Porque decorar?

Quando digo que sou decoradora ouço algumas pessoas dizerem, " para mim isto não é importante, tendo o básico para mim está bom ", no entanto estas pessoas são as mesmas que nunca nos convidam para ir à sua casa, e elas mesmas não ficam quase em casa, sempre tem um motivo para sair. Então resolvi explicar porquê e para que devemos decorar uma casa.


1)SENSAÇÃO DE BEM ESTAR : quando estamos em um local bem decorado naturalmente nos sentimos bem, principalmente quando esta decoração tem o nosso estilo. Esta sensação, muitas vezes, passa despercebida ao nosso consciente, mas está ali presente , como quando vamos a uma pousada bem gostosa com tudo bonito e organizado; o lençol combinando com o quarto , e a sensação gostosa quando deitamos na cama, a toalha quente e bem arrumada, quando entramos naquele banheiro agradável com a iluminação correta , espelho grande, aquela ante sala confortável com a TV devidamente embutida na parede sem a fiação aparecendo , e aquela mini cozinha, bem integrada com o restante do quarto e da ante sala , com o mínimo necessário para uma refeição rápida, sendo que todos os eletrodomésticos são da mesma cor, a louça toda igual, os talheres e o jogo americano , tudo muito bem coordenado. E aí você pensa eu moraria aqui encantada ( sem considerar que o espaço tem somente 30 metros quadrados, com uma grande diferença: bem aproveitado e decorado ). Neste momento esta presente a SENSAÇÃO DE BEM ESTAR que você não encontra em um ambiente não decorado .




2) PRAZER DE ESTAR EM CASA , quando temos esta sensação dentro da nossa casa, muitas atitudes mudam naturalmente , sem que a relacionamos com a decoração. Por exemplo o prazer de voltar para casa , e quando adentramos nela não nos deparamos com o sofá grande demais para o espaço, a televisão sobre a banqueta com a fiação passando pela parede, a mesa herdada da avo, ou da mãe completamente fora do contexto, e a cozinha nova bonita do jeito que você escolheu mas que não combina com o fogão , os talheres com cabos alaranjados e alguns de madeira, e o prato de duralex marrom . Então você não tem vontade de arrumar esta casa, e prefere estar fora dela do que dentro deste caos visual , que por mais que você arrume nunca fica bom. Mas se você volta para uma local agradável onde tudo tem seu lugar, com objetos e cores que você aprecia, é como se estivesse num pedacinho de você mesmo . Não dá vontade de sair, mas de chamar os amigos para estar perto de você curtindo esta sensação gostosa de aconchego .

3) RECEBER MAIS, quando sua casa esta adequada a você , naturalmente faz com que você traga para perto de si as pessoas que gosta, então assistir um filme em casa, fazer um jantar em casa, fazer um churrasco para os amigos em casa, e assistir ao futebol em casa, torna-se natural constante e prazeroso. Passamos a receber mais as pessoas que gostamos.

4) AUMENTA A CONVIVÊNCIA FAMILIAR , quando temos filhos e a casa não esta adequada, temos a sensação de que a casa esta sempre bagunçada e barulhenta, e convidar alguém para vir para casa parece algo fora do contexto, e ficar em casa com as crianças parece programa pouco agradável, então, ou saímos com eles e acabamos oferecendo a eles algo que não seja nossa atenção, como cinema, correr no parque ( enquanto estamos no celular )levar na casa de amigos para brincar, ir ao shopping comer e etc. Mas se temos uma casa gostosa e adequada para você e para as crianças, aumentamos nossa convivência familiar, participamos mais da vida dos pequenos, observamos melhor suas reações com outras crianças, e proporcionamos para eles momentos mais familiar, aumentando a intimidade entre a família. Pois enquanto fazemos o churrasco eles podem nos ajudar com os temperos, podemos assistir filmes como "Batman versus Superhomem" sem perder alguma cena porque eles querem ir ao banheiro, ou conversando com os pequenos sobre o filme. Ver seus filhos brincando com os amigos dentro de casa e observar como ele reage quando contrariado, ou se os amigos tem o mesmo tipo de educação que você dá ao seu filho.



Enfim são inúmeros os momentos que uma casa decorada pode proporcionar a você e sua família, sem mesmo saber que é por isso que você está em casa , mas acredito que o melhor de todos é COMPARTILHAR , compartilhar o prazer de estar em casa, na companhia de quem você ama, sentindo-se bem e proporcionando a todos a sua volta o prazer que você está sentindo .


Para as mulheres, que são mais sensíveis ao visual isto é muito fácil de reconhecer , mas em geral o marido não partilha da mesma opinião, e quando queremos adquirir algo que nos satisfaça visualmente e nos crie sensações de prazer, ouvimos do companheiro, um PARA QUÊ gastar com isso, afinal não é necessário ! Neste momento gosto de lembrar aos senhores, que um carro mais possante com rodas de liga leve também não é necessário, mas causa a ele uma sensação de prazer ! E que pagar mais caro pelo apartamento com churrasqueira também não é necessário mas trará a ele ótimos momentos ! Assim como aquele computador de ultima geração não vai deixá-lo mais produtivo de uma hora para outra, então não é necessário , mas vai despertar nele mais prazer em trabalhar !



Então posso dizer que em se tratando de uma decoração residencial ela não é essencial , nem necessária, mas com certeza proporcionará a você e sua família muito mais sensações de prazer e felicidade do que você imagina !


Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque