top of page

Papel de parede, escolher é muito mais difícil do que parece !

Todo mundo quer colocar, virou uma febre, no entanto é um recurso de decoração muito antigo, se pararmos para pensar , até os homens das cavernas , já decoravam suas paredes com desenhos !!!! Depois os egípcios , Mayas, e o quê dizer dos franceses? o Palácio de Versalles que o "diga " ! De qualquer forma ele vai e vem e sempre está em voga em algum lugar do planeta ! Do desenho da Masha e o Urso até aos hotéis 6 estrelas , vamos encontrar papeis de parede !




Na verdade é um recursos poderosíssimo, e como tal pode levantar qualquer espaço ou acabar com o mesmo, hoje temos uma infinidade de modelos e texturas que não damos conta de conhecer a todos, vinílicos, bordados, com textura, sem textura, laváveis, não laváveis, exclusivos, com brilho, sem brilhos, com relevos, sem relevos, enfim a lista não acaba. Mas a questão é como escolher ?


Temos dois caminhos: determinar por estilo, ou escolher os neutros.


Se você tem um estilo bem determinado, fica mais fácil, por exemplo : um casual com muita madeira rustica, fibras naturais, tecidos como linho, pode entrar nos papeis que imitam palhas, ou as próprias palhas colocadas na parede, e manter as cores da natureza.



Se o seu estilo é clássico podemos trabalhar com arabescos e medalhões, de fundo escuro e com dourados, ou os claros em fosco e brilho.




Já, se for romântica, os florais cabem como uma luva , delicados ou grandes as flores sempre nos remetem ao romântico e ficam lindos em quartos.

Já, se for mais moderna, os grafismos em tons neutros como cinza claro e escuro, preto e caramelo, brancos sombreados dão sofisticação e contemporaneidade ao espaço.


Mas, se você ainda não esta tão certa do seu estilo, então vamos aos neutros, cores como bege, cinza, brancos off white, fendi, ou caramelos em claro ou escuro, com ou sem textura, com listras, em brilho e fosco, é sempre chique e não compromete . A grande dificuldade é não ceder aos encantos das mil e uma padronagens e se apaixonar por algo completamente fora da sua decoração. Sendo vale a dica acima é simples e pratico, então vou repetir, cores neutras, e em uma unica cor, alterando somente, textura, brilhos, e sobretons,não vai ter erro !


Outra alternativa e que eu particularmente gosto muito , é colocar tecido na parede, lembram antigos castelos , um recurso muito usado, tem um quê de sofisticação , que ao meu ver supera ao papel, mais isto é uma questão de gosto pessoal, a colocação do tecido requer mais especialização, alguns costuram as emendas e outros fazem uma sobreposição de colagens, de qualquer forma , estes colocadores são mais raros de encontrar . A colocação do tecido pode acrescentar uma espuma abaixo dando um ar de estofamento, neste caso o próprio estofador pode realizar.

Nesta acima é a suite da rainha do Palácio de Versailles , em tecido , maravilhoso !!!!!!


Outro ponto que devemos considerar e em que parede colocar. Podemos por em todo o ambiente, dentro de molduras, ou em algumas paredes, mas para isso temos que seguir algumas regrinhas :


1) Não colocar em paredes muito recortadas ( que tem porta , janela e móvel embutido ) se for colocar em algumas paredes ( esta regrinha não vale se for colocar em todo o ambiente ) ,

2) o papel deve ir de quina a quina , nada de parar com o papel no meio da parede ( só porque encontrou a porta ) pois fica aquele recorte acima da porta ,sem papel, dando a impressão que faltou !

3) Se for colocar em uma parede, procure colocar na parede mais lisa , sem recorte.

4) Se os desenhos forem grandes , o ambiente também tem que ser , senão você não consegue ver o papel direito pois a distancia é pequena, e cria um visual conturbado !

5) Se houver um delimitador , uma prateleira que se estende por todo o comodo ou parede pode-se colocar somente acima ou somente abaixo, este delimitador pode ser também uma moldura. MAS TEM QUE TER O DELIMITADOR !

6) As faixas caíram um pouco em desuso , mas vale mais um gosto do que uma tendencia, então, se agrada ao coração coloque junto ao teto, não perdida no meio da parede ( a menos que tenha um delimitador, acima e abaixo da faixa , que neste caso tem que ser necessariamente uma moldura )


Em que ambientes colocar o papel de parede ? É uma das perguntas mais constantes. Os lugares mais propícios são os lavabos, hall de entrada e quartos em geral, principalmente os infantis. Mas em copas e salas íntimas também são bastante utilizados.




Enfim de uma forma ou de outra o importante é ter a parede decorada ! Ela vai ser a estrela do local e tem que ser muito bem pensada !



20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page