Acabamentos, quantas duvidas ????

Então, comecei a escrever sobre acabamentos e as duvidas começaram a pipocar , afinal quando entregamos o projeto para o executor da obra, muitas vezes o quê ele está lendo ou vendo não é o mesmo que estamos imaginando, e então veem um milhão de perguntas, vou tentar resolver algumas com relação aos acabamentos:



1) Louças e cubas: temos de vários modelos hoje em dia, de sobrepor, de embutir, com avanço, sem avanço, de vidro, de madeira, de concha, de cerâmica , enfim uma enormidade de coisas para encherem os olhos e o coração de duvidas. Mas vamos adotar a regra do menos é mais, isto é simplificar para não errar. A cuba da pia dos banheiros deve acompanhar a cor do revestimento dos mesmos ou brancas ( como no post passado sugeri cores neutras ) a cor da cuba deve ser a mesma do vaso, isto é louças sempre da mesma cor, dá para ser diferente ? Dá mas deixe para os profissionais esta ousadia...vamos aquilo que agrada a todos e não desvaloriza o local, tons de bege, cubas e louças em tons de bege ou branca ; tons de cinza louça e cubas branco; louça branca e cuba branca para banheiros brancos, é bem comum banheiro bege e louça branca , mas temos as cores biscuit, gelo, e branco eu prefiro colocar um tom da cor predominante mas sempre claras.Na cozinha a cuba sempre deve ser embutir sem sobrepor a bancada, senão fica um acumulo de resíduos que ninguém merece !






Quanto ao modelo, se tem bancada coloque de embutir, é mais fácil de limpar, e ágil de manusear, não trás problemas com a altura dos misturadores que podem ser de parede, ou de mesa. E o melhor são mais fáceis de limpar. Mas a moda não é de sobrepor ? Já foi, mas dada a facilidade da cuba de embutir a mesma continua em evidencia . Tem duvida ? olhe um hotel cinco estrelas, na simplicidade com qualidade está o conforto e na beleza com a higiene, a facilidade. Então a dica é quanto mais discreto melhor . As cubas feitas do mesmo material que a bancada são lindas e por vezes dão sofisticação ao espaço mais ainda possuem um custo beneficio alto, então vai depender do bolso esta escolha .





E o vaso ? Muitas vezes as pessoas ao escolher o vaso sanitário e escolhe "o" vaso, duas observações super importantes, para que tenha um bom custo beneficio verifique a distancia que tem para poder ver o vaso, em 90% das vezes só vemos o vaso de cima e de frente, porque não há espaço suficiente para ver o vaso na lateral, e sendo assim são quase todos praticamente iguais, então não tem porque comprar o modelo XYZ pois ninguém vai conseguir visualizar o modelo, com exceção para aqueles de design completamente diferentes, sendo assim mais importante do que o modelo do vaso é a cor, pois o que vamos ver dele é praticamente tudo igual, a visão de cima e de frente .




2)Espelhos de luz e tomada, hoje temos uma infinidade de modelos e cores, mas volto na mesma tecla o importante é ser discreto, o espelho é uma peça que não precisa ser destacado então quanto menos ele aparecer melhor, em geral sugiro os brancos brilhantes, que são os mais fáceis de limpar, os coloridos somente para casos extremos, como parede preta ( preferencialmente espelho preto ) tem um espelho no espelho do banheiro, hoje temos espelhos de espelhos que são os mais indicados; sobre a pia de granito marrom da cozinha temos espelho marro. Mas nada de colocar espelho cor de rosa no quarto pintado de cor de rosa, pois a cor muda e o espelho fica, então quanto mais simples e discreto melhor, e no caso branco liso, e se quer facilidade na limpeza: o brilhante.

A altura dos espelhos é padrão, o eletricista TEM que saber em média 1.10 do piso acabado a altura, e a distancia da porta no mínimo 15 cm, as tomadas baixas devem ficar a 30 cm do piso. Mas sinceramente, isto é muito variável, se você já sabe que vai colocar uma televisão na parede então deixe as tomadas a 1.10 de altura, se tem idoso no local levante as tomadas para 60 cm para ele não ter que ficar se abaixando, se você sabe que tem computador, e impressora sobre a bancada, então coloque tomadas na altura da bancada, tudo depende da função do local , do que vai ser usado e onde.

Algo que vejo muito frequente é a tomada do fogão tao perto da chama que derrete o espelho , cuidado, o mesmo com tomadas muito baixas no rodapia ao lado da torneira , pode entrar água e trazer complicações .




3)Espelhos no banheiro , este tópico dá pano para manga, para o banheiro ficar bonito tem que ter espelho grande, aquela historia de espelho somente sobre a bancada só cabe quando o espelho é emoldurado, daí ele se limita ao tamanho da bancada, fora disso o ideal é de quina a quina, e que o rodapia vá até a quina , isso amplia os banheiros pequenos e tira aquela sensação que o espelho acabou na metade, e se o pé direito for padrão , o espelho vai até o teto , exceção para o espelho com moldura !!!!! aquele espelhinho quadradinho com aquele móvelzinho compridinho na lateral não esta mais em uso, na duvida, veja na revista casa vogue ou no meu blog, ou me pergunte . Existe outros tipos de colocação de espelhos, mas depende do tamanho do banheiro e do que foge a regra, ou acrescenta um detalhe à decoração como o espelho com iluminação atras, espelho inclinado, espelho com soltura da parede, mas para isso o melhor é a orientação do profissional , se não quer errar vai no básico e no simples como na foto abaixo.





4) Metais , na hora de comprar é um susto e uma corrida, como são caros! e como são variados! determinada época é quadrado, outras redondo, vezes brilhante, as vezes fosco, e agora os dourados voltaram com tudo, mas os cromados nunca vão sair de linha! Como quando construímos intencionamos NUNCA mais trocar os metais , indico os clássicos, aqueles que tem um X acima e são mais arrendondados na ponta e alguns vem com a letra Q e F e tudo mais na mesma linha, toalheiro, papeleira, porta xampu enfim ou este ou um mono comando simples . Sem muito modismos, nada de torneira com cores, com vidros, com cachoeiras , esquece! Neste quesito menos é mais. Se seu espaço possui linhas mais modernas, pode ousar em um lindo misturador quadrado, sem problemas, mas isso não é essencial para a sua decoração, assim como aquele mais barato de bolinha também não vai dar requinte ao seu banheiro, por isso escolha um metal bom com design clássico e de preço médio. Esta é a minha orientação padrão !!!!!




5) Box, este é outro item que muitas vezes não tem muita discussão, porque quem faz, desenvolveu aquele tubo com porta de correr, mais simples e fácil de realizar e quando chamamos o vidraceiro para orçar ele nem pergunta o modelo, só a cor, branco, preto, bege ou alumínio . MAS NÃO DEVE SER ASSIM , o box tem que ser algo discreto e aparecer o minimo possível, então quando menos ferragens melhor, por isso sugiro sempre um lamina fixa e uma porta de abrir com o minimo de ferragens, fica mais chique e mais barato, embora nem sempre seja possível, se tiver que ser porta de correr, temos os sistemas de roldanas cromadas, o que eleva muito mais a categoria do box, e dentro das exceções temos também o chuveiro de teto que requer que o box vá até o teto , mas são exceção, o padrão de elegância, diz segurança no modelo, o minimo de ferragens e vidro incolor. Hoje temos a possibilidade do vidro espelhado, fica maravilhoso, amplia o banheiro e da privacidade, para quem está no chuveiro, mas o custo beneficio ainda é alto, se seu bolso comportar pode abusar , mas ESQUEÇA o vidro verde, o marrom e o fumê. Se quiser um destes coloque incolor com película porque cansou, retira a película !



6) Bancadas de cozinha e banheiro. Este é um item mais complicado, porque hoje temos uma gama de material que fazem uma enorme diferença principalmente se a cozinha for integrada a sala, minhas sugestões são se está utilizando porcelanato na parede e no chão, use o mesmo para a bancada da cozinha, fica lindo e chique, se optar por granito, no Brasil temos o verde ubatuba ( quase preto) e o aqualux ( claro puxando para o cinza ) e o itaunas ( claro puxando para o bege) , e temos as pedras sintéticas, da cor que desejarmos, no caso o branco puríssimo, o bege, o preto, mas sempre optando por cores neutras, pois o colorido ( tipo amarelo ,o vermelho, azul, são cansativos e temporais, então colorido só aquilo que pode facilmente mudar !!!!!A mesma regra vale para os banheiros. Hoje uma boa marmoraria trabalha com qualquer um destes materiais e a a mão de obra é basicamente a mesma. O cuidado na bancada de porcelanato são as juntas bem feitas, e pedras grandes para ter o minimo de recorte.




7) Pintura, neste item, de novo menos é mais, ousadia é para profissionais, cores neutras, cinzas, beges, offwhites, concreto, uma unica cor em todo o espaço , porque estamos falando de pintura estrutural aquela que realizamos em todo o imóvel. Quando formos cuidar da decoração dos ambientes podemos repensar em pintar ou alterar alguma parede . Internamente podemos e devemos trabalhar a pintura convencional lisa, sem texturas . Para os tetos , 99.9 % em branco neve, o restante é exceção. As portas em branco ou em verniz para madeira, o mesmo com janelas e venezianas, se forem de ferro , branco ou preto, esqueça as outras cores. Para externo pode-se pensar em uma discreta textura ( lembre-se a mais discreta possível ) . Tipo de material? tinta acrílica fosca para interno e externo, tinta esmalte acetinado para madeiras e metais. Tintas brilhantes só se for exigência da vigilância sanitária. Lembre-se quanto mais brilho, mais defeitos !!!!!! quando trata-se de pintura!




8) Portas : lisas ou no máximo com molduras quadradas estilo clássico. Desenhou, entalhou, frisou, DESCARTE a ideia, só serve para aumentar o preço e criar confusão visual, as portas de entrada entram em outro quesito, pois fazem parte da fachada e estilo da casa. Então vale a pena uma consulta profissional. No restante lisas e bem acabadas. Guarnições e vistas de 6 a 8 cm são o ideal. Fechaduras, estas podem ser lisas, e simples, mas não com aquele espelho que parece um caixão de defunto pequeno ! O acabamento sugerido são as maçanetas cromadas, em geral fazem o gosto de todos, hoje as douradas estão em evidencia novamente, mas elas vão e veem, e as cromadas permanecem !





9) Vidros: este é outro item que dá pano para manga, aqui na nossa região que é quente , por causa do custo os vidraceiro, não colocam esquadrias, resultado, um visual terrível de acabamento! mas quando chamamos o vidraceiro ocorre o mesmo que acontece com o box, ele só pergunta a cor do vidro pois para ele é daquele jeito mais fácil ! Na verdade TEM que haver esquadria para ter uma boa vedação, e um bom manejo dos vidros. Porque os prédios todos tem esquadrias ???? Não é a toa. Não pense , jamais em economizar na esquadria dos vidros, acaba com o visual de qualquer imóvel e dá a sensação de economia e material de segunda !!!!!, pode até não ser mas passa essa imagem !




Bom acredito que boa parte das duvidas foram sanadas, se observar bem vai verificar que seu imóvel tem que ter uma estrutura básica, sem floreios, e parte da perfumaria vem com a decoração, pense que: em uma estrutura boa tudo pode ficar lindo, ao passo que em uma estrutura errada, o custo do acerto é alto. Então não se deixe impressionar pelos acabamentos separadamente, como aquela linda pastilha com LED, que só vai combinar na danceteria , pense no conjunto mais neutro possível e depois na decoração poderemos ousar o quanto desejarmos. Mas nunca imagine somente o piso, ou somente a pintura, ou somente a porta, todos devem falar a mesma linguagem, então neste caso menos é mais !!!!!





Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque