top of page

Os Acessórios fazem a diferença !

Quando vou a casa de clientes para orçamento faço a questão de ressaltar a diferença entre mobiliar e decorar, e deixar claro que decorar é o todo e mobiliar é somente a colocação dos móveis, e em geral o homem da casa pergunta e falta o que ? Faltam os acessórios, e daí vem a pergunta fatal : para que eles servem ? A minha resposta é sempre a mesma, para que servem as rodas diferenciadas dos veículos, ou o acabamento mais refinado, ou aquele som com superultramultimidia, ou mesmo para que serve a gravata ou o salto alto ? Resposta : Para fazer a diferença !




Os acessórios funcionam da mesma forma, e muitos deles tem função, como tapetes , lustres, puxadores e etc., outros a função é embelezar, decorar, dar classe e glamour , ou dar aconchego, dar personalidade ao ambiente !



Mas em geral o gastar com acessórios trás um aperto no coração daqueles que não são amantes da decoração, e é muito comum os cliente concordarem em pagar pela iluminação, mas pelo tapete ....hummm vem logo a pergunta não pode ser mais barato ? Ou pelo potiche chinês que dá classe e requinte ao local daí temos que mostrar na revista, na novela , nos filmes e assim vai.




Alguns acessórios podem ser muito simples como um pote de vidro, já outros tem que ter um certo requinte como óleo sobre tela, gravuras e aquarelas . É difícil mensurar o valor do quadro que seu filho fez na escola, mas ele pode ganhar uma moldura adequada e estar na parede da sua sala de TV ou no corredor, ou no home office enfim existem acessórios de valor sentimental, nestes casos misturá-los com outros é a melhor opção.





Mas quais os acessórios que devemos adquirir ?

Eu sempre recomendo os clássicos, bons quadros ou gravuras, ou replicas dos bons, cristais, objetos em prata, peças de porcelanas chinesas, não precisa ser original hoje temos muitas replicas e dependendo do bolso podemos nos utilizar deste recurso !





O que eu não recomendo, peças de modismos como cerâmicas de cores fortes, porquinhos e sua turma, sapos , sapinhos e anões, enfim para tudo tem lugar e estilo, mas estes são mais complicados de colocar. O que também não recomendo são flores artificiais de cores esquisitas que não se encontram comumente na natureza, como orquídeas azuis, girassóis vermelhos, enfim flores artificiais ou similares tem que ter muito, muito cuidado pois podem causar o efeito contrario ao desejado.





Porta retratos dão vida e personalidade a casa e mesmo ao escritório, sempre virados para a entrada, os maiores atrás e os menores à frente , intercalados para se ver as fotos. Que tipo ? depende do estilo, preferencialmente sem letras ou palavras do tipo love, eu e você e etc.... estes ficam para os quartos das adolescentes , aí sim !


Espelhos, com molduras, sem molduras, grande pequenos, redondos, quadrados retangulares e em qualquer lugar fazem a festa !

Uma vez fui madrinha de casamento de uma grande amiga, que conhecia desde criança e com quem tinha bastante intimidade, e ela havia acabado de se formar em arquitetura e estava faceira com a nova profissão e montagem do novo apartamento. Então enviei para ela uma garrafa de pinga com uma flor de papel crepon dentro, bem kitsch, em tons de rosa fluorescente, algo realmente fora do que ela esperava, que achei em um posto de gasolina de beira de estrada e com semblante bem discreto entreguei o presente, lembro-me da expressão de susto com constrangimento e aquela dúvida você está me zoando ? durou uns 30 segundos para ela cair na risada e na real mas o noivo que não me conhecia tanto ficou até engasgado !!!!!!Mas em uma festa mexicana até que ficaria bonita !


Os acessórios demonstram muito do seu gosto pessoal, como sempre digo não existe nada feiro, existe mal colocado. E aproveitando o gancho onde e como colocar, o ideal é separar por cores e objetos pequenos sempre em coquetel com outros, sobre um grande como uma bandeja ou livro. Nada separado e médio, tem pouco amontoa , se der dois coquetéis coloque um de cada lado, se não der , comece do meio para fora.



Onde colocar ? Aparadores ( não pode esquecer que os aparadores vazados requerem objetos abaixo como peanhas, lanternas pufes e arranjos de verdes ) podem ter objetos de vários tipos, luminárias ( normalmente nas pontas , e se quiser maior equilíbrio, do mesmo tamanho ), bandejas com copos e garrafas, potiches de vários tamanhos de cores similares, castiçais em coquetéis, uma única peça tipo escultura moderna ao centro , vasos de cristais e objetos de cristais. Enfim colocados com equilíbrio qualquer objeto se torna decorativo. Nas mesas laterais, nas mesas de centro, nas escrivaninhas, nos rackes, nos buffets, nos criados mudos, em prateleiras, nichos, estantes, cômodas, bancos, e até dentro das lareiras no verão ! Todos os lugares podem ter um acessório.






Nos quartos de bebes a tendência é mais requinte, mas nada que o pop não permaneça, as regras são as mesmas, objetos menores em bandejas, um pouco de um lado, um tanto de outro e sempre com quadros e detalhes na parede formando uma composição.






20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page