Consultoria de Decoração: a forma econômica de alcançar resultados

Se você é daqueles que fica no "compro ou não compro?", "gasto ou não gasto?", "será que vai ficar bom?" e acaba nunca saindo do lugar, então sem dúvidas a Consultoria em Decoração é o caminho que precisa seguir.


O que é a Consultoria? É um manual através do qual o cliente tem por escrito e por fotos o que deve fazer para alcançar o resultado que almeja em sua decoração. É simples, didático e fácil de compreender. Não precisa entender de projetos e nem de decoração, e como as fotos auxiliam fica muito difícil errar. É só mostrar para o fornecedor o que quer, ou melhor, o que está na foto, e executar! Além disso, vai um cronograma para não passar um serviço acima do outro - desta forma, não há desperdício e você não perde dinheiro.


Eu desenvolvi a Consultoria em Decoração quando prestava serviços para uma empresa de pinturas especiais, pois chegava no cliente e ele começava: "o que faço naquele canto? Acha que o sofá está do modelo ou tamanho certo? E a cor, é esta mesma?". Enfim, um milhão de dúvidas e uma vergonha danada de perguntar para o profissional que ele contratou o que deveria fazer ou de dizer que não gostava de determinadas cores ou estilo. A situação ainda era pior porque ele ficava perguntando para a cortineira, para o pintor, para o marceneiro e naturalmente cada um dava uma opinião, o que deixava o cliente ainda mais em dúvida.


Baseada neste ritual frequente resolvi montar um manual de decoração. Mas como cada caso é um caso, e por isso devem ser observados individualmente, comecei a pensar em como realizar isso de uma forma rápida e econômica (pois o custo era sempre uma das maiores dificuldades) e então desenvolvi a Consultoria, que é justamente uma análise do que está errado na decoração e como é possível corrigi-la a fim de proporcionar um resultado harmonioso.


Mas como realizar isso de forma rápida e compreensiva? Inicialmente retirando o que dá mais trabalho e leva tempo - no caso o projeto - e que muitas vezes o cliente não entende nada. Qual seria então a forma mais fácil de compreender? Visualmente. Ou seja, vendo o que está sendo sugerido. E, neste caso, nada melhor do que uma boa foto. Para completar o pacote e evitar atrasos, nada melhor que um cronograma que evite desperdícios e apresente resultados. E foi assim que nasceu a Consultoria em Decoração (ou Design de Interiores).


Com tudo isto, o custo do tempo da hora trabalhada do profissional diminui e os riscos ficam por conta de quem executa o serviço por solicitação do cliente, que negocia o prazo, o preço e escolhe o fornecedor, o que era outro grande problema dos clientes em geral. Assim o profissional pode cobrar menos, e o cliente realiza o que foi sugerido a seu tempo cronológico e financeiro, além de poder imprimir sua marca pessoal - quando, por exemplo, o profissional sugere um sofá em linhas retas, o cliente tem a liberdade de escolher se quer com braço largo ou estreito, com almofadas soltas ou fixas, ou seja, como quiser, desde que seja em linhas retas e não ultrapasse o tamanho sugerido. Resultado: o cliente sente que ele mesmo está decorando seu próprio espaço, e sem cometer erros, enganos ou desperdicios.


Deu tão certo que cheguei a fazer mais de 300 consultorias por ano em Curitiba, e já fiz consultorias para muitos outros locais do Brasil e do exterior, via internet.


Como fazer? - Hoje em dia, com tantos recursos tecnológicos, só precisa mandar as medidas do local e as fotos ou um filminho do seu espaço, e então o profissional já sabe como te orientar. O profissional envia um orçamento de quanto vai custar e, se o cliente aprovar, monta a consultoria e envia por e-mail. Então, é só seguir o manual e voilá! Seu espaço estará decorado!


Quanto custa? - O custo varia muito com relação à dificuldade do local. Eu cobro por hora técnica que vou levar para montar a consultoria. Em média, gasto de 4 a 5 horas por ambiente. Quando vou até o local, tem o tempo que levo para ir e voltar, para ver, analisar e desenvolver as ideias em cima do que o cliente já tem. Enfim, costumo fechar em R$ 800 (oitocentos reais) por ambiente, porque somando todo o tempo gasto, em geral, dá umas 10 horas de serviço.


Veja o que minha amiga e cliente Marcela, que fez uma consultoria em Londrina, na época em que eu morava em Curitiba, tem a dizer:



Viu só! É fácil, rápido e bom para todo mundo!


Se quiser mais informações sobre a Consultoria em Decoração, entre em contato comigo.


Se estiver com apenas uma duvidazinha pequena, do tipo "que cor coloco?" ou "que modelo fica melhor?", não hesite em me mandar um recadinho pelo face, pelo post ou pelo site. Será um prazer poder te ajudar! ;)




Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque