Como começar a sua decoração

Escrevo, escrevo, escrevo.... e será que estou conseguindo ensinar?


Bom, de uma forma simplista e didática vou tentar repassar os primeiros passos para tirar sua decoração da imaginação ou do papel e concretizá-la. Vamos começar a realizar.


Separe o que é estrutural do que é decorativo

Quando optamos por uma decoração que necessita de obras (quebrar, mudar, trocar, pintar, colocar, instalar, enfim, qualquer procedimento que vai ficar definitivamente na decoração) chamamos de estrutural, pois fará parte da estrutura do imóvel. Por exemplo: pontos de luz, novos pontos de hidráulica, novos pontos de tomadas.



Orçamentos e fornecedores

Antes de iniciar qualquer mudança, procure dois ou mais fornecedores de serviços, verifique as referências e lembre-se que qualidade tem preço. Este é um item que não devemos economizar pois seu reparo é difícil, cansativo, e estressante.

Peça o orçamento e faça um contrato básico de prestação de serviços. Exija informações do tipo: se o material está incluso, prazo de entrega e, por incrível que pareça, pergunte se eles têm as ferramentas necessárias, pois já aconteceu de eu contratar o pintor e a figura me aparecer sem rolo, sem bandeja, sem pincel. Dá para acreditar!? Dependendo do fornecedor, quando ele pedir o material, pergunte se pregos, presilhas, parafusos e buchas estão inclusos no material ou ele fornecerá, pois normalmente eles "esquecem" de pedir este itens.

Não é fácil escolher o fornecedor, você vai perceber isso durante o processo de orçamento.



Aquisição do material para fornecedor

Juntamente com a contratação dos serviços, verifique se o material necessário estará à disposição. A aquisição do material para o prestador de serviço deverá sempre estar no local do serviço um dia antes, porque, fatalmente, quando pedimos para entregar de manhã sempre chega à tarde; e o prestador passou a manhã inteira esperando.



Aquisições dos produtos

Para que fique tudo pronto ao mesmo tempo, ou em determinado prazo (como 1 ou 2 meses), a aquisição dos produtos especificamente decorativos deve ser feita na mesma época da contratação dos serviços, pois estes produtos levam, muitas vezes, até 30 dias para chegar ou serem confeccionados. Dessa forma, quando a parte estrutural acabar, a parte decorativa estará chegando para ser instalada. Por exemplo: assim que acabar a colocação do piso, chegam as persianas para serem instaladas, ao mesmo tempo do mobiliário sob medida, e logo depois o mobiliário avulso. Entendeu?



Com estes quatro itens você já tem subsídios e dados para montar seu cronograma e iniciar sua decoração.

Se for da sua preferência, pode esperar a parte estrutural ficar pronta e depois partir para as aquisições decorativas, mas não recomendo, pois a parede pode sujar, você pode perder o foco, e tudo ficar pela metade.

Mãos as obras e não desanime! Se for organizado, tudo correrá as mil maravilhas!


Quer ter certeza de que não vai errar na sua decoração?

Conheça a Consultoria em Decoração da Márcia