Churrasqueira ou recanto do guerreiro ?

Para a família do meu marido é o mesmo lugar ! Descendente de gaúchos radicados em Santa Catarina um lugar sem churrasqueira não pode ser um recanto de guerreiros !!!!! A churrasqueira trás um quê masculino, sem querer causar polêmicas, mas com certeza eles dão muito mais valor a este espaço do que nos mulheres, porque será? Diz a lenda que os homens desde os primórdios relaxam ao apreciar o fogo, durante as guerras, nos momentos mais difíceis, o descanso chegava ao anoitecer e ao contemplar o fogo para aquecer o corpo ou cozinhar o alimento os guerreiros conseguiam estabelecer com o fogo uma relação única onde conseguiam recuperar as energias e descansar a atividade cerebral. Verdade ou não , neste momento e em um país tropical como o nosso a apreciação do fogo é na churrasqueira e talvez por isso está "veneração" pelo ambiente onde a churrasqueira está !







Mas para ela estar completa precisamos uma série de aparatos que compõe este espaço, afinal não há fogo sem carvão, e precisamos guardá-lo em algum lugar ....o mesmo para os espetos e grelhas, e o sal e a tábua enfim precisamos do minimo para executar um churrasco dentro de um apartamento ou uma residencia, e um espaço para o homem se mexer espetar a carne, virar a carne, tirar a carne, enfim com certo conforto para ele fazer isso com satisfação, e é claro uma cervejeira por perto, aliás quanto mais perto melhor, ou uma chopeira, e os lixos ( orgânico e reciclado), então voce deve estar pensando preciso de quantos metros para colocar tudo isso ????? Na verdade para quem curte um churrasco independente do espaço, o importante é o fogo a carne e o copo cheio ! Então mesmo que o local pareça pequeno, com jeitinho cabe tudo e o seu guerreiro vai ficar feliz da vida com o espaço dele !




Quando pensamos em churrasqueira, o ideal é imaginar que a mesma poderia ou deveria fazer parte da cozinha , do espaço gourmet, e hoje para grandes apartamentos e novos projetos é uma realidade, mas para pequenos espaços a sacada acolhe este lugar que acaba se tornando um recanto familiar , então tem que ser prático, gostoso e funcional.


A sugestão mais comum são churrasqueiras com um toque de rusticidade , mas nada nos impede de espaços modernos para abrigar este tão desejado recanto. As perguntas que mais me fazem é qual o revestimento que devo usar na churrasqueira , uma vez que a churrasqueira é bem feita com tijolos refratários e proprios para isolar o calor, qualquer revestimento, os cerâmicos são os mais duráveis , como porcelanato, tijolinhos, ceramicas de diversos tipo e formatos, pedras rusticas ou polidas, vidro e até espelhos podem ser usados , mas o que mais tem aceitação são os cerâmicos com aspectos rústicos, como porcelanatos que imitam madeira, tijolinhos , e tijolinhos compactos. Mas muitas vezes a churrasqueria esta dentro da habitação, no espaço gourmet, e nestes casos revestimentos mais finos como espelho, pedras polidas, porcelanatos polidos, vidros são os mais adequados.



A famosa bancada de apoio, é um grande dilema, pois em geral as pessoas fazem alta, mas internamente deveriam ter no máximo a altura da mesa ( 75 cm ) no entanto quando o espaço é pequeno colocam a bancada alta e estreita , daí o churrasqueiro tem que ser bem alto, porque segurar o espeto e tirar a carne com o braço lá em cima, não é fácil não , então cuidado, o apoio deve ser mais baixo, o alto é somente para dar um visual melhor e respaldo para o churrasqueiro, como em bancada de bar. Outra situação muito comum são as banquetas na frente do da bancada, fica lindo, mas sinceramente não são as mais confortáveis, pessoas pequenas em banquetas sem apoio são um problema ( falo por experiência própria , tenho 1,55 m ) se a pessoa é alta ou tem as pernas longas, não consegue imaginar o que é saltar para sentar na banqueta , então como a média do brasileiro não é 1.80, vamos baixar esta bancada e colocar poltronas com mesa de apoio, fica lindo e todos confortáveis. Mas gosto é gosto e não se discute, em uma família de descendentes de holandeses, eu colocaria as banquetas !

Mas eu particularmente não gosto de bancada prefiro uma mesa, redonda à frente onde todos participam conjuntamente , além de ficar mais bonito, aos meus olhos !







Onde colocar os espetos e o carvão, tem que haver um espaço no móvel abaixo da pia de apoio onde caibam estas elementos tão necessários , além de que a pia de apoio é essencial , e de preferencial proporcional a churrasqueira, porque churrasqueira grande, sujeira grande , churrasqueira pequena sujeira pequena, então atenção a proporção !!!!!! outro problema é a churrasqueira muito profunda porque daí tem que usar grandes espeto e não tem onde guardar, é especial pensar em um lugar para a grelha , pois depois ficamos com aquele aparato para lá e para cá sem ter onde colocar, um porta espetos tipo armário de tempero e com local para a grelha, mas não muito estreito porque senão fica difícil de limpar !





E o piso ?, tái algo difícil pois o ideal é que seja super lavável e antiderrapante, o ideal é cerâmico, mas se quiser um piso tipo deck, faça com madeira adequada, dê acabamento adequado e lembre-se de dar manutenção , e manutenção é a cada seis meses, dá trabalho, mas fica lindo ! Um alternativa é um piso removível que possa tirar e lavar e fácil de fazer a manutenção .



E o cheiro,????? vamos pensar que cheiro de churrasco é uma delicia !!!! temos exaustores e coifas, mas uma boa churrasqueira com uma boa exaustão deveria dar conta do recado, mas nem sempre isso acontece, então , nestes casos, a higiene no dia seguinte e evitar materiais que absorvam muito o cheiro, o que é difícil quando se fala em ambientes rústicos, sendo assim vamos partir do principio que toda a moeda tem dois lados .


Mas vamos a algumas novidades temos inúmeras possibilidades de churrasqueiras e separei alguns que gostei muito, espero que gostem. E bom churrasco !!!!






Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque