A pressa é inimiga da perfeição

Em decoração também é assim, a pressa e inimiga da perfeição ! Nos dias de hoje está muito difícil encontrar profissionais, na área de construção, reforma e decoração que cumpram horários e tenham responsabilidade. É claro que há exceções ! Mas em geral quando contamos com muitos fornecedores diferentes, fatalmente alguém falha e nesta falha o cronograma vai embora e despenca como um dominó . Por isso o cronograma deve ser folgado, com um ou dois dias a mais de prazo para todos os fornecedores ( sem que eles saibam ) . Num cronograma básico de reforma ou decoração, iniciamos sempre pelo orçamento e peça a lista de materiais e exija o tempo de execução, e no cronograma coloque 2 dias a mais do pedido.


Antes




Depois



Se você for adquirir o material indico pegar a lista de todos os fornecedores e deixar uma semana para a aquisição do material, assim você pode cotar, e correr atrás dos materiais caso não encontre em um único fornecedor, muitas vezes acontece de não encontrar determinado espelho para tomada e ter que correr várias lojas até encontrá-lo . E para que os seus fornecedores te respeitem, na data combinada, todo o material deverá estar a disposição dos mesmos, e mesmo assim, muitas vezes eles "esquecem " algo e você tem que sair correndo pegar .Por isso não deixe para adquirir o material na ultima hora, pois se você não estiver com o material em mãos o fornecedor vai te deixar na mão !


Antes

Depois



Um dia antes ligue e confira o endereço, horário e serviço e coloque que você estará lá aguardando.


Ainda quando for realizar o orçamento peça para o fornecedor especificar o pedido, pois muitas vezes há mal entendido do tipo, os puxadores não estão inclusos no preço, ou o espelho é por conta do contratante. Observe atentamente cada proposta , pois interfere diretamente no preço, e muitas vezes "o molho sai mais caro que o peixe".


Quando o fornecedor possui um encarregado, trate diretamente com ele, esteja no local combinado no horário, e espere-o iniciar o trabalho, se você não puder permanecer no local, passe ao menos três vezes para saber se estão trabalhando conforme o combinado, é muito comum, sairmos do local e os trabalhadores saem atrás para terminar um serviço pendente , e o seu vai ficando para trás. Infelizmente temos que ser detalhistas e insistentes, senão a obra não sai no prazo determinado.


Faça um contrato básico e simples ( a finalidade é colocar uma multa por atraso ) assim você vai ter preferencia se ele tiver outros clientes atrasados . E não esqueça de pedir nota fiscal se quiser garantia do serviço, normalmente eles não colocam no preço o valor da nota, então precisa pedir quando realizar o orçamento.


Antes

Depois




Importantíssimo : se você nunca trabalhou com o fornecedor NÃO PAGUE ADIANTADO , dê uma entrada e se o combinado for à vista dê o restante ao término do trabalho.

Algumas dicas para saber se o fornecedor é bom :

1) preço justo ( não é o mais caro e nem o mais barato )

2) ter referencias

3) se possível ver pessoalmente algum trabalho por ele executado

4) em se tratando de serviços quando o fornecedor é bom e cumpre o prazo ele não faz questão de entrada, prefere receber ao final, mas acho sempre justo uma entrada de 20% para "selar " o acordo.

5) Imprevistos acontecem verifique as "fatalidades " do tipo tive que levar meu filho ao médico ( peça atestado ) sua folga no cronograma são justamente para isso .

6) utilize de motoboy ou uma loja multicoisas para pequenas aquisições e que façam entregas rápidas, assim não fica preso na falta de material.

7) bons fornecedores são organizados e deixam o local como encontraram LIMPO.


E como diz o título deste post a pressa é inimiga da perfeição, então não adianta ficar apressando o fornecedor, alguns serviços tem que ter um tempo para ficar bom, por exemplo o gesso tem que estar seco para ser pintado, a segunda demão de tinta tem que esperar ao menos 8 horas para que a tinta da demão anterior tenha "cura" completa, e outros aspectos de uma reforma ou decoração precisam de tempo, então não se estresse , fique preparado(a) para um atraso de 15 dias, se tudo correr perfeitamente você ficará surpreso e se atrasar você não levará sua reforma, ou decoração como uma tormenta mas sim como um prazer.





Outra dica importante é não querer fazer uma reforma ou decoração para uma data não factível, do tipo começar em 10 de dezembro mas tem que estar pronto para o Natal ! Afinal uma obra prima como os seres humanos levam 9 meses para ficarem prontos !






Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque