versátil, que desempenha diversas funções. E é exatamente esta a ideia que quero repassar , a versatilidade de algumas peças dentro da decoração.


A grande vantagem das peças curingas é que são sempre um ótimo custo beneficio, pois adaptam-se em vários lugares, dando nova ambientação a diversos ambientes diferentes, quebrando a rotina do dia-a-dia lhe permitindo substituir as peças e trocando a ambientação constantemente, sem ficar "engessado " naquela decoração !


Temos inúmeras peças que podem ser curingas, alguns exemplos são : aparadores de vidro, que hora são aparadores no hall, hora podem servir de aparadores atrás do sofá, podem ser bancadas de estudo no quarto, ou escrivaninha no escritório, ou penteadeira na suíte , tudo dependendo do que colocar acima ou abaixo dele !

Um cubo de espelho, ou criado de espelho,pode ser um gaveteiro no escritório, ou uma mesa lateral na sala de estar, ou uma composição como mesa de centro, ou um objeto decorativo abaixo de um aparador ou de um Rack.




Um rack pode ser uma mesa de cabeceira , ou móvel de apoio abaixo de um lindo quadro no hall, pode também estar abaixo de um aparador , ou na base da cama na suite, ou abaixo da pia no banheiro.



Uma poltrona de rodizio pode ser cadeiras de sala de jantar , ou de sala de jogos, ou poltronas na no living, ou dar apoio ao escritório, ou mesmo no quarto, ou simplesmente num canto junto a uma luminária montando um canto de leitura !




E os nichos ! Amo os nichos, podem formar uma estante no escritório, uma divisória vazada, um bar , podem decorar, salas, quartos, cozinha, área de serviço e outras mil opções.


Os pufes, maravilhosos puffs de apoio de pés, que servem de mesa de centro, de divisa entre salas, que apoiam salas de jantar, que decoram abaixo dos aparadores, que servem de mesa lateral , enfim uma das peças mais versáteis que conheço.


Temos inúmeros outros como baus, são fantásticos, de apoio na sala de televisão, de mesa de centro, de apoio aos pés da cama, como criados mudos, como moveis decorativos em hall, abaixo de de aparadores. E os baús chineses, estes então sofisticam qualquer ambiente, em laca preta com desenhos e puxadores em latão são maravilhosos!


Uma prateleira na altura de mesa torna-se uma bancada !


Enfim hoje durante a aquisição, quanto menos conjunto formar, mais sofisticação terá ! Sendo assim, aquela pequena comoda dourada que você comprou para o seu quarto vai ficar ótima no seu escritório, ou no hall, e chiquérrima no lavabo ou no seu banheiro .


Que cuidados tomar para saber se realmente serão práticos, inicialmente deve-se considerar uma peça avulsa ( não faz parte de "jogos" ( de jantar , de quarto ou etc), se forem racks e poltronas, sempre com rodízios, se forem aparadores em vidro ou espelho, se pufes, sempre diferenciados, em fibra ou kilim, ou de tecidos diferentes. Se forem nichos cores neutras, e acabamento mais largo ( tamponamento de no minimo 3 cm ) , em madeira, preto, laca , brancos.

Peças clássicas são ótimos curingas, como tapetes orientais ( persas ),cabem nos quartos, salas , lavabos, corredor, hall, e parede. E alguns podem ser utilizados em puffs como os killim. Objetos decorativos como pingentes de cortinas sofisticados, podem enfeitar cortinas, moveis, abajoures, espelhos, mesas, e ficam maravilhosos em mesas de festa com velas !

Na verdade fazer boas aquisições em decoração requerem alguma experiência, criatividade e ousadia ! que tal tentar este ultimo e ousar na sua decoração com algumas peças curinga !






Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque