Quarto montessoriano

Quando fiz a primeira Angels decor baby sugeri para as proprietárias um quarto montessoriano, infelizmente na época não foi possível, então quando veio a proposta para Angels Decor Maringá desde a primeira conversa ele estava lá o montessoriano !


A proposta montessoriana é baseada na filosofia educativa de Maria de Montessori, vamos conhecer um pouquinho sobre esta filosofia ? Já falei dela no post como montar um quartinho de bebe passo a passo, mas vale a pena relembrar .


Maria de Montessori, que foi a primeira médica mulher na Itália, ela fundou o sistema de educação Montessoriano.


Princípios do Sistema de Educação de Maria de Montessori
  • respeitar e incentivar a criança

  • dar liberdade de movimento

  • incentivar a independência e a tomada de decisão

  • proporcionar oportunidades para aprendizado

Enfatizar atividades sensoriais, dentre outros

Para iniciar a montagem de um quarto infantil utilizando a filosofia de Maria de Montessori o ponto de vista da criança deve ser totalmente levado em consideração. O espaço deve ser especialmente preparado para que a criança se movimente livremente e com segurança. É reconhecido que a criança se desenvolve mais completamente (mental, emocional e fisicamente) quando tem liberdade para mover-se e explorar o ambiente. Assim, este deve ser pensado para a criança e não apenas para facilitar as tarefas dos adultos.Tópicos a serem levados em consideração ao se montar um quarto montessoriano:



Berço

O berço é um limitador de movimento. Assim, o primeiro passo é abolir este item e utilizar o colchão ou um futon diretamente no chão ou em cima de um estrado baixinho ou um tatame de E.V.A.. Dessa forma, a criança pode descer da cama quando quiser, para explorar o seu quarto. Ao lado do colchão, pode-se colocar um tapete que além de amortecer uma possível queda, proporcionará estímulos sensoriais diferentes.


Segurança

Tomadas elétricas e objetos pontiagudos devem ficar fora do alcance das crianças. O ideal é que a mãe ou o pai se coloquem na posição da criança e avaliem os riscos do local.



Estímulos


Segundo Maria de Montessori, nos primeiros anos de vida, a criança elabora os próprios conceitos pela ação e pelo contato com o mundo em que vive. Ela atua pela ‘mente absorvente’ e os órgãos sensoriais são os captadores dessas informações.


Um espelho é um estímulo importante; o bebê gosta de ver rosto humano e assim, vê-lo a qualquer momento é sempre bom. Além disso, é importante o bebê reconhecer o próprio rosto e os movimentos do seu corpo; isso o ajuda a entender que é uma pessoa distinta da mãe. Por segurança, é importante que esse espelho seja de acrílico e fique bem fixado na parede.


Para o estímulo auditivo, músicas ou sons de violão ou flauta são uma boa pedida. Músicas de compositores clássicos em geral são adoradas pelos pequenos.


Os bebês novinhos adoram móbiles feitos com formas geométricas e cores fortes. Deve-se tomar cuidado para que o móbile não seja alcançado muito facilmente a ponto de a criança poder puxar o móbile para baixo, o que poderia machucá-la.


Livros e revistas também podem ser deixados ao alcance da criança, para que ela folheie, veja as figuras e mesmo rasgue as páginas.