top of page

Cozinhas grandes ou pequenas, integradas ou separadas, claras ou escuras ?



Quem vai construir pode optar, quem vai comprar imóvel novo, hoje as opções para locais com menos de 200 metros vai cair em pequenas cozinhas ! Mas afinal como deverá ser a SUA cozinha ? Depende 100% do seu estilo de vida, se você gosta de cozinhar, e importante ter uma cozinha gostosa e espaçosa, se você não gosta uma cozinha prática e bem equipada resolve sem a necessidade de espaço . Agora se você gosta de cozinhar para os amigos aí o espaço é fundamental, ou teremos a opção da cozinha integrada com a sala ou a área social da casa, quais as vantagens e desvantagens ?


INTEGRAR A COZINHA COM A SALA ?




Desvantagens


Lixo e desorganização


A cozinha é um local onde surge muito lixo, tanto orgânico como reciclável, e para quem não tem o hábito de ir lavando a louça enquanto cozinha ela fica um caos em pouco minutos . Então quando temos uma cozinha integrada o ideal é que a parte de bancada de apoio não fique aparente pois quem olhar da sala vai ver sua louça suja e seu lixo. Muitas vezes isso não é possível em pequenos apartamentos , mas sempre que possível procurar colocar a bancada de serviço fora da vista da sala social.


Quanto ao lixo o ideal são as lixeiras que ficam embutidas ( mas o cuidado com higiene neste caso são fundamentais, e hoje o ideal são sempre duas lixeiras ( orgânico e reciclado ), pode-se colocar as lixeiras abaixo de um acesso que pode-se fazer sobre a pia e ( um corte ) ou puxando para colocar o lixo , sendo que a primeira opção é a mais prática.


Cheiros e barulhos


Cozinhar desperta inúmeros aromas, que são deliciosos quando estamos com fome e extremamente enjoativos se já comemos, mas os cheiros não sabem se já estamos satisfeitos ou não, assim como os tecidos em geral ,presentes em sofás, cortinas, tapetes e outros tem o predicado de absorver os cheiros , sendo assim em uma cozinha aberta com a sala social a coifa ou exaustor tem que ser dimensionado para todo o ambiente e não somente para o espaço determinado como cozinha.


Com relação aos barulhos não se tem muito o que fazer , procurar não utilizar a panela de pressão quando estiver com amigos, ou utilizar eletrodomésticos barulhentos como liquidificador, MIX , centrifuga e outros o menor tempo possível.


Gordura


Ainda que procure cozinhar com o mínimo de gordura, toda pessoa que cozinha sabe como fica a cozinha depois de preparar um prato um pouco mais gorduroso, e como a gordura não sabe o que e cozinha e o que é sala ela invade todo o espaço e deixa consigo seu odor característico. Com isso a durabilidade do seu piso, e seu mobiliário vai parecer usado em pouco tempo.


Dia-a dia


Se houver uma família envolvida ( com crianças principalmente ) quando sua cozinha estiver desorganizada, terá a sensação de que toda a sua casa está desorganizada, pois a parte social adentra na cozinha e um copo fora do lugar ou uma mamadeira suja na bancada já vai te repassar esta sensação .Alem de que cozinha não é um ugar seguro para criança , se tiver criança pequena terá que providenciar uma proteção para que esta não entre na cozinha, ou colocar objetos de uso diário e continuo em lugares de difícil acesso , o que vai dificultar a utilização da cozinha .

Outra observação muito importante é que na cozinha sempre tem janelas, e a bancada normalmente fica abaixo da janela o que facilita o acesso da criança à janela, ainda mais se pensarmos que as gavetas podem servir de escada !!!! Neste caso colocação de rede é imprescindível .


Mas nem tudo é desvantagem , então vamos as vantagens


Interação social


É indubitavelmente prazeroso quando alguém cozinha para nós e podemos presenciar o carinho com que esta refeição é preparada sentar-se perto do cozinheiro sentir os aromas en quanto saboreamos um drinque e conversamos é, sem dúvida um dos grandes prazeres que o ser humano pode ter, uma cozinha grande com mesa na cozinha ou integrada com a sala nos permite este prazer, e com certeza esta é a maior vantagem que a integração pode ter


Observar tudo o que esta acontecendo a partir da cozinha


Poder visualizar o que acontece enquanto esta na cozinhando é uma grande vantagem quando se tem crianças , e facilita muito no dia -a-dia, pois conseguimos administrar a casa com um simples olhar, esta facilidade deve ser considerada , principalmente para quem não possui funcionários para o trabalho domestico ou para cuidar das crianças .

Amplitude

Quando eliminamos uma parede sempre temos a sensação de amplitude, isso é certo quando integramos a cozinha a sala, no entanto esta integração deve ser pensada, tem que haver harmonia entre o ambiente da cozinha e da sala, para que o espaço fique agradável e obtenha o visual desejado .




SOLUÇÃO


A grande solução é colocar portas de correr que podem ficar atrás ou embutidas na parede e que podem ser fechadas quando preciso, podem ter três folhas ou mais dependendo da abertura que se quer dar, outra solução é colocar um painel na abertura para que possa fechar se necessário.


Uma cozinha deve ser muito bem planejada, dos moveis, eletrodomésticos, iluminação , se cabe ou não mesa ou bancada, bancos ou cadeiras, uma cozinha bem pensando traz muitas facilidades para o dia a dia.




Para o mobiliário da cozinha temos que considerar o o básico, e o post moveis planejados e o vídeo sobre este tema tem informações importantes, mas vamos relembrar , numa cozinha devemos ter:


  • gaveteiro, paneleiro, despenseiro, local para louças, para copos, para travessas e formas, toalhas e jogos americanos, locais para eletrodomésticos pequenos ( batedeira, torradeira, cafeteira, sanduicheira, Mixer, liquidificador e outros ) e eletrodomésticos grandes, geladeira, fogão, maquina de lavar louça microondas, forno , coifa ou exaustor, local para temperos, lixeiras, e se possível triturador e bebedouro ( verificar a saída de água para estes dois eletrodomésticos ). Bancadas quanto maior melhor, tomadas para 20 e 10 amperes, quanto mais melhor, duas cubas é o ideal, e sempre de embutir ( a de sobrepor é linda , mas não é pratica ) torneira com água quente facilita muito no dia a dia.

  • Rodapias altos dão mais sofisticação sempre do mesmo material da bancada ( pedras, silestone, Korean ).

  • Iluminação branca para trabalho e amarela para descanso e integração com o ambiente social.( devem acender separadamente).

  • Socolo ( pequena mureta de alvenaria para dar suporte aos armários ) ou armários suspensos são obrigatórios para a melhor manutenção e higiene adequada da cozinha.

  • Acabamentos em vidro, porcelanato, cerâmica(sempre lisos grandes e com o rejunte na mesma cor da cerâmica ) , espelhos, laminados de alta performance ( fórmica) são os indicados para a cozinha.

  • Torneiras monocomando para cozinhas são as ideais.

Tendencias:

  • substituir os azulejos por vidro colorido, espelho, ou laminados;

  • eletrodomésticos coloridos ( verde, amarelo, vermelho e preto )

  • eletrodomésticos em inox ou espelhados

  • torres para forno e microondas

  • puxadores em cavilha ou os mais discretos possíveis

  • cores canela , bege acinzentado, marrom e lisos

  • espelhos em bronze, prata e

  • vidros coloridos ( discretos preto, fendi, cinza, branco marrom )


Para cozinhas pequenas

cores claras, espelhos em prata, eletrodomésticos em inox, bancadas anexas a parede e bancos de apoio


Para cozinhas grandes:

Cores neutras, claras ou escuras, mesas rusticas ao centro , cadeiras de acrílico , plastico ou fibras naturais de espaldar baixo.


Então agora divirta-se na cozinha, e nunca se esqueça de que o melhor tempero é a companhia !

Se tiver alguma dúvida me escreva, se gostou compartilhe, e assine nosso blog !





20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page