Ano Novo decoração Nova e sem custo !

Que 2019 seja surpreendente e repleto de boas novas. Novas alegrias, nova decoração, novas esperanças , que possamos fazer novo tudo o que nos agrada ! E como sabem o que me agrada é decorar, embelezar, trazer novo animo , vida nova , novas esperanças através da decoração de interiores ! Existem muitas formas de renovar, o difícil é sair da zona de conforto ! Os sites de decoração são cheios de novas dicas e imagens para dar aquele up no seu espaço. O desafio é conciliar o que queremos com o que temos, e é aí que o profissional entra ! Um bom profissional conseguirá reorganizar seu espaço com o menor custo e o melhor aproveitamento do que voce tem , mas....e se não quiser gastar absolutamente nada ? Neste caso precisará de um novo olhar sobre o seu espaço, e colocar a " mão na massa ". A orientação é sempre buscar um profissional ou aprender a ser um ! Mas sempre existe o que fazer e muito mudar se não quiser gastar. Vou listar algumas das principais atitudes que poderá ter no seu espaço de trabalho ou na sua residencia,que fará uma enorme diferença e não requisitará investimentos . Vamos lá ?



1) observe o seu espaço e pense o que quer fazer dele antes de começar a mexer em qualquer objeto . Uma sala de televisão e uma sala de jantar, um escritório com televisão e jantar, um quarto de apoio com escritório e armários extras . Um escritório compartilhado para aumentar o numero de funcionários ou buscar integração, um novo planejamento de circulação para poder atender com mais facilidade , enfim independente do espaço, e para que ele servirá é necessário ter em mente qual será a sua utilização,?com que frequência será utilizado? e como facilitar a vivencia neste espaço ?




2) Faça uma boa faxina e preferencialmente utilize um bom sistema de descarte , eu indico o 5 S uma técnica japonesa que rompeu o mundo como metodologia , e que tem por base o senso de Utilização, senso de organização, senso de limpeza , senso de saúde e senso de disciplina. Embora voltado para empresas, é uma metodologia que trás enormes benefícios em qualquer ambiente . Vou colocar aqueles que utilizamos mais comumente na decoração.




Senso de utilização é a classificação por necessidade do objeto, por exemplo uma mesa de jantar em uma sala de jantar é extremamente necessária, pode ser substituída por uma bancada ou, criativamente ,por moveis de utilidade diversas , mas tem que existir em uma sala de jantar . Por sua vez um aparador ou uma estante na sala de jantar não é extremamente necessário, pode ser substituído sem interferir diretamente na função do espaço !




Senso de organização é ordenar os objetos existentes conforme a frequência de seu uso , pode ser classificado em toda a hora, de vez em quando , pouco usado, ou sem uso previsível . Por exemplo em uma bancada de estudo , utiliza o computador todos os dias ? Então o mesmo deve ficar com acesso fácil e livre. E canetas ? costuma fazer listas e anotar recados , então deve ficar visível e à mão. Réguas ? Dificilmente usa? então pode ficar em prateleira ou gavetas . E a mochila coloca-a todos os dias sobre a mesa, então vamos colocar um gancho somente para ela onde não atrapalhe a principal função que é o estudo . Enfim o que se usa frequentemente deve permanecer de fácil acesso e o que não utiliza frequentemente pode ficar em locais de acesso mais restrito como gavetas baixas ou prateleiras altas.



Senso de Limpeza , este é essencial para qualquer atividade ou para qualquer decoração, pois não existe espaço agradável sem limpeza em organização. Para isso devemos : ter o material de limpeza necessário. estar com piso, parede, teto, janelas , móveis e máquinas limpos . Eliminar vazamentos, ruídos, e espaços em deterioração. Efetuar reparos e manutenção contínua e limpar apos o uso.