3 tendências da decoração comercial ou corporativa

Pretendo lançar um curso de decoração comercial logo logo, por isso estou dando ênfase a este tipo de decoração. Se este não é bem o seu foco, não deixe de aproveitar as orientações para um home office ou até mesmo para outros ambientes da residência, afinal, dicas são sempre válidas!



1. Estilo Industrial


Este chegou para ficar, pois consegue uma mistura de sofisticação com despojamento, combinação ideal para o comércio, pois dá credibilidade ao produto ao mesmo tempo em que atinge todos os públicos.

A decoração industrial deve ser composta por cores como cinza, preto e branco, e é muito importante dar a sensação de que era a única cor disponível, pintando teto, portas e janelas na mesma cor - com isso o estilo fica mais característico, a cor de destaque fica sempre por conta do preto ou do grafite.

O revestimento de tijolinho, madeira de demolição ou bloco de cimentos também é um grande aliado deste estilo. Pode ser o material propriamente dito ou adesivos que os imitem. O piso geralmente é de cimento queimado (ou piso pintado na cor concreto), mas para ambientes mais requintados o piso de madeira (ou laminado de madeira ) fica melhor.

A iluminação é trabalhada com as calhas suspensas para passar a fiação e spots na cor da calha, preferencialmente preta ou metálica na cor original. Iluminação sempre focada para decoração e descanso, acendendo separadamente da iluminação de trabalho, na cor branca.

Os espaços devem ser amplos e sem muitas divisórias, estas quando aparecem devem ser de ferro e vidro, ou somente vidro. Madeira e adesivos entram nestes ambiente para quebrar o frio destes materiais.

O mobiliário em ferro preto, cobre ou alumínio com tampos de madeira, cabos de aço suspensos , cimento e vidro. Sofás e cadeiras em couro. Para fechar estes ambientes, fotos em branco e preto em molduras pretas. Tapetes coloridos dão o toque final.

Se quiser trazer mais classe e aconchego, abuse de plantas naturais. Um móvel clássico ou um lustre de cristal também criam um contraste lindo e sofisticado, ideal para escritórios masculinos, restaurantes, lanchonetes, escritórios corporativos, comércio masculino ou alternativo.









2. Branco e Rústico


Esta outra tendência é mais leve, porém com aspecto bem rústico. O branco toma conta das paredes e até do piso, principalmente no estilo lavado, e as paredes apresentam certa rusticidade como tijolos de demolição pintados de branco, como se a pintura fosse direto sobre o tijolo ou sobre o concreto, sem o acabamento da massa corrida, assim como uma textura de rolo simples, acrescentando rusticidade ao ambiente.

Neste caso, a iluminação também é trabalhada com calhas ou embutidos em branco (na mesma cor do teto), criando somente um movimento de materiais da mesma cor. A regra aqui é a mesma: Iluminação focada para decoração e descanso, acendendo separadamente da iluminação de trabalho, na cor branca. Lustres de ferro com pintura rústica clara são os ideais.