Decoração Industrial



Em oposição ao post anterior este trás outro estilo completamente diferente , mas tão encantador quanto o boho ou folk, para quem aprecia decoração é até difícil de escolher. O estilo industrial embora tenha uma primeira impressão fria, integra-se tão bem a paisagem urbana que, para quem ama morar na cidade, vai sentir-se muito à vontade.




Este estilo nasceu da necessidade de espaço para moradias em cidades como Nova York e Londres, e com o crescimento, as grandes cidades foram absorvendo bairros que antes eram estritamente industriais, estas industrias foram cedendo este espaço para moradias, e neste contexto nasceu o Loft ( espaço aberto praticamente sem portas ) e com ele o estilo Industrial .





Assim temos imensos barracões onde antes operavam indústrias , com as caraterísticas inerentes à sua antiga função, por exemplo pé direito alto, janelas grandes, estrutura de telhado à vista ( sem forro) , elétrica em tubulação, paredes sem reboco, piso de cimento ou concreto, portas enormes , elevadores de carga, enfim toda a infra estrutura necessária as indústrias dos seculos passados.



As modificações para habitações eram mínimas e mantiveram a estrutura original , sendo assim as adaptações ocorreram acompanhando o estilo do local ou simplesmente com a colocação de mobílias necessárias à residencia dentro do espaço fabril.



Veremos então estruturas em ferro habitualmente pintadas de preto, muito vidro pois as janelas eram imensas para o melhor aproveitamento da iluminação natural, pendentes ou spotes para iluminação normalmente em metal na cor preto ou alumínio, os moveis ganham contornos mais sóbrios com cores como cinza, preto ou madeira natural. Os espaços são enormes o que dão uma sensação de amplitude e liberdade , os objetos decorativos acabam se tornando o próprio espaço com um ou outro detalhe como quadros ou painéis pintados, grandes tapetes, ou enormes peças que restauradas tornam-se verdadeiras obras de arte nas imensas paredes.



As cozinhas são adaptadas nos locais onde haviam tubulações hidráulicas, ganham mobiliário seco e simples, tendo o primordial como excelência, os eletrodomésticos ficam aparentes e normalmente na cor alumínio ou preta.