A vez é Francesa - hoje, parisiense !

Tenho uma certa obsessão à França desde menina, quando fiz 15 anos todas as minhas amigas queriam ir para a Disney ( era super moda , e faz tanto tempo que acho que a minie usava fraldas ) e eu queria ir para Paris. Hoje minha filhinha tem 8 anos e outro dia me perguntou mamãe quando vamos viajar ? Eu sem pensar respondi quando você fizer quinze anos teremos nosso tempo só de mulheres em Paris... dá para acreditar ? Nem perguntei se ela queria .... Mas na verdade , não é a vez que é francesa é um pouquinho de minha alma que é francesa. Amo tudo que relaciona-se a França, do sotaque a culinária, da historia as charges, e no mês passado tropecei em uma edição da Taschen´s Paris (Taschen é uma editora que publica principalmente livros sobre arte.A missão declarada da empresa é publicar livros de arte com ótima qualidade editorial, a preços populares) , e acredite numa pilha de promoção , me agarrei nele ( o livro) e saí da livraria como quem sai de uma joalheria .



Nesta semana por alguns imprevistos tive que ficar de cama e então ele olhou para mim, eu para ele e deliciei-me com as fotos de Vincent Knapp, e pensei vou postar sobre decoração francesa. Ficaria ,dias , horas e meses, pesquisando sobre arquitetura e decoração francesa, mas minha proposta é mais humilde, quero tentar repassar com vocês características que fazem com que uma decoração ganhem ares de ' la vie en rose', mas neste post darei enfase a decoração parisiense, e no próximo entraremos no interior da França . Vamos lá :

Iluminação : Sabia que Paris é denominada cidade luz ? Só que deveria ser cidade luz amarela , pois o Japão por exemplo poderia ser cidade luz branca . Enfim qualquer decoração que tenha por intenção trazer um pouquinho da França para dentro de seu espaço, deve amarela e suave, criando o efeito luz e sombra tipicamente frances.


Piso: Vários, diferentes, coloridos, cerâmicos , de madeira, mas sempre com muitos , muitos tapetes.


Paredes : principalmente tecidos, papeis, pintura, quadros sobre papeis, cada uma de uma padronagem, dentro de uma combinação unica que requer convivência e experiência para acertar, no caso de papeis de parede é um pouco mais fácil porque os importados da frança já apresentam uma padronagem.




Molduras: muiiiitas molduras nas paredes , sobre os papeis, , com papeis de um estilo dentro e outro fora, pintadas de dourado, branco ou madeira.



Cortinas: muitas cortinas, e pesadas do mesmo tecido da parede ou composê das mesmas, em veludo, adamascados, touile du jour, enfim cortinas de tecidos estampados e com detalhes, como cordões de seda, pingentes de seda bandô entretelado grande com grilôs.