Dicas para sala de TV e living social no mesmo ambiente

Hoje em dia com espaço cada vez mais restritos, menores e caros, a televisão passou a fazer parte da antiga sala de estar, e foi entrando devagarinho, e hoje, onde ela está é onde a maior parte das pessoas quer ficar ! Mas também deixou de ser apenas a televisão para ser um Smart fone, home Theater, um Big celular onde vemos fotos conversamos on line e até assistimos a televisão !



Sendo assim nos designers tivemos que nos adaptar a esta realidade e em pequenos espaços mesmo que ela desça do teto, ela tem que estar presente. É claro que não estamos falando de grandes espaços onde podemos nos dar ao luxo da sala de estar, ou como dizia minha mãe da sala de visitas , da sala de jogos, da copa, enfim de muitas salas .



Hoje uma grande e ampla sala conjugada com cozinha ou espaço gourmet, sem divisões exceto para espaços privativos estilo loft na parte social e do jeito antigo na parte intima ( cada um com seu quarto com portas e paredes ) meio loft meio não, são as distribuições mais procuradas para as novas residencias, do nosso jeitinho brasileiro !!! E na grande sala quem está ? a televisão.





Mas se fizéssemos um comparativo entre sala de Televisão e sala de estar, a grande diferença é que a a televisão está lá na parede ocupando um espaço de destaque, e mandando a sala ser mais confortável e despojada. A sala de estar por sua vez tem um glamour que está desaparecendo das relações sociais, a postura mais formal, um sofá onde sentamos eretos mantendo uma postura um pouco mais formal e reservada, que necessita de assunto e conversas movidas a interesses comuns ou na busca de conhecimento deles nas pessoas ali reunidas, em geral pessoas que ainda não possuímos intimidade, ou que queremos manter uma certa formalidade. Mas se pensarmos bem não precisamos de uma sala para esta relação uma sala de TV serve desde que nossa postura demonstre nossas posições e que a televisão fique desligada ! OU disfarçada !!!!!!




Se pensarmos desta forma a sala de estar estará sempre perdendo terreno, ainda mais se estiver isolada dos outros ambientes como eram nas casas de 30 anos atrás , limpamos, gastamos na decoração e a usamos uma ou duas vezes por ano e as vezes nem isso !!!!!


Obviamente isto não significa uma regra ou que todos são assim, vai muito da cultura e educação da familia, assim , da região onde se vive, que propicia uma vida mais ao ar livre, e inverno mais recluso, mas em geral com a grande fusão de culturas familiares, temos observado a sala de Televisão ou hoje Home Theater ganhar a cada dia mais adeptos, então vamos a algumas dicas para uma sala mista onde podemos ter o conforto do home Theater com um toque de living social !


1 ) procurar colocar sua televisão de forma que ela não chame mais atenção que o restante da sala como? se ela estiver na parede, esconda os fios sob um painel, pintar a parede de preto na cor da televisão ou fazer o painel em vidro preto como a televisão desta forma a televisão "desaparece" e o restante ganha mais destaque.




2) colocar alem de um sofá confortável para assistir a televisão duas poltronas mais formais, como luiz XV, wassily, barcelona, bergere , de fibra natural enfim dentro do estilo da decoração



.


3) fazer um coquetel de mesa de centro onde possa ter apoio de pés como uma puff de fibra ou um puff kilim, juntamente com uma mesa de vidro transparente, ou um puff de macramê ou trico.




4) iluminação indireta para assistir a televisão, alem de gostoso é o ideal para ter aquele "ar de cinema " duas arandelas de paredes com lampadas indiretas, uma luminária de base grande e de canto, um tocheiro, enfim um apoio de iluminação onde a lampada não fique à vista dos olhos.




5) um tapete gostoso de sentir com pés para que posso aproveitar para assistir na sua casa sem sapatos , e porque da aconchego ao espaço.



6) um local para esconder os trilhões de controle da parafernália eletrônica, e muitos pontos de eletrica para ter tudo a mão, uma dica são os baús com tampa e bandeja interna como da marca sierra como apoio .










7) mesas laterias de encaixe são uma peça coringa e de grande valia, desde para apoiar a pipoca como o notebook, um copo, ou o telefone para assistir o netflix !!!!!






Enfim são dicas que vão contribuir para o conforto, beleza e funcionalidade do seu espaço onde poderá assistir filmes com os amigos, ou simplesmente conversar como fazia-se antigamente !




Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque