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Espaço de trabalho, tem que ser agradável para ser produtivo !

Oi , hoje vamos conversar sobre espaços de trabalho, não vou chamar de espaço comercial porque restringe a comercio, e quero falar de trabalho, pode ser serviço, comercio, ou qualquer outra modalidade de trabalho.



Na verdade o local onde trabalhamos em geral é onde passamos a maior parte do nosso tempo e se ele for agradável, funcional, e tiver a nossa personalidade melhor ainda ! Tive a oportunidade de fazer ambientes de trabalhos bem diferentes, de pizzaria a esmalteria, ou de escritório de advocacia a consultório, enfim uma enormidade de espaços para as pessoas trabalharem e cada um deles tem sua peculiaridade, ao mesmo tempo em que cada um deles tem as mesmas bases.


Sabendo o local e as intenções do proprietário começamos a traçar um perfil do que será realizado para apresentarmos um orçamento dentro das necessidades do cliente .

Qual a pergunta que fazemos quando vamos criar um espaço de trabalho:

Qual a sua rotina de trabalho ?

Através da rotina de trabalho começamos a pensar no fluxo e circulação mais viáveis para a execução funcional do trabalho. Exemplo : uma loja de roupas , a primeira atitude ao chegar no local é ir ao computador verificar os pagamentos e o estoque, depois vai à copa serve-se de um café toma-o e inicia a limpeza diária da loja, guarda o material de limpeza, reorganiza as araras e verifica se mercadoria esta no lugar, acende as luzes e abre a loja .

Com a rotina o que podemos observar :

  • Precisa de um escritório ou consegue fazer a parte de pagamentos e compras no balcão da loja ?

  • A copa tem que ser também o local onde guarda o material de limpeza e precisa de pia ?

  • o banheiro é usado por clientes ?

  • a loja oferece que tipo de mercadoria?

  • precisa de araras e nichos ?

  • há estoque ou a loja é pequena e coloca-se tudo à vista ?

  • A loja requer provador ?

  • Respondidas estas perguntas começamos a traçar a planta baixa do local ( onde ficará a copa , o banheiro, o provador, o caixa, o estoque e o escritório )

  • Determinados os espaço começamos a pensar no fluxo e na circulação das pessoas, (ex. não posso colocar um balcão ou arara na frente da entrada do provador) a pessoa tem que passar livremente para ir ao provador e não desviar de outras pessoas ou obstáculos na loja

  • Com a orientação do fluxo verificamos as metragens mínimas para uma boa circulação, e começamos a pensar na distribuição do mobiliário.

Depois da distribuição do mobiliário nos voltamos para a decoração, neste passo então recorremos ao cronograma para iniciar a obra e montar o cronograma físico financeiro. Se você já se cadastrou no blog ou na página você já tem o link de acesso a planilha de cronograma de decoração e é baseado nela que se darão os primeiros passos.

  • pontos de hidráulica e elétrica

  • obras ( construir ou derrubar paredes­)

  • eletricista ( para pontos de iluminação, internet, telefone, frigobar, etc)

  • gesseiro

  • iluminação ( tipo de lâmpadas e luminárias )

  • vidraçaria ( para vidros e espelhos )

  • marceneiros ( para desenvolver o design dos moveis e sua localização e confecção )

  • eletrodomésticos e ar condicionado

  • moveis avulsos ( cadeira de escritório, poltronas ,etc.)

  • acessórios ( lustre, tapetes, carrinhos de apoio, mesa de relacionamento etc.)

Seguindo o cronograma você vai conseguir executar seu espaço de forma tranquila e organizada.


Mas o que muito preocupa o investidor é o estilo do seu negocio, nestes casos indico a pesquisa, em todos os seu âmbitos, e com relação ao design o ideal é pesquisar imagens do que você gosta para mostrar aos seus fornecedores, assim eles podem ter uma ideia do quê está planejando.

Vou detalhar como fiz meu último trabalho e assim você podem acompanhar comigo a montagem da Augusta Esmalteria .


