Brisas de verão - Ar condicionado


No post passada a brisa do verão era de ventilador, neste a brisa sera Ar condicionado.

Nada mais gostoso do que chegar da rua e entrar naquele ambiente fresquinho do ar condicionado, só que este maravilhosos aparelho tem lá seus segredinhos, vamos tentar desvendar alguns deles.


Deve-se considerar que o ar condicionado deve ser para ambientes internos .




Quando vamos adquirir um ar condicionado ficamos perdidos nos tipos, modelos, carga energética e um tal de BTU.Não tenha medo, o BTU é seu amigo, ele quer dizer “unidade térmica britânica” e chegou pra te salvar. BTU é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura. Calma, vamos explicar melhor, quando citarmos um BTU, pense na unidade 600. Então, vamos calcular: para cada pessoa ou equipamento ligado no ambiente, acrescente 600 BTUs. Além disso, a cada metro quadrado, acrescente mais 600 BTUs.

Por exemplo, numa área de 50 m², com 2 computadores e 3 pessoas você, precisará de um aparelho de ar-condicionado de 33 mil BTUs. Veja o cálculo:

50m² x 600 BTUs = 30.000

3 pessoas x 600 BTUs = 1800

2 computadores x 600 BTUs = 1200

Somando os resultados, o ar-condicionado ideal para esse ambiente é uma máquina de 33 mil BTUs.

Detalhe importante: se o local a ser instalado o ar-condicionado tiver exposição ao sol, acrescente 800 BTUs ao resultado final do cálculo.Ou para facilitar seguir a tabelinha:


Existem vários tipos e modelos de ar condicionado, vamos a algum deles:


Split

O ar-condicionado Split funciona tanto em ambientes grandes como pequenos. Muito procurado para ser usado em ambientes comerciais.

Este e um modelo que trabalha em duas peças, a condensadora, que fica do lado externo do ambiente e resfria o ar, e a evaporadora, que é instalada do lado interno, responsável por liberar o ar frio gerados lá fora. Modelos como Split chegam até 80 mil BTUs.

A instalação requer ajuda de um profissional, pois há necessidade de um buraco na parede para a passagem das tubulações.




Mini Split

Segue o mesmo modelo do Split, só que o tamanho da evaporadora é menor, ideai para ambientes menores e mais compactos, como uma sala comercial ou um quarto.




Splitão