Escadas

Escadas sempre tem glamour, basta ver os concursos de misses, sempre tem uma escada, ou o filme "E o vento levou" com a casa maravilhosa de Clarck Gable e Vivien Leigh e aquela escada fantástica, sem contar os inúmeros filmes onde a escada é uma verdadeira assassina de vilões !

Mas este glamour deve ser trabalhado, isto é decorado ! Uma escada não é fácil de escolher , nem modelo, nem revestimento, nem corrimão ,e nem acabamento afinal é uma infinidade de opções , de materiais de revestimento e até mesmo de construção, mas uma coisa é certa a escada determina em muito o estilo do ambiente, então cuidado quando for escolher.




Vamos começar com as escadas de madeira, em geral pedem corrimão de madeira, podem ter o piso em madeira e corrimão em madeira ou em madeira com corrimão branco. As escadas em madeira são muito comum nos estilos clássicos e americanos, mas é bastante comum ver o piso em madeira e o guarda corpo e corrimão em ferro ornamentado, também um clássico, com requintes franceses !







As escadas podem ser de metal tanto piso quando guarda corpo e corrimão, muito comum em ambientes comerciais, Também temos escadas em cimento que recebem o mesmo revestimento cerâmico da casa, por exemplo porcelanato e o guarda corpo pode ser de inox, vidro, madeira ou ferro. Os guarda corpos de vidro são moda, estão em vários locais, e estilos, são leves e não influenciam no espaço . É sempre uma ótima opção.






Sempre que falo em escada tem algo que gosto de comentar porque acho um grande diferencial , mas que em geral no Brasil dificilmente é realizado, que é a terminação da escada, o ultimo degrau maior que os demais fazendo o apoio do guarda corpo e dando finalização e acabamento para escada. Você vai ver que em hotéis na Europa, em castelos, em mansões , nos Estados Unidos e outras cidades e países de cultura ocidental, sempre a escada acaba com um degrau maior e um detalhe diferenciado do guarda corpo e corrimão, e infelizmente aqui no Brasil a escada simplesmente acaba ! Mas veja abaixo a diferença que faz !






Sem contar as escadas diferenciadas, modernas, de design, são uma verdadeira obra de arte, uma escada que gosto muito é a escada suspensa que nasce somente o degrau na parede, acho-a linda !




E decoração na escada , existem inúmeras formas de decorar uma escada, o próprio guarda corpo já é uma decoração, mas fotos na parede, quadros, pequenos hall na curva da escada, luminárias diferenciadas, degraus com escritas, degraus diferentes, enfim idéias não faltam, depende do estilo da sua casa ou do seu ambiente comercial.





O importante é que as escadas sejam seguras obedeçam o patamar minimo de e máximo de altura, a extensão do degrau, e as regras de segurança para idosos e crianças, pois como vemos nos filmes uma queda na escada pode ser fatal !

Até mais!


Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque