top of page

Sobrado ou térrea ?

Bom dia ! Estava revendo algumas fotos antigas e lembrei-me da época em que morava em um sobrado em Curitiba, hoje moro em uma casa térrea, então pensei , como conheço profundamente a vivencia das duas formas porque não escrever a respeito ? Vamos conversar para casas de no máximo 300 metros.




Em geral as pessoas se encantam com escadas, talvez porque a mesma passa uma impressão de grandiosidade, no entanto não é bem assim. Os construtores utilizam muito a construção do sobrado em locais mais nobres onde os terrenos são mais caros, e desta forma conseguem um melhor aproveitamento do mesmo. É bastante comum vermos pequenos condomínios com 10 a 20 casas todas sendo sobrado .


Quais as vantagens do sobrado :


Aproveitamento do terreno: concentrando a construção e ganhando em jardim e quintal, ou quando o terreno é bem pequeno, simplesmente para aumentar o tamanho da residencia .


Privacidade da área intima: como em geral a área intima fica no piso superior, a escada intimida pessoas de fora a subir, e com isso seu piso superior fica mais reservado.


Em geral, ambientes maiores aproveitando o layout do piso inferior.


Por causa da altura da caixa d'àgua a pressão de água é muito melhor do que em casas térreas.


Desvantagens do Sobrado:


Dia-a-dia : não é pratico, é um sobe e desce sem cessar, desde levar o material de limpeza, até tomar um copo de água, e se tem criança ainda é pior, pois acabamos por repetir o que temos em cima no piso de baixo, e desta forma temos roupas em cima, roupas em baixo, telefone em cima, telefone em baixo, tesoura em cima , tesoura em baixo, brinquedos em cima e brinquedos em baixo. Se deseja PRATICIDADE o sobrado não é boa escolha.


Segurança : Em se tratando de crianças, a escada sempre pode representar um risco, em se tratando de idosos, representa além de risco um excesso de esforço. Então se não for entre 13 e 40 anos, é melhor evitar.


É muito comum ver varanda em sobrado, e raríssimo ver alguém na varanda principalmente quando ela é pequena, usa- se pouco e dá bastante manutenção.




Residencia térrea


Se o terreno comporta uma casa dentro das suas necessidades , a planta da casa térrea pode ser fundamental para o aproveitamento da mesma. O ideal é isolar, tanto visualmente quanto com relação aos ruídos, a área privada com da área social. A colocação de uma porta é fundamental , ainda que a área privada fique protegida da visão, muitas vezes da audição somente a porta consegue reduzir.






Vantagens da residência térrea


Praticidade no dia a dia , é indubitável que uma casa térrea é muito mais prática , pois os acessos aos ambientes se dão no mesmo piso. O que facilita a limpeza e a circulação de materiais e produtos dentro da mesma.


Uma casa térrea pode ser trabalhada de forma a não ter desníveis, e sendo assim fica perfeita para crianças e idosos.


A integração na casa térrea acontece com muito mais facilidade, pois a comunicação entre os cômodos não encontra obstáculos, principalmente se a mesma seguir a tendencia atual de espaços integrados e sem portas.


Uma grande facilidade na casa térrea é a praticidade no cuidar dos pequenos , visto que a visão dos mesmos é muito mais intensa, ( depende da planta , mas em geral ) vemos muito mais as crianças na casa térrea do que no sobrado .


Outra vantagem é a locomoção com cadeiras de rodas e andadores. Sem escada, sem problemas !


Uma vantagens que gosto muito de lembrar , é que nas casas térreas a jardinagem participa da decoração da casa, e vemos muito mais os jardins do que no sobrado.


Desvantagens da residencia térrea


Ruídos, ouve-se de quase todos os ambientes, é difícil isolar os sons numa casa térrea.

Na manutenção, a sujeira de fora de casa, entra muito mais na residencia térrea, tem-se que varrer e limpar o piso mais vezes.


Por causa da altura da caixa d'àgua a pressão de água é muito menos do que em sobrados, na maioria das vezes é necessário um pressurizador ou uma ducha com pressão.


Independente de ser sobrado ou térrea devemos ter alguns cuidados:


É imprescindível o cuidado com o portão se a residencia não for em condomínio . Mantê-lo fechado, de forma preferencialmente automática, reduz muito o trabalho e aumenta a segurança.


Manter a área permeável é de super importância, não é exigida por lei à toa. Alem de que uma área de jardim trás a natureza para perto de você, e isso e fundamental para o equilíbrio de uma vida saudável !


Em minha trajetória como decoradora, posso garantir que o maior numero de pessoas que vão habitar em casa , na primeira desejam o sobrado, e depois de algum tempo buscam uma casa térrea.



A minha opinião em particular é de residência térrea, por todos os motivos acima e também por uma questão de gosto pessoal. Mas há quem sempre sonhou em morar em um sobrado, neste caso o sonho não tem preço !









20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page