As proprietárias da esmalteria me procuraram com uma ideia na cabeça e pediram minha opinião sobre o tamanho do espaço mínimo para começar. A ideia era criar um espaço onde pudesse exercer o trabalho de manicure e pedicure e tornar-se um local onde poder-se-ia também, fazer uma reunião de mulheres e tomarem um café, comer um pão de queijo ou até mesmo tomar uma cervejinha no final do expediente, sem que necessariamente todos tivessem que fazer a manicure, então diria que nascia uma esBARteria !


Em São Paulo existem barbearias que já combinavam o bar com a atividade então porque não realizar o mesmo de forma feminina, além disso poderia haver a possibilidade dos namorados esperarem as namoradas tomando uma cerveja enquanto as mesmas fariam as unhas.


O local encontrado fica em um bairro próximo ao centro da cidade e que tem um charme especial, tem vagas de estacionamento e aproximadamente 70 metros quadrados, sendo uma grande sala em L , um banheiro , uma sala pequena e uma copa .


A proprietária mostrou-me algumas fotos e juntas determinamos o estilo da esmalteria, algo com um ar vintage . No local mesmo determinamos a localização do caixa, das poltronas para as clientes, o local das profissionais, e o local do café/bar.


Para dar certa privacidade as clientes, foram determinadas duas poltronas avulsas onde a cliente que preferir pode ficar isolada ou sentar-se com outras clientes na sala da frente onde formamos um living circular dando oportunidade de criar uma conversa entre amigas .


Dividindo de forma bem leve fizemos uma divisória vazada , desta forma ficou bem determinado o espaço do café e da esmalteria, as cores nas paredes serviram também para determinar os espaços. O caixa ficou localizado de tal forma que conseguisse visualizar todos os ambientes.


Os moveis sob medida foram o balcão do café e o caixa , os demais foram moveis avulsos, e o estilo está na riqueza de detalhes como variedades de quadros, e demais objetos de parede, os quadros para a colocação dos esmaltes em dourado que juntamente com o lustre dão sofisticação ao espaço, assim como o modelo do sofá em estilo inglês.


A geladeira antiga em vermelho deu o ar retro que procurávamos, as cortinas de linho amarradas dão o aconchego necessário.


Com relação a funcionalidade, os carrinhos de trabalho foram escolhidos para a função , as poltronas tem alturas diferentes para o conforto de vários tamanhos. O banheiro tem espaço bastante para um cadeirante e acompanhou o estilo da esmalteria, uma pia de apoio entre o banheiro e o salão facilita o trabalho das manicures, assim como a pequena sala dá o apoio necessário , na copa estão os materiais para limpeza e de esterilização necessários a correta higiene dos instrumentos utilizados.E o caixa ficou numa posição em que pode controlar o movimento do café e da esmalteria.


Os acessórios foram cuidadosamente pensados, assim como a mesa e as cadeiras do bar, o barril pintado de preto com desenhos em giz completam o estilo do local. A iluminação foi mantida a original e trocadas as lâmpadas. o mesmo com relação a cortina do fundo que ganhou acessórios artesanais., pensando na higiene do local o tapete foi substituído por adesivos formando quadrados à frente do sofá preto e um circulo entre as poltronas cinzas.

Enfim o local ficou agradável e funcional , diferente e alternativo, possui a descontração necessária com elegância e sofisticação. Ficou pronto em 45 dias e o custo ficou dentro do esperado. Seguimos o cronograma de decoração e tivemos a felicidade de encontrar a grande maioria dos objetos a pronta entrega, com exceção das poltronas e sofá estilo inglês mandadas fazer sob medida pelo estofador.


Enfim um lugar funcional e adequado para a função que exercerá e o melhor agradável e prático para as proprietárias que lá permanecerão a maior parte do tempo.




Algo que devemos considerar sempre é fazer a pesquisa referente a função do espaço e as normativas reguladoras como vigilância sanitária, bombeiro e demais normas relativas ao local para não ter surpresas depois .


Então que tal agora deixar seu local de trabalho mais parecido com você e traduzindo a imagem exata que você precisa repassar ao seu cliente ! Se gostou compartilhe , assine o blog ou a pagina , e comente !







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Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

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