Como decorar uma loja passo a passo


Olá estou no meio da montagem de uma loja de moveis para quartos de bebes, então pensei, vou postar o passo a passo para quem quer montar uma loja . Vamos lá ?



Inicialmente o proprietário do comercio terá que responder algumas perguntas, eu tenho um formulário, bem completo de onde posso tirar as primeiras duvidas para entender o que o cliente realmente quer, as perguntas mais importantes são :

1) qual atividade será desenvolvida ? Comercio, prestação de serviços , escritório ou clinica

2) se a resposta foi comercio qual será o produto a ser comercializado ( roupas, calçados, decoração, papelaria, moveis, etc )

3) qual o espaço disponível ? ( em metros quadrados , ter o projeto arquitetônico do local em mãos )

4) qual a marca e as cores da marca ?

5) qual o valor que disponibiliza para a decoração e montagem ?

Com estas informações podemos realizar algumas propostas por exemplo o numero de ambientes ( em uma loja de roupas podemos fazer uma ante sala de prova junto aos provadores, banheiros, copa para funcionários, estoque e sala de administração e fornecedores ), para uma loja de moveis podemos fazer tipo show room ( com vários ambientes montados ou por departamentos ) , para uma escritório precisamos de mais informações como quantas salas, qual o fluxo de pessoas, quantos são os funcionários, estudar cada função para adequar o mobiliário de forma ergonômica etc.

Enfim quanto mais informações, melhores serão as propostas .

Para a loja que estou montando , eu já conhecia um pouco do trabalho pois havia montado a primeira loja destes proprietários, mas mesmo assim recebi uma série de novas informações que foram vitais para chegarmos a melhor combinação entre vendas e decoração.

A proposta era a mesma da loja anterior : criar ambientes de quartos de bebes que repassem aos futuros clientes a sensação e imagem de estarem dentro do quartinho de seu bebê completamente pronto, isto é com o mobiliário, kit de berço, kit de higiene, dossel, papel de parede de demais acessórios decorativos. A nova loja possui uma estrutura perfeita para show room, longa e ampla, também ficou definido que teríamos vários estilos e da mesma forma vários preços, buscando atender a todos os gostos e bolsos.

Então vamos juntos neste empreitada ?

Passo 01


Iluminação : o que temos , o que podemos aproveitar e como adequar. Em uma loja que possui produtos é importante dar destaque ao produto que se quer vender, para isto utilizamos lampadas focadas de cor amarela para dar destaque ao produto e sombrear o restante. Para trabalho o ideal é mesclar lampadas brancas e fortes com lampadas amareladas mais suaves , acendendo separadamente, pois durante o período de trabalho intenso manter a iluminação branca e para momentos mais relaxantes iluminação amarela, por exemplo recepção sempre com lampadas relaxantes ( amareladas e focadas ) para uma cozinha lampadas fluorescentes brancas.


Vou exemplificar com loja de bebê: possuíamos luminárias brancas tipo industrial de pendentes, tiveram que ser substituídas por lampadas focadas para dar enfase aos moveis e sombrando os espaços de transição. Sobre o caixa as lampadas são focadas , assim como nas mesas de atendimento. Como o pé direito é alto tivemos que trabalhar lampadas de longo alcance com foco dirigido e amarelado. O ideal é buscar uma consultoria pois pode fazer uma grande diferença no negocio. Eu mesmo já fiz várias via internet .


Outro detalhe importante é se o teto é de laje ou de gesso, se for laje , se o proprietário tem interesse em colocar o gesso ( ideal ) senão a iluminação deverá ser trabalhada com luminárias de sobrepor e trilhos.

lampadas focadas


Passo 2 :


Piso: Em geral fica complicado alterar quando o piso do local não está somente no contrapiso, hoje utilizamos para região de bastante trafego o porcelanato ou cerâmica, especifica para alto trafego. Caso o local possua um piso que não seja adequado o mais indicado é estudar o trafego e colocar um piso indicado, muitas vezes o mais fácil é o carpete de madeira alto trafego que pode ser aplicado acima do piso existente. Mas também deve ser considerada uma consultoria principalmente em se tratando de clinicas, consultoria, academias de ginástica, escola infantil e modalidade que possam apresentar algum risco .

No caso da loja o espaço possui um porcelanato claro, de cor neutra com excelente dimensão ( 80 X 80 cm) e sendo assim não foi preciso alterar.


Passo 3 :


Divisórias