A vez é Francesa - hoje, parisiense !

Tenho uma certa obsessão à França desde menina, quando fiz 15 anos todas as minhas amigas queriam ir para a Disney ( era super moda , e faz tanto tempo que acho que a minie usava fraldas ) e eu queria ir para Paris. Hoje minha filhinha tem 8 anos e outro dia me perguntou mamãe quando vamos viajar ? Eu sem pensar respondi quando você fizer quinze anos teremos nosso tempo só de mulheres em Paris... dá para acreditar ? Nem perguntei se ela queria .... Mas na verdade , não é a vez que é francesa é um pouquinho de minha alma que é francesa. Amo tudo que relaciona-se a França, do sotaque a culinária, da historia as charges, e no mês passado tropecei em uma edição da Taschen´s Paris (Taschen é uma editora que publica principalmente livros sobre arte.A missão declarada da empresa é publicar livros de arte com ótima qualidade editorial, a preços populares) , e acredite numa pilha de promoção , me agarrei nele ( o livro) e saí da livraria como quem sai de uma joalheria .



Nesta semana por alguns imprevistos tive que ficar de cama e então ele olhou para mim, eu para ele e deliciei-me com as fotos de Vincent Knapp, e pensei vou postar sobre decoração francesa. Ficaria ,dias , horas e meses, pesquisando sobre arquitetura e decoração francesa, mas minha proposta é mais humilde, quero tentar repassar com vocês características que fazem com que uma decoração ganhem ares de ' la vie en rose', mas neste post darei enfase a decoração parisiense, e no próximo entraremos no interior da França . Vamos lá :

Iluminação : Sabia que Paris é denominada cidade luz ? Só que deveria ser cidade luz amarela , pois o Japão por exemplo poderia ser cidade luz branca . Enfim qualquer decoração que tenha por intenção trazer um pouquinho da França para dentro de seu espaço, deve amarela e suave, criando o efeito luz e sombra tipicamente frances.


Piso: Vários, diferentes, coloridos, cerâmicos , de madeira, mas sempre com muitos , muitos tapetes.


Paredes : principalmente tecidos, papeis, pintura, quadros sobre papeis, cada uma de uma padronagem, dentro de uma combinação unica que requer convivência e experiência para acertar, no caso de papeis de parede é um pouco mais fácil porque os importados da frança já apresentam uma padronagem.




Molduras: muiiiitas molduras nas paredes , sobre os papeis, , com papeis de um estilo dentro e outro fora, pintadas de dourado, branco ou madeira.



Cortinas: muitas cortinas, e pesadas do mesmo tecido da parede ou composê das mesmas, em veludo, adamascados, touile du jour, enfim cortinas de tecidos estampados e com detalhes, como cordões de seda, pingentes de seda bandô entretelado grande com grilôs.




Abatjoures e luminárias clássicas não podem faltar nas decorações francesas, assim como os lustres, que variam de cristal, do estilo tiffany a lanternas marroquinas. Geralmente pomposos grandes e coloridos, os mais clássicos de cristal com cúpulas em pergaminho



Mobiliário: requintado com curvas , molduras e design como bombee francesa ( comoda ) cadeiras entalhadas como Luiz XV e Luiz XVII , mesas de madeira trabalhada , entalhada e com acabamento refinado, envernizado. Cadeiras estilo medalhão, poltrona estilo luiz XV ou marquesa com entalhes, sofas com estrutura de madeira entalhada e encostos captone. Pufes redondos, com captone e composê de tecidos. Mesas laterais com bases entalhadas ou com toalhas em veludo que vão até o chão. O mobiliário dos anos 40 também são muitíssimos apreciados.




Detalhes, muitos detalhes, a decoração francesa é rica em detalhes, desde entalhes, toques ou pinturas a ouro, pingentes de seda das cortinas até as chaves das portas, franjas, grilos, franzidos, que estão desde nas cúpulas do abtjour aos estofados, nas cortinas, enfim em todos os lugares, estátuas art deco são super apreciadas; espelhos, de todos os tamanho, com molduras pesadas, douradas, rebuscadas; quadros grandes com tapeçarias, quandros pintados à óleo, sempre com molduras ricamente entalhadas. Tudo na decoração Francesa é sofisticadíssimo, glamouroso, opulento, com excessos harmoniosos.



Camas com dossel são rebuscadamente franceses, princialmente sobre a cama entalhada e dourada ou em trabalhos de ferros artísticos maravilhosos . é muito comum nos quartos dossel fixos nas paredes de onde saem tecidos pesados e ricos como veludo e adamascados.




Cristais, flores,prataria e peças orientais não podem faltar na decoração francesa. O melhor do mundo era trazido para os franceses e, eles sabiam usufruir. Casos com flores NUNCA faltam, assim como uma mesa ou bandeja arrumada com os mais lindos talheres de prata, copos de cristal , louças chinesas ou inglesas e com classe, muita classe !





Moveis em ferro são forjados como uma obra prima, e os portões uma verdadeira obra de arte .Estão presentes nos guarda corpos, corrimãos, moveis, portões, grades, pontes.



A França durante seculos, baseou sua arquitetura , decoração e paisagismo enfim em todos os aspectos culturais ( os Iluministas que os ressaltem) em riqueza, opulência, exageros e sofisticação.


Ao andar pelas ruas de Paris veremos este glamour em todos os lugares e sentidos.


Então, que tal uma decoração francesa ? d'accord ????


Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque