Sensação térmica e psicologia das cores


Quem já não ouviu falar de sensação térmica ? A real temperatura nem sempre é a que sentimos pois dependem de fatores externos como umidade e vento. Mas existe uma corrente que coloca que as cores influenciam nesta sensação,e, é essa ideia que inúmeros estudos defendem: que as cores dos ambientes podem causar efeitos psicológicos, podendo despertar diferentes sensações de acordo com a coloração de uma parede. Em geral as pessoas sentem um grande prazer com a cor, já que os olhos necessitam dela tanto quanto da luz. Um exemplo disso é a satisfação que sentimos quando, num dia nublado, vemos o sol iluminando uma parte isolada da paisagem, tornando as cores visíveis.


Sendo assim, a cor tem o poder de estimular, animar, irritar ou até mesmo deprimir.


Cores quentes x cores frias


As cores são divididas entre quentes e frias quando o assunto é a temperatura. Desse modo, os vermelhos, laranjas e amarelos possuem todas as qualidades de calor, pertencendo ao grupo das cores quentes. Já os tons azulados e acinzentados possuem todas as qualidades de frieza, causando a sensação de refrescância e encaixando-se nas cores frias


Sendo assim, é possível considerar as cores um dos fatores que influem sobre a climatização, causando impressões sobre a temperatura e até mesmo de fato podendo alterar o ambiente termicamente dependo das condições de absorção do calor.



Refração e absorção


Além das cores quentes e frias influenciarem na sensação da temperatura, podemos considerar outros fenômenos característicos das cores: a refração e absorção de luz e de calor.Quanto mais clara, maior a refração; e quanto mais escura, mais absorção.


O caso do preto, é um exemplo disso, pois absorve calor e deixa o ambiente mais quente. Desse modo, um quarto com paredes escuras ao “puxar” mais calor torna-se mais aquecido.

Já um com paredes claras reflete o calor, amenizando a sensação de aquecimento e ficando mais fresco.



Cores e sensações


Reunimos abaixo diferentes colorações em uma escala e as correspondentes sensações relativas à temperatura que podem ser provocadas por elas de acordo com o ambiente:

– Amarelo

É a mais clara das cores e a que mais se aproxima do branco. O amarelo traz a sensação de calor, estimulando o ânimo e a vivacidade.