top of page

Borla, Pingente, Tassel....o que são ?


Segundo a Wikipédia uma borla é a terminação de um grupo de fios torcidos ou torcidos . Em uma de suas extremidades, um cabo solto se projeta, do qual ele se pendura, e no outro lado tem franjas. Normalmente, as borlas borlas são elementos decorativos , e geralmente são encontradas na bainha de algumas roupas e cortinas .

As borlas também são usadas em morteiros durante formaturas e, possivelmente, em sapatos masculinos nas mesmas cerimônias. A borla é um adorno universal e tem variantes nas culturas. Quase no final da graduação, a borla pendurada no barrete se move do lado direito para a esquerda.Geralmente, toda a turma faz isso em uníssono.


De toda tradição, a instrução original de Moisés para todo o Israel e não apenas para os da tribo de Judá é colocar uma borla (em hebraico , tsitsit ) nas extremidades das vestes. E na borla, um dos fios deve ser azul (em hebraico, tjelet ). Em Números 15:38, diz: "Fala aos filhos de Israel, e lhes dirás, e fazer para eles uma borla nas asas (ou bordas) de suas vestes por suas gerações, e eles devem dar um fio azul na franja. De modo que quando eles vêem a borla eles se lembram de todos os mandamentos de Yah Yah é uma transliteração do nome hebraico de Deus,Yod Hey Vav Hey ). Em Deuteronômio 22:12, há outro mandamento sobre o uso de franjas nas quatro bordas ou extremidades (asas, em hebraico) dos mantos. Esses dois mandamentos são freqüentemente confundidos, devido ao que é observado na tradição, que ordena o uso de quatro borlas nos quatro cantos ou nas pontas do manto. (https://es.wikipedia.org/wiki/Borla).

Mas, infelizmente não fazem parte da cultura da decoração no Brasil, é difícil encontrarmos os pingentes em confecções e decorações que sejam de produção nacional. No entanto atualmente estes pingentes são mais do que uma tendencia , já são moda ! E vieram para ficar, principalmente para aqueles que apreciam detalhes e acabamentos ! Em países como Índia, e seus vizinhos as borlas são ricamente utilizadas, assim como na Europa e Estados Unidos. É interessante observar que sendo um produto mundialmente utilizado, no Brasil as pessoas em geral desconhecem o objeto passando por ele despercebidamente. Muitas vezes quando falo em pingentes na decoração as pessoas me olham com um ponto de interrogação no olhar . Então resolvi trazer à tona este objeto de tempos tão remotos, que possui tanto charme e utilização.As borlas ou pingentes como são mais conhecidos nos Brasil estão presentes em acabamentos de todos os tipo e são usados como enfeites, ou com significados especiais como nas formaturas, mas dificilmente vemos à venda que não esteja em lojas de cortinas , e nas melhores e mais especializadas, ou em lojas de aviamentos. No entanto os pingentes dão acabamento , graça, requinte, e charme em qualquer lugar e de qualquer estilo . Podemos vê-los em roupas, sapatos, bolsas,bijuterias,;enfeitando puxadores, almofadas, mantas, tapetes, decorativamente em mesas, abajures, paredes, moveis, pendurados em portas, em garrafas , objetos decorativos, vasos, enfim para onde olhar o pingente pode estar lá dando uma graça única a determinado objeto ou decoração.



Como muitos sabem tenho um filhinho autista e através da escola dele, que é do Estado, conheci muitas mães e suas histórias, todas com a mesma dificuldade: sair para trabalhar e encontrar alguém para cuidar dos seus filhos especiais, nossos anjos azuis. Para quem não conhece as formas de autismo moderado e grave, não faz ideia do quanto é difícil cuidar de uma criança ou adolescente que não fala, e não tem autonomia para o básico de sobrevivência , como comer, tomar banho, vestir-se, e ainda ter que lidar com dificuldades nos sentidos ( audição, olfato, tato, visão e paladar) que são completamente desorganizados. Então baseada, nesta dificuldade de sair de casa desenvolvemos a Pingenteria Social que é uma fabrica de pingentes que emprega somente mães de autistas que trabalham em casa enquanto supervisionam seus filhos, e desta forma podem complementar a renda familiar . Conheça esta proposta e decore seu ambiente com um produto mundialmente conhecido, fabricado com carinho especial por pessoas realmente especiais .

Contamos com vocês !





20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page