Como mudar a decoração rapidamente sem gastar muito

Fala sério, dar uma nova cara à decoração de casa é o que todo mundo quer! Portanto, vamos a algumas dicas que quem faz consultoria utiliza em praticamente todas as consultorias...


Em 90% dos casos, mudamos a cor da parede. Por que? Porque nada interfere mais em uma decoração do que as cores - e principalmente na parede. Na maioria dos casos, indico uma única parede. A menos que o ambiente esteja com as paredes sujas ou com cores que realmente não vamos conseguir administrar, mas, em geral, pintar uma única parede não é um bicho de sete cabeças e pode ser realizado por você mesmo. Eu vivo pintando as paredes, da minha casa, escritório, casa da minha mãe, dos amigos, enfim, pinto as paredes para um evento por exemplo. No Natal, pintei uma árvore e depois transformei em meia parede preta e meia caramelo. É rápido, barato e divertido (custa um litro de tinta).


Cuidados: a cor a ser pintada deve ser mais escura que as demais paredes e a parede a ser pintada deve ser a que tem menos recortes (portas e janelas). Se o local for retangular, pinte uma das paredes maiores; se for quadrado, tanto faz. Mantenha a cor das paredes sempre o mais neutro possível (normalmente, brancas, ou tons de off white), e na parede a ser pintada podemos ousar, usando até tons da moda, como verde thifanny, cinza, concreto, preto ou caramelo. A cor que vai usar vai determinar o estilo, então cuidado!






O segundo segredo para quem quer "dar um tapa" na decoração sem gastar muito é a capa para o sofá. Não aquela que se compra pronta nas Pernambucanas, que tem elástico e fica parecendo uma cortina drapeada. Estou falando de capas sob medida em tecido brim (ou algodão, lonita... cada região do brasil chama de um nome!). Peças de brim peletizado você vai encontrar desde 18 reais (o metro quadrado) até 80 reais, e o tapeceiro vai cobrar em média 300 reais para um sofá de dois lugares.


Isso vai transformar seu sofá e, se sujar, é só jogar na máquina de lavar. Minha capa tem aproximadamente 18 anos. Depois da primeira, nunca mais tive sofá sem capa. Se colocar o debrum ou roletê fica ainda mais chique. Prefira tons neutros, como cinza claro, marfim, bege clarinho - pode abusar dos clarinhos porque pode lavar o quanto quiser!