Que tal algumas informações sobre acessórios ?

Tenho um post antigo que fala da diferença de mobiliar e decorar, posso dizer que de forma muito resumida, decorar é colocar os acessórios de forma harmônica. Podemos considerar por exemplo um vestido preto básico , se colocarmos rasteiras coloridas e pulseiras coloridas, podemos ir ao clube, a piscina ou ao supermercado, se colocarmos meia fina salto alto e colares de pérolas podemos ir a casamentos, batizados ou jantares sofisticados. Na decoração o mesmo acontece, dependendo dos acessórios podemos ter uma decoração aconchegante, sofisticada, moderna , vintage e etc.


Por isso digo que decorar é uma arte , visto que acessórios são conjuntos de objetos que determinam estilo, personalidades e sensações, e harmonizar vários itens é uma arte !


Vamos partir de um living com um sofá de três lugares, duas poltronas, uma mesa de centro e um apoio lateral .



Nosso ponto de partida será a cor do sofá , se for claro, tudo fica mais fácil se for escuro, temos que ter mais cuidado, se o sofá for claro e o piso escuro o primeiro acessório será o tapete, que pode ser discreto e deverá ser liso se houverem estampas no sofá ou nas poltronas, e que poderá ter listras, grafismos ou mais que uma tonalidade se o sofá e as poltronas forem lisas. O tapete é o contra ponto do piso se o mesmo é escuro o tapete deve ser claro e vice versa, ou podemos tomar o sofá como contraponto, neste caso sofá escuro tapete claro, sofá claro, tapete escuro.

Quando o tapete não erra? quando for obra de arte , isto é , tapetes de origem oriental ( paquistanês, iranianos, persas ) se forem originais, eles compõe e dão sofisticação a qualquer ambiente, se forem plágios ( belga, brasileiros tipo persa , etc) cabem em decorações mais clássicas .




Vamos passar a mesa lateral? Nesta sempre cabe uma luminária, pode ser clássica como um belo abatjour com base em madeira, cristal e design bem equilibrado ( a cúpula conta muito, deve ter proporção com o abatjour ( ao menos dois terços do tamanho da base e a cor clara é sempre mais acertada do que a cor escura, quanto mais neutra for a cor melhor e muito cuidado a lampada sempre mais fraca e AMARELA ). Ou pode ser luminária moderna em cromado. E que peças decorativas colocar sobre a mesa lateral ( uma enormidade de opções, mas vamos as mais conhecidas ) cinzeiros de cristal, caixinhas de prata ou cristal, cerâmicas tipo pinha, porta retratos, poches pequenos ou grande ( depende do tamanho da mesa) caixas, enfim em prata e cristal não se corre muito riscos, quando o objeto tem cor deve compor sutilmente com o restante da decoração, exemplo : tapete oriental ou em listras com vermelho escuro e um objeto cerâmico da mesma cor , tudo certo. Mas colocar um vaso amarelo e não existe mais nada que se ligue ao amarelo no ambiente , vai haver um desiquilíbrio .




Em resumo para quem não quer errar na mesa lateral coloca-se uma luminárias, dois livros com uma peça de cristal sobre o mesmo , e duas peças pequenas de prata, ou cerâmica discretas.


Mesa de centro, outro grande desafio , na verdade não basta acertar o objeto mas a forma de colocá-lo, em uma mesa quadrada ou retangular escolha dois lados opostos ( vértices) e monte pequenos universos de objetos dentro de uma forma geométrica imaginária ( quadrada ou retângulo) nesta forma imagina disponha os objetos decorativos ( ultimamente vemos muito lupas, antigas, pinceis largos antigos ) marmitas orientais, pequenos objetos com verdes , potiches de vários tamanhos, caixinhas de prata . Dica : se a mesa for baixa não se deve colocar objetos que se veem o interior. Vasos de cristal com flores naturais são sempre bem vindos. Novamente chamo a atenção para a proporção, nada de mesa pequena com objetos grande ou mesa grande com objetos pequenos. Outra opção mais fácil é um único objeto central de design

isso para mesas modernas com objeto moderno.



No sofá os acessórios são almofadas, em composição, para não errar : uma das cores igual a cor do sofá e a outra cor neutra ou da cor das poltronas. Mantas para sofás são difíceis de colocar é melhor evitá-las ou colocar em chaises como na foto abaixo.

Na verdade este assunto é bem extenso o ideal é um post sobre cada um, mas já dá para ter uma ideia.

Se gostou compartilhe , comente e principalmente não deixe de assinar o site , com ele você receberá os posts em primeira mão e poderá participar do nosso webinário de decoração !


Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque