Primavera.... florais, como usá-los ?

Primavera como não é segredo é época de renascer, brotar, reviver, uma nova estação, um novo folego para reiniciar , para não desistir ou simplesmente recomeçar . Temporada de prazer ao ar livre, de perfume e beleza que a própria natureza nos propicia, nos encanta e nos faz acreditar em um novo rumo, realizar projetos parados, dar continuidade aos começados e não terminados, fazer uma limpa nos ideais e promover os sonhos.



Então porque não dar continuidade ou iniciar aquele velho ou novo sonho de morar bem, de ter seu lugar com sua cara, de investir em você no prazer do seu espaço onde você passa a maior parte do tempo, ou onde você retorna depois de um dia de trabalho para o recanto dos braços do seu amado, dos seus filhos e das pessoas que ama ! Vamos lá...ânimo novo , folego novo é tempo de renascer !



Quando pensamos em primavera logo vêm os florais a cabeça, ou os tropicais ( as folhagens ...), mas onde usá-los na decoração ? Em pequenas proporções como almofadas, quadros, arranjos, cúpulas, em qualquer ambiente que não seja estritamente masculino. Por exemplo livings, homes offices, quartos, cozinhas, banheiros, espaço gourmet enfim uma infinidade de lugares. Mas , especificamente neste locais onde temos a presença de todos os genêros, temos que cuidar com o tipo de floral colocar.




No entanto em ambientes femininos como quarto de meninas , home office, quarto de bebê meninas , pode divertir-se pois cabem todos os tipos de florais.

Outro local onde os florais ficam muitíssimo bem são os estilos românticos e provençal .

Mas vamos especificar alguns para ficar mais fácil:


Hall de entrada ficam lindos com tropicais, folhagens, podem ser em papeis de parede, pinturas, tecidos, em vasos, em cerâmicas com detalhes , quadros, enfim uma infinidade de acessórios decorativos que dão charme, elegância e aconchego ao hall com estilos tropical. Podemos também colocar no hall quadros com espécies de flores, tipo botânicos ficam ótimos e combinam principalmente em uma decoração com certa rusticidade de fibras naturais.

No lavabo podemos colocar pequenos ou grandes arranjos de flores, desde lavandas mais delicados e românticos, como somente verdes ou uma orquídea para lavabos mais modernos . Nos lavabos ficam muito bom arranjos somente com verdes abaixo da cuba , outra opção de floral pode ser nas paredes com papel floral ou com folhagens, mais tropicais. Os quadros com flores também ficam ótimos nos lavabos.




Living social depende obviamente do estilo, mas almofadas com florais, folhagens ou motivos tropicais como pássaros e abacaxis na primavera demonstram o carinho e cuidado dos moradores com as estações, ficam maravilhosas , cantos com verdes naturais ou mesmo artificiais montando arranjos como lanternas e verdes, pufes e arranjos , dão um ar primaveril e aconchegante , cabem para estilos mais contemporâneos, descontraídos, com fibras naturais, com algum detalhe mais rustico. Agora em uma decoração clássica arranjos de flores são imbatíveis e maravilhosos, em vasos de cristais ou cachepos de prata são puro glamour. Para um living mais moderno: orquídeas com cachepos de espelhos ficam maravilhosas, assim como lírios , neste casos sem muita mistura de cores. Arranjos em mesas de centro , grandes ou pequenos, com suculentas, verdes ou flores são muito bem vindos .









Sala de jantar , no centro da mesa ou no buffet ou aparador, flores fazem toda a diferença, mas verdes acompanhando o sentido da mesa também tem sido considerados tendências, mas eu, particularmente amo um arranjo grande de orquídeas brancas em cachepos de prata ou alpaca. E para ocasiões especiais arrumar a mesa com arranjos de flores, jogos americanos com tecidos florais , souplat de folhagens, porta guardanapos com flores, guardanapos florais, enfim todos os acessórios em florais ou folhagens, ou mesmo com motivos tropicais ficam lindíssimos. Um clássico da sala de jantar é a” natureza morta “ quadros com arranjos de flores e frutas , ou somente flores, ou frutas, desde que não estejam em seu habitat natural, ficam lindos em quadros e , agora como tendência ...em grades adesivos !!!!!









Sala de televisão ou home theather podemos aplicar as mesmas regras do living com pitadas de ousadia como um papel de parede ou tecido ( que ajuda na acústica ) com folhagens ou verdes. Um sofá em floral fica maravilhoso dependendo do estilo, cresci em uma sala de televisão com um sofá floral maravilhoso e carpete verde água, era um ambiente delicioso, primaveril, aconchegante , enfim para mim extremamente atual e que me trás sensações maravilhosas .

Corredores com meia parede em boisoire ( molduras ) e o restante em tecido ou papel de parede floral ficam lindos, dão aconchego a parte intima , ou com quadros de flores , ou Paspatour de flores e fotos em preto e branco. Enfim as paredes dos corredores ganham vida com florais.




Quartos, estes se forem femininos podemos fazer a festa, eu prefiro um certo equilíbrio tipo cabeceira de cama em tecido floral, parede lisa, lençol liso, tecido ou papel de parede em floral, cabeceira lisa, todas as paredes se o quarto for grande e em estilo inglês ou somente atrás da cabeceira. Um adesivo de proporções grandes são tendências e ficam maravilhosos. Se não quiser pesar, pode colocar lençóis florais ou porta travesseiros florais, almofadas florais na cama ou na cadeira , ou uma cadeira floral no quarto se couber no ambiente. Arranjos de flores na mesa de apoio lateral, composes como florais pequeninos e grandes , quartos de bebês com meia parede, uma parede, todas as paredes com papel ou tecido floral , pequenas flores de tecidos colocadas nas cortinas, flores penduradas sobre o berço, enfim o que a imaginação demandar se for quarto de mulheres, pequeninas, adolescentes, adultas, senhoras ou na maior idade, é sempre chique e bem vindo.














No ambiente de trabalho se tiver uma sala somente sua e quiser colocar uma papel de parede, um grande adesivo e arranjo de flores fique à vontade, assim como objetos de prata como bandejas, porta retratos e demais acessórios com toques florais ou verdes, mas se sua sala for compartilhadas, um pequeno arranjo próximo a você pode ser usa inspiração ! Tenho lavandas no meu jardim, e minha filha sempre que acha que estou chateada colhe um pequeno ramalhete para me inspirar e funciona !!!!!






Assisti um filme na Netflix chamado Juventudes Roubadas, amei o filme , mas a decoração é deslumbrante, em estilo inglês com muitos florais, e a fotografia é algo de tirar o folego, além de que é baseado no romance do mesmo nome de Vera Brittain, é uma ótima indicação em todos os aspectos , principalmente quando o assunto for florais ou flores.


E então vamos recomeçar, florescer em nossos planos , renascer em nossos sonhos e trazer a primavera para mais perto de nós .


Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque