Você conhece a prática da decoração?

Como em qualquer profissão, quando você conclui o curso, independente de ter feito estágio, você imagina que a prática seguirá as instruções recebidas na teoria. Mas posso lhe garantir: é completamente diferente! É como um advogado que sabe escrever uma petição mas não protocolou, então chega ao fórum... e agora? O mesmo acontece na decoração. Você chega no espaço, olha para o mesmo, olha para a cliente... e agora? O que fazer?


Vou te passar 5 dicas do que fazer ao encontrar com o cliente.


1. Marque com o cliente no local que será decorado


Sugira uma consulta sem compromisso no local afim de você conhecer o espaço, verificar as dificuldades e então poder ter uma ideia do trabalho que será desenvolvido.

Faça as medidas preliminares e, enquanto isso, dê algumas sugestões para a cliente de forma ampla e genérica, ou comentários do tipo: "Que espaço interessante! O que você gostaria de fazer aqui? Como você imaginou?"

Se possível, fotografe o local - serve de registro para caso se esqueça de algo e também servirá para o portfólio (antes e depois).





2. Tenha seu portfólio em mãos


Se for seu primeiro trabalho, não demonstre insegurança. Apresente alguns trabalhos realizados na sua formação, ou simplesmente selecione trabalhos que você goste, de estilos e ambientes diversos (aproximadamente uns trinta, ou mais) e mostre para o cliente. Veja o que ele gosta mais para determinar o estilo, e faça algumas sugestões genéricas dentro do estilo.




3. Não pense que todos os seu trabalhos serão sobre um espaço vazio


Em geral, as pessoas querem gastar o mínimo possível, e aproveitar o que elas têm o máximo possível. Se quiser ser um bom profissional, é isso que terá que fazer. Então coloque a criatividade sobre o que a cliente possui e procure decorar como se fosse para você, respeitando aquilo que realmente é importante para o cliente.




4. Observe atentamente os itens abaixo

e faça pequenos comentários para mostrar que sabe o que está fazendo


Iluminação

Comentários: só há um ponto no local, precisamos de mais, podemos colocar um trilho com mais spotes. Tem intenção de fazer gesso ? Se for fazer precisamos organizar a elétrica primeiro! (Se for seus primeiros trabalhos, fuja do gesso, pois com mais experiência, depois, ficará mais fácil). Podemos trabalhar lâmpadas focadas para criar um efeito decorativo de revista.


Pintura

Se a pintura estiver boa...

Comentários: Podemos deixar esta cor, a pintura está boa e a cor é neutra, conforme o estilo poderemos colocar uma parede revestida com madeira, tecido, papel, tinta de efeito cimento queimado, espelho etc.


Se precisar fazer a pintura...

Comentários: Podemos alterar a cor? Faria grande diferença e o custo benefício é enorme, pois nada influencia tanto na decoração como as cores das parede. Sugiro uma cor neutra, mas mais moderna, como cinza ou fendi .