top of page

Como montar um escritorio comercial passo a passo


Oi vamos conversar sobre ambientes comerciais? Inicialmente vamos ao espaço, que normalmente é uma sala de 30 a 70 metros quadrados, podendo ou não ser divida, conforme a atividade que vai ser exercida.




Num primeiro momento devemos observar o espaço :

1) luz natural

2) localização das Janelas

3) teto de laje ou gesso

4) pontos de luz e tomadas

5) ponto de água

6) banheiro com bancada, e acessórios

7) piso ( cor , tipo, rejunte )


Observados os quesito acima podemos pensar nas divisórias, caso necessárias:



Se houverem poucos pontos de luz e pouca iluminação natural teremos que dividir o mínimo possível e tentar deixar no mínimo um ponto por ambiente.


Responda as seguintes perguntas :

Você vai manter o piso existente ? Ele precisa refazer o rejunte, ou ser trocado ?

Você vai fazer gesso caso não haja ? Vai aumentar a quantidade dos pontos de Luz e tomadas ?


Faça um planejamento seguindo a seguinte ordem :

obras estruturais ( elétrica , gesso, pisos e divisórias )

obras decorativas ( iluminação pintura adesivos )


Coloque fornecedores e material na sua planilha, e prazo de execução dando folga de 5 dias a uma semana entre um serviço e outro .




Se for executar qualquer uma destas obras deve realizar antes de pintar, e providenciar

o eletricista para puxar os pontos ( neste caso vale a pena assistir a aula de iluminação que está no you tube no meu canal ) Não esqueça que deve ter lâmpadas brancas e amarelas, acendendo separadamente.

Definir como será a divisoria, pode ser de gesso, madeira, tecido, ferro , acm, vazada ou não, com ou sem porta .


Exemplo : para uma clínica de estética a divisória em tecido fica linda, já se for um consultório, o ideal é madeira, vidro, ou dry wall.




Depende muito da função, mas em geral hoje em dia os ambientes são abertos e possuem uma unica sala fechada, normalmente para reuniões .


Juntamente com o planejamento , definir o estilo, classico, moderno, industrial, vintage, enfim, o que mais se adequa ao seu estilo, sua necessidade ou ao seu bolso.


Para determinar os espaços é importante saber a sua utilização, o quanto de mobiliário será colocado e respeitar as circulações mínimas ( se não souber, considere o mínimo de 80 centímetros entre os móveis e corredores de circulação .


Determinado o número de mobiliário, lembre-se que eles ocupam espaço, o ideal é fazer a marcação no chão com fita crepe ( as divisórias e o mobiliário, assim vc tem exata situação da sua circulação). Na aquisição do mobiliário, compre na falta da medida que deseja sempre menor do que maior .



Busque alternativas, mesas de jantar para mesa de escritório, aparador para apoio lateral, gaveteiros com rodízios , buffet para armários, poltronas de sala de estar para a recepção. Enfim existem muitos móveis que podem ser utilizados como escritorio ou residencia , e ficam lindos !


Observe a ergonometria, pois quem vai trabalhar horas no mesmo lugar deve estar confortável e bem alojado para não desenvolver doenças que irão refletir no seu trabalho, como LER, dores nas colunas, varizes e outros.


A iluminação também deve ser adequada ao trabalho a colocação de pendentes sobre as mesas, ajuda nesta questão.


Com relação a iluminação, se for laje e o local tiver bastante iluminação natural colocar spotes de sobrepor em trilho eletrificado com lâmpadas focadas ( ar, par 20 ou dicroica - halogena ou de led amarelada ) e , e uma luminária com lâmpadas brancas para trabalho, sobre a mesa ou como pendente . Se for gesso colocar as lampadas brancas sobre a mesa e as focadas amareladas no perímetro da sala , sempre acendendo separadamente.





No piso pode-se organizar o existente, deixando o mais liso possível, com rejunte da mesma cor da cerâmica, ou colocar sobre o piso existe laminado de madeira , com cor de madeira. OU se o estilo comportar arrancar o piso se não for adequado e fazer o cimento queimado. Quero frisar a importância de determinar o local do mobiliário antes do piso pois podemos trazer a eletricidade via piso afim de eliminar o máximo a passagem de fios, se optarmos pos piso elevado fica fantástica esta solução, senão temos que quebrar o contrapiso e passar um conduite antes do piso programado .


Nas paredes pintar uma cor neutra todas as paredes, e se quiser dar destaque a uma parede, coloca-la na mesma cor com maior intensidade ( por exemplo as paredes cinza e uma grafite ), ou uma outra cor desde que acinzentada. A escolha da parede também é importante pois este diferencial pode alterar a sensação de amplitude, assim como muitas vezes é necessário pintar o bloco e não somente uma face. Por exemplo temos uma sala retangular e um banheiro e uma copa como se fossem uma pequena caixa colocada dentro da sala, então deve-se pintar o volume as parede que envolvem o banheiro.



No planejamento o prazo de execução deve dar uma folga de 5 dias a uma semana entre um serviço e outro .Para não encavalar se houverem imprevistos.


Sites onde vc pode adquirir com bom preço :


www.mobly.com.br para cadeiras e poltronas , cadeiras de escritorio e mesas

www.americanas.com. br para gaveteiros

www.LeroyMerlin.com.br para luminarias, pendentes, persianas, cortinas , quadros, acessorios


Deixar a base estrutural neutra ( de uma uma única cor ) tons de cinza, tons de bege, cru, tons de cimento ( fendi)

Exemplo : piso cinza , parede pintada de cinza ( Zepelim), teto em branco neve ou na cor da parede , persianas na cor da parede ou do mobiliário, iluminação na cor do teto ( branco ) ou preto se houverem detalhes em preto.


Formar uma base neutra com tons e sobretons da mesma cor.


Escolher a cor de destaque ( a cor que vc desejar ) e escolher um volume ou parede para colocar esta cor diferenciada ( pode ser também a mesma cor em um tom mais escuro ) verificar bem em que parede colocar , para não fechar o ambiente ! Se quiser ampliar o ambiente uma parede em espelho é um ótimo recurso ).


A cor de destaque pode entrar :

1 ) uma parede,

2) nos assentos das cadeiras,

3) na fita da persiana

4) no objetos de mesa ( porta lápis, porta cartão e lixo )

5) na poltrona da recepção ou nas almofadas do sofá

6) nos quadros

7) nos adesivos

8) em vasos com verdes


IMPORTANTE A COR DE DESTAQUE SER TAMBÉM ACINZENTADA . Verde tiffany em tom acinzentado, azul mais acinzentado, verde concreto, fendi e preto. Para tons mais quentes podese usar terracota ( vermelho com laranja e preto) , caramelo ou café com leite, e marrom escuro.




Determinar se será persiana ou cortinas e a quantidade e metragem. Em escritórios são interessantes as horizontais em madeira sintética inclusive branca e preta, em alumínio prata ou preto, sempre com 50 mm e com fitas preferencialmente. Ou modelo double vision ( rolo listada com tela vazada e blecaute ).


Se optar por cortinas, colocar na cor mais aproximada da parede mais clara ( cinza, bege, cru), SEM FORRO E SEM BLECAUTE !!!! Em tecido liso em cor lisa e com leve transparencia como linho.


Recepção pode colocar poltronas ou sofá dependendo do espaço, se for sofá a cor deve ser neutra ( nos tons da cor base( paredes) , se for poltrona podemos abusar um pouquinho , mas sempre em tons acinzentados.




Colocar uma mesa de apoio e uma luminária, ou um aparador , com um espelho acima, ou adesivo, ou quadros. A iluminação da recepção deve ser sempre amarelada e indireta se possível, ou focada. Tapetes são bem vindos , mas somente na recepção.


Se houver uma recepcionista, pode-se colocar um aparador de vidro como mesa , ou uma mesa totalmente de vidro, ou de espelho , algo diferenciado, menor e mais estreito . Ou fazer um balcão de gesso acartonado ( dry wall) revesti-lo de porcelanato ou adesivo, e colocar tampo em madeira, vidro pintado ou espelho.


Copa


Se ficar à vista colocar um gabinete abaixo da bancada ou colocar a cuba embutida ou sobreposta a um aparador, montando um café ! Ou simplesmente um aparador com bandejas de louças e uma máquina de café e filtro .


Se ficar à parte fora da vista dos cliente, colocar um gabinete para guardar os materiais e uma prateleira para acessorios. É importante um móvel alto ( na copa ou banheiro para guardar vassouras e material de limpeza )


Nichos soltos pode formar um lindo apoio.



Banheiros :


Pintar a parede em listado de preto e branco cria um enorme diferencial , ou colocar adesivos . Sempre com uma apoio abaixo da pia para guardar papel, sabonetes e toalhas, e o ideal são sempre descartáveis .

Se houverem azulejos que a cor do rejunte seja da cor do azulejo, e se for antigo o ideal é emassar os rejuntes e pintar por cima.

O acento do vaso na cor do vaso

Espelho em toda a parede de quina a quina acima do rodapia Ou com molduras.

A pia preferencialmente com bancada, com aromatizador de ambientes.

Pequenos tapetes frente a pia dão aconchego.



Boas ideias


Gosto da ideia de uma mesa rústica com poltronas mais modernas à frente do café tanto para refeições, conversas descontraídas, conversas com clientes É diferente e muito útil.


Colocar lustres diferenciados na recepção é uma ótima ideia( dá uma sofisticação )


Verdes no escritório ( artificiais ou naturais ) quebram o ar desértico de escritorio , assim como flores ( orquidias , paredes verdes etc).


Adesivos motivacionais ou que ajudem a administrar o espaço comum, são sempre apreciados .


Quadros de recados e avisos , são importantes quando bem utilizados.


Então basicamente é isto , mas se tiver duvida escreva pergunte, comente ! e se gostou compartilhe !















20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page