top of page

Retornando as aulas de "decorânes" !!!!!

Os posts sobre “decorânes” foram muito bem aceitos, então resolvi continuar colocando algumas palavras que são corriqueiras no dia a dia do designer de interiores , mas as vezes são um “mistério” para quem não é da área, sei que em todas as áreas temos vocabulários específicos, mas na moda e na decoração de interiores é impressionante como gostam de mudar os nomes !!!!!

Vamos lá :


Gazebo

É como um coreto, os mais comuns são espaços com transparência no teto, mas fechado de vidro ou policarbonato, como espaço especial para quem quer sentir o sol em tempo frio, é como se fosse uma pérgola fechada, pode ou não ter verde, em geral as plantas vão super bem por causa da luminosidade e da temperatura , mas pode ser simplesmente um espaço mobiliado. O gazebo pode ou não ser acoplado a residência , ou ficar separado. É muito comum nos jardins ingleses , aqui vendem algumas estruturas em ferro com uma cobertura de tecido impermeável que também chamam de gazebo , não deixa de ser uma versão mais simples , para o nosso clima é bastante apropriado, pois temos oportunidade de estar ao ar livre constantemente, e o nosso sol tropical é bem intenso ! Este tipo de gazebo dão graça ao jardim e nos protegem dos raios mais intensos, além de que dão um toque todo especial ao jardim !










Fendi

Fendi, não é apenas a marca famosa mas a cor usada por ela, um bege acinzentado ou um "cinza meio bege", como você preferir, mas é uma mistura de cinza com bege temos o fendi, a cor fica no meio do caminho entre as duas, quando não conseguir definir se é cinza ou bege então é fendi. E uma cor neutra que casa tão bem com o dourado e tons para as matizes de marrom , como para o cromado e tons de cinza, então colocou acertou ! para mim não há cor mais fendi do que o " inverno gelado" da suvinil !








Mansarda

É aquela janela que fica no sótão das casas que sai do telhado, normalmente são para iluminar o sótão ( região entre o teto da residência e o telhado, que nestes casos é bem inclinado, pois é oriundo de países onde a neve é intensa e o telhado inclinado favorece ao degelo, , no nosso pais tropical a inclinação do telhado é meramente uma questão estética, de gosto pessoal e não necessariamente de funcionalidade, é claro que conforme o projeto arquitetônico a inclinação do telhado pode influenciar diretamente na iluminação ou ventilação do espaço, mas este é um assunto de arquitetos. A mansarda é aquela janelinha que fica no teto e é características da arquitetura europeia. Em muitos casos utilizamos o sótão para criar um espaço de ateliê, televisão escritório ou até mesmo um quarto, e a inclinação do telhado dá um charme único ao local, mas nestes casos a mansarda é essencial para ventilação e iluminação do local .










Socolo

É outro item estrutural que faz parte da construção , da obra do local, o socolo é aquele degrau onde se apoiam os armários de cozinha e área de serviço para facilitar a manutenção e dar a sensação de armário suspenso, pois tratando de áreas molhadas se o armário inferior da cozinha receber muita água sua durabilidade ficará comprometida. Por isso quando vamos fazer uma cozinha planejada as lojas solicita que sejam feitos os socolos e em geral passam uma planta baixa com as medidas conforme o projeto da cozinha . São necessários, não ! Mas facilitam a limpeza e dão durabilidade aos armários, podem ser colocados pés de alumínio nos armários ou fixos na parede, são a opção para quem não quer fazer o socolo ! Outra questão importante é o conforto para quem terá acesso a bancada pois os pés entram abaixo do armário dando equilibrio e postura correta para quem vai acessar a pia.




Cristal de rocha


Está em alta, foi moda, é requintado e clássico e agora voltou com tudo, está inclusive nas vitrines mais chiques de São Paulo e nas lojas de grife como Maria Pia. Cristal de rocha ou quartzo hialino é uma variedade cristalina de quartzo, geralmente incolor e transparente, podendo em algumas vezes ter tons variados de roxo, e em raras ocasiões até azul. Esse cristal é a variedade mais pura do quartzo. Wikipédia . Estes cristais muitas vezes apresentam uma cor leitosa, esbranquecida dentro do cristal que dão criam uma certa rusticidade dando um toque diferenciado ao cristal clássico e que caem tão bem hoje em dias nas nossas decorações mais sustentáveis, com aproveitamento de moveis.






Bay window

É uma janela de três faces, que avança além da parede que sustenta, são normalmente no térreo e dão amplitude ao espaço. As janelas salientes estão associadas com a arquitetura vitoriana e é muito comum no Brasil vê-las em casa que buscam o estilo colonial americano, aliás por sua origem inglesa , é muito comum nos estados Unidos ! São lindas e dão um charme muito especial ao local. No entanto o ideal é que acompanhem o estilo ao qual se escolheu, sempre com esquadrias e vidro. Para mim, em especial tem um quê de romântica, principalmente são vistas internamente porque criam um local para sentar-se a janela, o que eu, particularmente gosto muito de fazer.








Por hoje são estas, se quiserem continuar com aulas de "Decorânes" é só comentar e compartilhar !!!!!!


20180519_133953.jpg

Márcia Rispoli entrou no ramo de decoração e design por acaso, ao sair vencedora de um concurso promovido pela Revista A&D, o que resultou em sua inscrição na Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde então, ela não parou mais! Neste espaço, ela compartilha de todo o conhecimento adquirido nestes mais de 20 anos de profissão.

Posts em destaque
Últimos posts
Buscar mais posts
 
Inscreva-se
 
e receba nossas atualizações
 
Redes sociais
 
  • Página no Facebook
  • Perfil no Instagram
  • Canal no Youtube
Vídeos
 

Inscreva-se

em meu canal:

bottom of page