SALAS DE JANTAR

Os italianos concordam comigo, o melhor da casa e a sala de jantar, ou de almoço, café da manhã, lanche da tarde , enfim o local onde fazemos nossas refeições. Lembro-me que na minha casa tinha a sala de jantar e a copa, a sala de jantar servia para as grandes comemorações, isto é Natal, Ano Novo, e as vezes um aniversário. A mesa era enorme de cerejeira com 12 lugares ocupava um espaço danado e quase não usávamos. Em compensação a copa era o local onde fazíamos todas as refeições. Era uma outra época onde podíamos ter espaços sobrando e bastante pessoas para ajudar a limpar , mas eu desde minha primeira casa sempre usei a "sala de Jantar " para todas as refeições. É claro que isso também tem muito haver com a cultura da família. Tive a oportunidade de conhecer a casa de uma Sra. italiana muito conhecida por sua massa espetacular em Curitiba , na casa dela a mesa saia direto do fogão era longa e tipicamente italiana, lembro-me de ter ficada encantada com a mesa.



Enfim vamos conversar sobre os tipo de mesa para refeições, creio que as mais praticas são as madeira , e redondas , ainda aumenta esta praticidade, pois é fácil de limpar , aguenta o tranco do dia a dia, inclusive crianças, e as redondas sempre cabe mais um ! São as minhas preferidas. Os modelos são diversos, clássicas, rusticas, com bases em cromado ou vidro, enfim de tudo quanto é tipo, mas estamos falando de forma e material, as cadeiras para esta sobre este tipo de mesa tem que ter harmonia com a mesa, mas não existe mais o "conjunto de jantar", existir , existe mas não são mais tendencias , atualmente vende-se as mesas separadas das cadeiras, e esta combinação depende muito do gosto. Mesas redondas requerem espaços maiores e em geral a dica para as medidas são as seguintes:






Não é novidade que é mais difícil colocar as mesas redondas na decoração do que as quadradas ou retangulares, pois quando temos um local já determinado com a forma fica mais simples de acompanhar, embora nem sempre seja o ideal, mas quando pensamos em mesas redondas, devemos ter em mente uma mesa quadrada no espaço que reservamos para utilizar esta mesa, no local onde cabe a mesa quadrada, cabe a redonda , nas mesmas proporção obviamente.





Dica importante e que nem sempre é observada, é que quando formos adquirir as cadeiras, se houverem braços, os mesmos devem entrar abaixo da mesa , senão a distancia entre o encosto e a mesa fica muito grande e com isso desconfortável , tanto para realizar a refeição como trabalhar, escrever, ou realizar qualquer atividade sobre a mesa. Independente da forma da mesa as cadeiras tem que ter proporção entre a s alturas da mesa e das cadeiras.