TENDENCIAS

Vou começar com uma lista de tendencias para 2018


1) vai explodir o estilo industrial



2) Irá fortalecer o lixo que é luxo, peças rusticas transformadas com design enriquecidas com materiais nobres, dentro de espaços nobre



3) O clássico vai tomar espaço.


4) O design com toques orientais vai se manter em alta.


5) As cores vão ganhar tonalidades mais quentes e fechadas (tons de marrom) combinadas com cinza e preto, o Hit será o verde musgo, ou verde escuro.




6) Os contrastes vão aumentar ( rustico com clássico , branco com preto, cores frias com cores quentes, designs retos com detalhes em curvas, objetos sintéticos com naturais ).




7) as misturas de estilos vão aumentar e as dificuldades para fazer sozinho com equilíbrio será um desafio !


8) O estilo bem determinado será mais importante do que o estilo do momento.



9) as bases palitos serão substituídas pelas bases estilo varetas .



Mas agora vamos conversar sobre TENDENCIAS ?


Está aí uma palavra que chama atenção , TENDENCIA, mas não é nada fácil trabalhar com ela. Em primeiro lugar quando as tendencias surgem elas precisam formar opinião, então as pessoas que a adotam em geral são ousadas e inovadoras, depois que as tendencias tornam-se moda, deixam de ser tendencias, aí vem a febre de aquisição, passa-se pouco tempo e dependendo da tendencia, ninguém mais aguenta ver aquilo ! este é o nascer, crescer e morrer das tendencias.


Mas porque estou falando isso, por um único detalhe, a rapidez com que a moda passa ! E em decoração as aquisições tendem a ser duradouras, por exemplo um sofá hoje de preço e qualidade média dura aproximadamente de 5 a 8 anos, e seu tecido deve ser trocado pelo menos a cada três anos se existem crianças na casa, agora você consegue se imaginar três anos com um sofá amarelo ou azul turquesa , olhando e convivendo com ele todos os dias ?



Pois é as tendencias podem ser terríveis em alguns anos, basta olhar a moda, como os cabelos dos anos 90 com topete e um desfiado atrás da orelha para dar volume e que parecia uma orelha de elefante , eu falo porque usei, e hoje quero morrer quando vejo as fotos ! Mas por outro lado pode ser MARAVILHOSAS porque dão charme , elegância e atualizam os espaços. E nos renovam sempre.


Então como trabalhar com elas ?



dicas :

1) As tendencias são caras independente de ser um simples vaso azul, então espere virar moda para poder adquirir. Quando são tendencias você só irar encontrar em lojas mais sofisticadas e em numero reduzido, terá pouca oferta e isso eleva os preços.


2) Coloque as tendencias nos detalhes, uma ou outra peça, uma almofada com a cor da tendencia ou o material da tendencia ( pele ) , um cachepô, enfim detalhes que podem mudar de lugar ou desaparecer se aquilo causar um peso no seu dia-a-dia.


3) Existem as tendencias e os estilos, não confunda alho com bugalhos, o estilo quando bem trabalhado pode permanecer por muito tempo, a tendencia pode ficar cansativa. Por exemplo a cor amarelo ovo agora já virou moda e está entrando nas lojas mais populares, já o estilo vintage ou pop que agora é moda e foi tendencia a uma ano e meio atrás vai perdurar por uns 7 a 9 anos ainda na moda e depois se tornará um clássico ( isto se bem trabalhado ).



4) procure trabalhar tendencias com cores neutras, pois a possibilidade de cansarem demoram muito mais e elas podem retornar antes do que você imagina.

5) quando adquirir peças que ainda são tendencias seja criteriosa com a qualidade, pois será cara no memento da aquisição.Pois você estará formando opinião.


Enfim não interessa se a tendencia é uma nova televisão, uma nova decoração, ou novos sapatos esteja preparada para críticas, pois ser ousado e inovador tem o custo dos comentários, mas quer saber , VALE A PENA !



Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque