top of page

Os 5 erros mais comuns na decoração comercial

A decoração comercial parece fácil, mas não é, pois requer pesquisa tanto da função a ser desenvolvida como do volume de tráfego no local.


Vamos aos erros mais comuns:



1. Falta de espaço


falta de espaço no trabalho (decoração comercial)

Em geral, nos estabelecimentos onde é feito atendimento, aperta-se quem está trabalhando (funcionário) para beneficiar quem está aguardando (cliente), quando deveria ser o contrário. Quem está trabalhando vai permanecer no local por aproximadamente 8 horas e deve estar confortável, e ergonomicamente trabalhando. É claro que o cliente tem prioridade, mas ele deve permanecer no local por um curto período de tempo, sendo assim, não vai dar tempo de ele sentir-se desconfortável.

A falta de espaço resulta em quebra das regras de ergonomia e consequente sintomas físicos, oriundos de repetições que acabam resultando em prejuízos ao empregador.



2. Iluminação errada


iluminação errada no trabalho (decoração comercial)

A iluminação para o trabalho deve ser adequada. Se o local for escuro, deve-se prestar muita atenção à iluminação que irá ser colocada, tanto para o trabalho como para o descanso. Se houver bastante claridade natural, a iluminação deverá ser readequada .



3. Conforto térmico


conforto térmico no trabalho (decoração comercial)

É um item pouco considerado com relação aos funcionários e uma grande preocupação com relação aos clientes. Deve ser uma preocupação para todos! Quem trabalha incomodado, trabalha mal. Passar calor ou transpirar no ambiente de trabalho é muito desagradável, ou congelar com excesso de ar frio também! O ideal é uma temperatura de 22 a 25ºC. Infelizmente, o controle da temperatura só é possivel com ar condicionado, que cada vez mais tem que fazer parte do local de trabalho.



4. Aproveitamento inadequado


aproveitamento inadequado no trabalho (decoração comercial)

Principalmente no que diz respeito a mobiliário. A cadeira com a espuma do assento vencida, mesas bambas ou inclinadas, principalmente em lugares onde o cliente não vê, são mais do que comum, e o funcionário acaba desestimulado a realizar suas funções nestas condições.



5. Acústica


acústica no trabalho (decoração comercial)

É horrível ir a um lugar onde o ruído, música e/ou barulho são constantes. Isolar os locais com barulho necessário é um bom canal, assim como prestar atenção aos materiais que formam aquele zumbido no ambiente que chamamos de reverberação. Alguns materiais não absorvem o som e local fica parecendo uma caixa de abelha.



Estes são os erros mais comuns em uma decoração comercial e que são difíceis de diagnosticar num primeiro momento - principalmente para os clientes - mas que atuam diretamente no rendimento de quem está trabalhando.


 

Quer ter certeza de que não vai errar na sua decoração comercial?


20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page