Quartos para pré ou adolescentes


Este post foi sob encomenda, então vamos lá !



Quando vamos iniciar qualquer decoração, principalmente em ambientes íntimos, como quarto e banheiro, temos que levar em conta o estilo do cliente, se é esportivo, estudioso, qual o hobbie, o que gosta de fazer nos momentos de lazer, se é extrovertido(a) ou mais tímido(a), tudo isso influencia direto na decoração. Neste caso vou dirigir para pré adolescentes em geral.

Dependendo do tamanho do espaço, é muito interessante que tenhamos , uma cama confortável que sirva também de apoio ( pois ama levar os (as) amigos (as) para o quarto, uma bancada para estudo com tomadas, para colocar o carregador do tablet, note ou qualquer outro aparelho eletrônico, armário , suporte para trecos ou prateleiras e espelho. (este ultimo item pode ficar dentro do armário se o quarto for pequeno).

Nesta fase de pré adolescência há uma diferença bem grande entre meninas e meninos, enquanto eles ainda se prendem em personagens, esportes, times elas estão interessadas em parecerem adultas ( é uma fase cheia de trejeitos e mini adultas ) neste caso a maquiagem e a forma de se vestir são bastante imitadas das novelas e clipes , sendo assim um espaço para a maquiagem que pode ser a mesma da bancada de estudo. sendo assim segue uma relação do que deve haver neste quarto :

  • cama baixa e confortável ( se houver bicama melhor, para amiguinhos que venham dormir ),

  • bancada de estudo com local para computador, ou videogame, ou tablet com mais de duas tomadas,

  • prateleiras ou estante para trecos,

  • ganchos para mochila da escola,

  • penteadeira com espelho (pra meninas)

  • espelho grande ( se possível - fase de identificação com as mudanças do corpinho ),

  • armário preferencialmente embutido com espaços grandes para guardar materiais esportivos ( principalmente meninos ).

  • cadeira para estudo .



Se optar em fazer um quarto sob medida com os moveis embutidos deve conter os elementos acima.Se a opção for colocar somente o armário embutido e o restante como moveis avulsos a orientação é a mesma , no entanto deve-se prestar bastante atenção para as medidas dos moveis avulsos para caberem no local e manter a proporção.

Dica: mesclar moveis embutidos e avulsos ( o quarto pode ganhar contornos diferentes conforme a colocação, e podem ter uma flexibilidade maior dos mobiliário).


Iluminação


neste quesito precisaremos de lampadas amarelas focadas para dar aconchego propiciar descanso ao quarto , e lampadas fortes para a bancada de estudo podem ser brancas ou amarelas, devem acender separadamente das demais.

Para o quarto das meninas sugerimos um lustre no ponto central que dará mais feminilidade, no entanto o rebatedor no ponto central é sempre a opção perfeita para meninos e meninas.


Os pontos de foco devem ficar no perímetro do quarto a 30 cm da parede aproximadamente 3 a 4 focos em um quarto , sob a bancada de estudo recomendo uma luminária avulsa, e no ponto central o rebatedor ou lustre ( deve se acender os pontos focados em duas teclas diferentes e o ponto central numa terceira tecla ) tanto por economia quanto por flexibilidade de iluminação.




Piso


Indico sempre carpete de madeira por seu aconchego, facilidade de manutenção e sua características de temperatura , se o quarto for pequeno um piso claro ajuda a ampliar, se o quarto for grande pode trabalhar amadeirados clássicos ( com cor de madeira ), se a porta do quarto for em madeira o piso deverá ser o mais próximo possível da cor da porta ( ou pintar a posta com um verniz na cor do piso ).



Tapetes


Sempre dão aconchego na decoração e principalmente porque nesta fase sentam muito no chão, para não haver erro coloque um tapete liso ( em uma unica cor), e que sejam fácil de manter e confortáveis( tragam prazer ao tocar com os pés - macios) pois colocar um tapete de sisal e sentar nele vai coçar e marcar em cinco minutos .




Paredes são as estrelas do quarto, vamos considerar que termos uma janela e uma porta ( duas paredes recortadas) e uma com o armário de fora a fora , sobrou uma unica parede , e nela vamos focar o estilo do quarto, a seguir vou demonstrar algumas opções :


feminino :


Para as românticas, papel de parede ou tecido floral ou adamascados.

Para as mais modernas : pinturas fortes e adesivos

Para as clássicas : tons pasteis




masculino:


adesivos, quadros com motivos mecânicos, fotos de carros, aviões, veleiros, jogos de polo ( sempre em preto e branco com paspatour branco em moldura preta ou branca( para moldura branca parede colorida) listras em azul marinho com branco, ou em diversas cores nos tons de azul, verde, cinza ou nestas mesmas cores em liso. e adesivos, usar e abusar dos adesivos, preto e branco ou colorido, de ondas, de trens, de detalhes enormes de cabines telefônicas e etc.



O que colocar nas paredes das meninas : quadros com fotos, acessórios de paredes como prateleiras para livros e fotos encostados, objetos diferenciados como nichos forrados em renda ou espelho enfim uma infinidade de produtos. quando for colocar os acessórios ter em mente : formar uma forma geométrica com uma moldura de aproximadamente 30 a 40 cm da parede e colocar ali os objetos e quadros , ou coloca-los simetricamente . Para quartos mais modernos, varal com fotos, quadro de avisos com diferentes formas. Papel de parede de navegação ou motivos masculinos como cálculos, plantas mecânicas e etc.





Revestimentos diferenciados ( existem um numero sem fim) desde cerâmicas, madeiras trabalhadas, ladrilhos, pedras, tecidos, painéis, espelhos, carpacio de pedras e etc.... e podem e na maioria das vezes, devem, revestir a parede inteira ).



janelas ou varandas :


Cortinas em linho nas cores off White , cinza, fendi, mate, tanto faz para meninos ou meninas, podem ser em sanefas ( revestidas de espelho, madeira , pintadas, de tecido) ou no varão, para meninos NUNCA VARÃO DOURADO , para meninas, qualquer cor, dourado, prata, branco, patinado, envelhecida e etc .

DICA : Importantíssimo: a cortina curta jamais, sempre longa do teto ao piso preferencialmente passando de 10 a 20 cm da janela na lateral e se for com varão ( no máximo 20 cm acima da janela )


PERSIANAS : para meninos é sempre a melhor indicação, mas deve obedecer algumas regras ( do teto ao piso )nunca dentro do requadro da janela , o mais chique são as persianas de madeira ( podem ser as sintéticas porque o efeito é o mesmo e não desbotam )sempre 50 mm e preferencialmente com fita preta ou da cor da madeira escolhida , as de alumínio, também são bem vindas desde que obedeçam a mesma regra e na cor NÃO INVENTE , alumínio, prata ou preta, com fita preta ou prata.



Para as meninas as persianas são bem vindas da mesma forma, e devem obedecer as mesmas regras do teto ao piso nunca dentro do requadro da janela , o mais chique são as persianas de madeira ( podem ser as sintéticas porque o efeito é o mesmo e não desbotam )sempre 50 mm e preferencialmente com fita preta,branca ou da cor da madeira escolhida , as de alumínio, também são bem vindas desde que obedeçam a mesma regra e na cor NÃO INVENTE , alumínio, prata, champagne, ou preta, com fita preta, prata ou bege. E no caso de persianas para meninas, em estilos mais românticos com xales laterais em tecido.



As demais persianas de tecido principalmente as romanas são bem vidas, para as meninas devem acompanhar o xale ou dossel ( véu por cima ) , a cor das persianas de tecido devem ser brancas( para as meninas ) preto ( para os meninos ) ou da cor mais próxima da parede ( neutra = off White, beges, concreto claro, fendi e mate ) MANTEM-SE A REGRA do teto ao piso)nunca dentro do requadro da janela.



DIFERENCIAIS : neste caso são as ideias que darão personalidade ao quarto, vou postar várias fotos mas algumas valem comentários :

masculinos : pranchas de surf colocadas na parede, skate colocado na parede, roldanas de veleiros, raquetes de tênis, hélices de barcos , hélices de aviões, vários monitores, instrumentos musicais enfim tudo aquilo que fizer parte do gosto e Hobbies do dono do quarto.

Femininos: rendas, vários espelhos, tecidos estofados, nichos coloridos, flores , fantasias emolduradas, fotos em toda a parede, varais de vários tipos e estilo, iluminação de fio ( luzinhas de Natal), ganchos diferenciados, chapéus românticos, enfim o que agradar a adolescente naquele momento, todos clocados na parede !







Enfim o mais importante é que o quarto do pré adolescente ou do adolescente, tenha a cara, o jeito deles, e que neste pequeno mundinho eles sintam-se à vontade para criar, sonhar, e crescer!


Se gostou compartilhe, curta e principalmente cadastre-se no site!













Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque