top of page

Adesivos, um grande parceiro na decoração


Vai ser difícil desgrudar dele, pois tem um custo beneficio muito bom. O valor é acessível e faz uma diferença enorme. Embora não seja novidade na decoração, agora caiu na graça do povo, você vai ver em todos os lugares, de todas as formas e jeitos, lindos, fantásticos , e outros nem tão bem colocados assim.



Mas falar um pouco sobre eles na decoração. Temos dois tipos de adesivos os de recorte, e os de impressão, e no meio deste caminho temos os adesivos lisos ( mais utilizados para envelopar geladeiras, carros e outros ), os de recorte são os ideais para colocar silhuetas e trabalhar com o fundo existente, tipo transparente para vidro, ou uma parede pintada propriamente para receber um adesivo.



A primeira vez que utilizei foi em 2005 num show room de quartos onde adesivei um poema de Vinicius de Moraes em uma parede do quarto de casal, foi sensação na época, a pessoa que fez para mim fez uns 20 depois exatamente igual aquele. Hoje escrever na parede frases conhecidas, ou de autores conhecidos é bastante comum e encontramos os adesivos prontos somente para colocar . Até algum tempo atrás tínhamos que mandar fazer. Estes de recorte são ideais para frases, poemas, silhuetas e sombras.



Já os de impressão podemos deixar voar a imaginação, eles podem desde substituir um papel de parede como tapar uma trinca de uma porta de vidro de armário imitando o tecido da cortina, pode ser uma foto da família, uma paisagem , uma foto que dê profundidade ao ambiente, enfim pode ocupar uma parede inteira, uma porta, um móvel , uma janela , um espelho, enfim não há limites para sua utilização. Mas embora a imaginação possa correr solta o bom gosto deve predominar.






Inicialmente cuidado com os excessos, um local com muito adesivo pesa, dependendo do lugar e do adesivo pode transparecer algo sem requinte, muito vulgarizado ou comercial, imagens muito grande para lugares pequenos, não se consegue visualizar e fica confuso para quem está observando, adesivos com imagens devem ter contexto, por exemplo uma ambientação com folhagens tropicais em estilo clássico fica lindo, agora um matagal em um quarto pequeno parece que vai sair uma aranha gigante a qualquer momento. Fotos da família ou de pessoas da casa quando reproduzidas em tamanho grande devem ser feitas por profissional, alias qualquer reprodução tem que ser de imagens profissionais, senão vai ficar deselegante para não dizer terrível, e o que é pior ninguém vai te dizer porque envolve imagens da família. Então cuidado !!!!!!



Arabescos e tribais são bons exemplos de adesivos de recorte que ficam lindos em detalhes como portas e janelas. Outra utilização muito indicada é colocar adesivo com efeito de jateado para dar privacidade principalmente no box do banheiro fica ótimo. Agora um aquário no vidro no box do banheiro vai ficar com gosto duvidoso.


Uma forma legal de utilização de adesivos são espaços vazios e perdidos como por exemplo entre o guarda corpo e andar superior temos uma pequena parede com um metro lisa, vazia e no alto, neste espaço cabe um arabesco e fica ótimo.





Para dar um toque de humor os adesivos são perfeitos, como um apartamento de solteiro onde no hall de entrada tem o adesivo da Jessica Robert como que recepcionando quem chega !

Em alguns locais cabe super bem o plagio em adesivo como uma parede de fundo de um corredor com adesivo do mármore rosso verona ou nero maquita. Uma decoração industrial com uma coluna de tijolinhos, ou mesmo o efeito do cimento queimado em uma parede.


Enfim eles estão aí, vieram para ficar, e ainda veremos muitas boas ideias realizadas com ele nosso grande e grudento parceiro O ADESIVO.




20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page