Porquê você não consegue alcançar o resultado que deseja ?

Existem vários motivos que podem dar razão a isso : fazer sozinho, não ser claro com o profissional contratado, ter receio do profissional , não conseguir dizer não, ou só dizer não , ser tachado de "cafona", contratar alguem que quer imprimir o jeito dele e não o seu .... ambientações, reformas ou mesmo construir a casa ou a sede nova é uma jornada . Simplesmente contratar um profissional renomado não é garantia de sucesso . Esclarecendo : não pela competência do profissional, mas pela relação que o cliente e este profissional desenvolve . Como disse,envolve inumeros fatores e o pior , fatores psicológicos que nem todos conseguem lidar !


O profissional de designer ou arquitetura desenvolve sua profissão no sentido de conhecer profundamente o seu segmento, escolher as melhores alternativas para o objetivo que se destina. Mas aí vem a pergunta: Qual é o destino ? Muitas vezes é dar segurança ao cliente do que ele representa ou quer representar, outras vezes é passar uma imagem que agregue valor ao seu negócio ou empreendimento, outras vezes é simplesmente querer que o profissional dê um aval favorável as suas escolhas. É uma relação dificil e portanto muitas vezes frustante ! Neste post vamos tentar destrinchar algumas situações para que possam ser mais assertivos na contratação ou na realização da sua ambientação .

1) contratar alguem que tenha uma história de vida, experiências que reflitam sua atualidade. Por exemplo, uma família onde o casal tem 3 filhos entre 7 e 17 anos contrata um profissional que após o inicio da sua jornada profissional não passou pela experiencia de uma família com filhos. O dia a dia revela muitas situações como a necessidade de uma área de serviço maior , com mais máquinas de lavar ou mais eficientes. Áreas integradas onde a família possa permancer o máximo de tempo juntas, ou cozinhas não integradas pois dificilmente ficará constantemente limpa. Outro exemplo, são pessoas que possuem pets, e muitas vezes o profissional tem experiência com gato e voce tem um cãozinho, ou uma aquario marinho !

2) Esclarecer o quê é realmente importante para você que está contratando , ou fazer uma lista de prioridades , por exemplo: primeiro : local confortável para a idosa que mora com a família, com acessibilidade. Segunda : um local funcional . Terceiro : um local de manutenção fácil. Quarto: um local lindo que impressione . Quinto um local que reuna mais de 20 pessoas todo o fim de semana. Enfim antes de contratar o profissional faça uma lista do que é importante para você. E entâo passe esta lista ao profissional. E mantenha suas prioridades !

3) Deixar claro quais são as suas reais expectativas financeiras, não é porque vai contratar um profissional que vai ficar estupendo! Vai depender do que você vai colocar , um quadro impresso ou uma tela renomada, um vaso vietnamita ou um de plástico. O profissional vai deixar harmonioso, lindo e funcional em qualquer que seja sua situação, mas você tem que estar ciente que do que ele vai necessitar para atender ao seu critério financeiro e cultural !

4) Sua realidade X seu sonho , muitas vezes o fato de contratar o profissional não significa que seu sonho vai ser realizado. Se você compra um carro ótimo, com ar condicionado, bancos de couro, tecnologia, mas esta sonhando com uma ferrari , o carro nunca vai te satisfazer ! A analogia serve ao design !

5) Confie no profissional, se todo mundo está usando painel ripado, é melhor acompanhar a próxima tendência assim seu projeto fica mais duradouro, e o profissional pode te dar novas inspirações, esteja aberto a mudanças pois elas podem significar custo menor e mais personalidade .Isto é como uma cirurgia, não sabe a direção que o médico vai te cortar ou como ele vai fazer, mas o resultado tem que estar a contento, perfeito com o quê espera.

6) Não copie, inspire-se em outras ambientações, mas cada local tem suas particularidades que influenciam diretamente no resultado final, esclareça as padronagens, cores , texturas que você aprecia e deixe o profissional harmonizar, mostrar o sofá bege e comprar o marrom não vai dar certo, ainda que vc pense, mas foi só o sofá !

Estes são os principais motivos pelo qual eu vejo os resultados nao sendo alcançados, pense nisso , reflita e quando for contratar ou mesmo fazer ,siga as orientações do profissional, as vezes parece que nao vai dar certo , mas ele sabe o que está fazendo !

Se gostou compartilhe, se concorda ou discorda comente !