Sustentabilidade

Hoje é a palavra da moda , mais do que isso é o futuro, é a nossa responsabilidade para não ameaçar as futuras gerações, mas o que é afinal sustentabilidade e o que ela tem haver com decoração ? Na verdade tudo, fui buscar informações técnicas e tracei um paralelo entre a decoração e sustentabilidade, e me senti habilitada a sugerir algumas atitudes para quem quer decorar com responsabilidade e consciência.



Conceito de sustentabilidade


Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.


Ações relacionadas a sustentabilidade


- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. Neste caso a decoração fala diretamente de todas as matérias primas utilizadas em mobiliário, na confecção de tecidos e demais objetos utilizados .




- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica. Assim como como a reciclagem de objetos que já exploraram áreas verde e que não podem retornar a forma orgânica natural, mas podem ser reutilizados como objetos dos quais já foram transformados, evitando novas extrações. Por exemplo uma cama de madeira maciça pode ser pintada, pode ser restaurada e reutilizada com novos encantos.




- Ações que visem o incentivo à produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos; neste caso a decoração atinge diretamente ao paisagismo e ao verde criando ambientações para o próprio cultivo, assim como o algodão utilizado na fabricação de tecidos . E o que não dizer de coberturas verdes, jardins suspensos, paredes verdes, além de lindas e decorativas influenciam no clima, e colaboram para inúmeros fatores sustentáveis. Lembro-me sempre de uma cena em StarWar em que a senadora Padmé retorna ao seu planeta Naboo e seus jardins suspensos, a beleza é estonteante, fruto da imaginação mas perfeitamente executável ! Obra prima de arquitetura e decoração !




- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento. É impossível pensar em decorar sem pensar em extração mineral, pois temos na maior parte de tudo que utilizamos a presença destes minérios e minerais, desde a porcelana até estrutura de uma parede, a utilização de minerais está sempre presente.




- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica, solar e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar. Neste caso a decoração está em tudo que se utiliza energia, desde o processo de iluminação ao consumo de energia do refrigerador, Televisão, ar condicionado, acho este tópico tão importante que coloquei abaixo um vídeo referente a geração de energia através de usinas fotovoltaicas. Você sabia que em uma residencia de 200 metros a usina de geração de energia que vai te propiciar uma redução de 95% da conta de luz tem um custo menor do que o revestimento do piso ?