Cozinhas grandes ou pequenas, integradas ou separadas, claras ou escuras ?



Quem vai construir pode optar, quem vai comprar imóvel novo, hoje as opções para locais com menos de 200 metros vai cair em pequenas cozinhas ! Mas afinal como deverá ser a SUA cozinha ? Depende 100% do seu estilo de vida, se você gosta de cozinhar, e importante ter uma cozinha gostosa e espaçosa, se você não gosta uma cozinha prática e bem equipada resolve sem a necessidade de espaço . Agora se você gosta de cozinhar para os amigos aí o espaço é fundamental, ou teremos a opção da cozinha integrada com a sala ou a área social da casa, quais as vantagens e desvantagens ?


INTEGRAR A COZINHA COM A SALA ?




Desvantagens


Lixo e desorganização


A cozinha é um local onde surge muito lixo, tanto orgânico como reciclável, e para quem não tem o hábito de ir lavando a louça enquanto cozinha ela fica um caos em pouco minutos . Então quando temos uma cozinha integrada o ideal é que a parte de bancada de apoio não fique aparente pois quem olhar da sala vai ver sua louça suja e seu lixo. Muitas vezes isso não é possível em pequenos apartamentos , mas sempre que possível procurar colocar a bancada de serviço fora da vista da sala social.


Quanto ao lixo o ideal são as lixeiras que ficam embutidas ( mas o cuidado com higiene neste caso são fundamentais, e hoje o ideal são sempre duas lixeiras ( orgânico e reciclado ), pode-se colocar as lixeiras abaixo de um acesso que pode-se fazer sobre a pia e ( um corte ) ou puxando para colocar o lixo , sendo que a primeira opção é a mais prática.


Cheiros e barulhos


Cozinhar desperta inúmeros aromas, que são deliciosos quando estamos com fome e extremamente enjoativos se já comemos, mas os cheiros não sabem se já estamos satisfeitos ou não, assim como os tecidos em geral ,presentes em sofás, cortinas, tapetes e outros tem o predicado de absorver os cheiros , sendo assim em uma cozinha aberta com a sala social a coifa ou exaustor tem que ser dimensionado para todo o ambiente e não somente para o espaço determinado como cozinha.


Com relação aos barulhos não se tem muito o que fazer , procurar não utilizar a panela de pressão quando estiver com amigos, ou utilizar eletrodomésticos barulhentos como liquidificador, MIX , centrifuga e outros o menor tempo possível.


Gordura


Ainda que procure cozinhar com o mínimo de gordura, toda pessoa que cozinha sabe como fica a cozinha depois de preparar um prato um pouco mais gorduroso, e como a gordura não sabe o que e cozinha e o que é sala ela invade todo o espaço e deixa consigo seu odor característico. Com isso a durabilidade do seu piso, e seu mobiliário vai parecer usado em pouco tempo.


Dia-a dia


Se houver uma família envolvida ( com crianças principalmente ) quando sua cozinha estiver desorganizada, terá a sensação de que toda a sua casa está desorganizada, pois a parte social adentra na cozinha e um copo fora do lugar ou uma mamadeira suja na bancada já vai te repassar esta sensação .Alem de que cozinha não é um ugar seguro para criança , se tiver criança pequena terá que providenciar uma proteção para que esta não entre na cozinha, ou colocar objetos de uso diário e continuo em lugares de difícil acesso , o que vai dificultar a utilização da cozinha .

Outra observação muito importante é que na cozinha sempre tem janelas, e a bancada normalmente fica abaixo da janela o que facilita o acesso da criança à janela, ainda mais se pensarmos que as gavetas podem servir de escada !!!! Neste caso colocação de rede é imprescindível .